Promoção de saúde por estudantes de Odontologia na pandemia da COVID-19
relato da experiência
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1680Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Pandemia, OdontologiaResumo
A Odontologia é uma especialidade da área da saúde que exige o desenvolvimento e o refinamento de habilidades técnicas. Entretanto, atrelada a essa característica, surge a necessidade de uma visão mais complexa de cada contexto onde o dentista exercerá suas funções. Esse trabalho descreve a experiência de cinco alunas do Estágio Extramural do curso de Odontologia da UNIFOR ocorrida no segundo semestre de 2020, durante a pandemia por Coronavírus Disease (COVID-19). As atividades foram desenvolvidas semanalmente, às sextas-feiras, no turno da manhã, das 07:30 às 11:10, nas diversas salas de espera no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI). A ações do Estágio Extramural (EEM) utilizaram metodologias simples e dinâmicas, valorizaram os saberes e as subjetividades dos sujeitos; instigaram os participantes a refletir sobre suas escolhas, contribuindo para a autonomia dos cuidados em saúde dos envolvidos nesse processo. Percebeu-se assim, que o EEM contribuiu de forma significativa para a sensibilização ao autocuidado em saúde bucal e saúde geral dos pacientes, proporcionando atividades de promoção à saúde que exploraram a criatividade, instigaram o poder de percepção e de forma lúdica contribuíram para análise da realidade em que estão inseridos.
Downloads
Referências
Lara EM de O, Lima VV, Mendes JD, Ribeiro ECO, Padilha R de Q. O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades. Interface. 2019; 23: e180393.
Couto S de AB, Souza PHC. Metodologias ativas como estratégia pedagógica para promoção do ensino-aprendizagem em Odontologia: relato de experiência. Rev ABENO. 2019; 19(2):91-100.
ABMES. Resolução CNE/CES no 3 | ABMES [Internet]. ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. 2021 [Acesso em 27 nov. 2021]. Disponível em: https://abmes.org.br/ legislacoes/detalhe/http%3A%2F%2Fabmes.org.br%2Flegislacoes%2Fdetalhe%2F705.
Werneck MAF, Senna MIB, Drumond MM, Lucas SD. Nem tudo é estágio: contribuições para o debate. Ciênc Saúde Coletiva. 2010;15:221-31.
Negro-Dellacqua M, Junior PMC, Sá-Junior AR de, Bortolotto T, Costa FV, Sousa IF de. Potencialidades e desafios na aplicação de metodologias ativas no ensino de Fisioterapia: visão discente. Res Soc Dev. 2019;8(5):e32851022.
Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) | Unifor [Internet]. UNIFOR. 2021 [Acesso em 27 nov. 2021]. Disponível em: https://unifor.br/nami.
Franco AG, Amorim JCF, Carvalho GAP de, Dias SC, Franco ABG. Importance of the dentist’s conduct regarding the containment and prevention of Covid-19. Interim J Med Health. 2020;3:e202003011
Oliveira IP de, Leão MLP, Alcântara CEP de. Doenças sistêmicas e interdisciplinaridade: a importância do diálogo entre o cirurgião dentista e o médico no tratamento e prognóstico de pessoas com enfermidades sistêmicas. Scire Salut. 2021;11(2):127-32.
Júnior AFC, Soeiro DA, Aimée JAB, Carvalho RM, Rendeiro RM, Casseb TF, et al. Teatro mudo como alternativa de educação em saúde bucal com indígenas no Estado do Pará. Rev ABENO. 2017;17(1):2-7.
Bidinotto AB. Associações entre o consumo de alimentos ultraprocessados, cárie dentária e doença periodontal. 2020 [tese]. Doutorado em Epidemiologia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 108p.
Botelho G, Lameiras J. Adolescente e Obesidade: considerações sobre a importância da educação alimentar. Acta Port Nutr. 2019; 15:30-5.
Alves KP de S, Jaime PC. A Política Nacional de alimentação e Nutrição e seu diálogo com a Política Nacional de Segurança alimentar e Nutricional. Ciênc Saúde Coletiva. 2014;19:4331-40.
Berbel CMN, Chirelli MQ. Reflexões do cuidado na saúde do homem na atenção básica. Rev Bras Promoç Saúde. 2020;33:11559.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).