Estágio em Odontologia na Estratégia Saúde da Família do município de Petrópolis/RJ
desafios e possibilidades na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1662Palavras-chave:
Saúde Coletiva, Sistema Único de Saúde, Saúde Bucal, Capacitação em ServiçoResumo
Seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação da área de saúde, visando à formação profissional voltada para os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, a partir da humanização das práticas, várias experiências de integração ensino-serviço vêm sendo desenvolvidas no país. Integrando conhecimentos gerais e específicos, buscando desenvolver habilidades teóricas e práticas, assim como atitudes e valores éticos e reflexivos, a matriz curricular do curso de Odontologia do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), contempla quatro períodos com a disciplina Estágio Curricular em Práticas de Saúde na Comunidade, desenvolvidos em Unidades de Saúde da Família no Município de Petrópolis/RJ. Este relato de caso reporta a forma como diante da declaração da pandemia do coronavírus, estas atividades foram inicialmente suspensas e a disciplina teve sua carga horária de ensino remoto ampliada. Contudo, no mês de agosto de 2020, seguindo todos os protocolos de biossegurança e adaptações necessárias, as atividades foram retomadas e os alunos retornaram aos cenários de prática, onde adequaram sua atuação aos cuidados impostos pela nova conjuntura. Entretanto, isto não impediu a execução de trabalhos de excelente qualidade como: construção de portfólios reflexivos; realização de projetos de intervenção; atividades de educação em saúde utilizando meios digitais e desenvolvimento de projetos terapêuticos comunitários. A partir da construção compartilhada entre alunos, preceptores, demais membros das equipes de saúde e parceiros comunitários, sob a supervisão das docentes da disciplina foi possível constatar criatividade, pró-atividade e efetividade dos trabalhos desenvolvidos de acordo com a realidade de cada território.
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