O ensino e os serviços públicos de saúde interagindo em processos formativos na Odontologia
revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1733Palavras-chave:
Serviços de Integração Docente-Assistencial, Sistema Único de Saúde, Ensino, Odontologia, Literatura de Revisão como AssuntoResumo
O objetivo do estudo é identificar, a partir de uma revisão integrativa, os resultados de experiências formativas de integração ensino-serviço-gestão-comunidade, em nível de graduação, pós-graduação ou educação permanente, pertinentes à Odontologia. Foram identificados 104 artigos na base de dados SciELO Citation Index, integrada à plataforma do Web of Science e, utilizando-se os unitermos que definem o objeto: serviço de integração docente assistencial, ensino, serviço, formação profissional, instituição superior, educação permanente, integração ensino serviço, as quais foram combinadas com operadores boleanos (and) e refinadas entre si e também com o termo Odontologia. Após exclusão das repetições e de estudos quantitativos ou clínicos, foram incluídos 30 trabalhos classificados como qualitativos, qualiquantitativos, revisões ou relatos de experiência. Aplicou-se o Standards for Reporting Qualitative Research - SRQR, guia com 21 critérios recomendados para pesquisas qualitativas, na expectativa de que contribuições favoráveis apontadas nestes estudos sejam reconhecidas pelos pares e possam servir de referência para a construção de uma agenda comprometida com a formação em saúde, pautada nos princípios do Sistema Único de Saúde.
Downloads
Referências
Ministério da Saúde (Brasil). Portaria nº. 1996, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Diário Oficial da União 20 ago. 2007.
Pires FS, Botazzo C. Organização tecnológica do trabalho em saúde bucal no SUS: uma arqueologia da Política Nacional de Saúde Bucal. Saúde Soc. 2015; 24(1): 273-84.
Ceccim RB, Carvalho YM. Ensino da saúde como projeto da integralidade: a educação dos profissionais de saúde no SUS. In: Pinheiro R, Ceccim RB, Mattos RA. (Orgs.). Ensinar saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área da saúde. Rio de Janeiro: Abrasco; 2006. p. 70-92.
Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis: Rev Saúde Coletiva. 2004; 14(1): 41-65.
Patrus R, Silva VTO. A organização de uma revisão de literatura por meio da Tree of Science (Árvore da Ciência): um exemplo sobre a avaliação da pós-graduação. Avaliação. 2019; 24(1) 1: 68-88.
Sousa LMM, Firmino CF, Marques-Vieira CMA, Severino SSP, Pestana HCFC. Revisões da literatura científica: tipos, métodos e aplicações em enfermagem. Rev Port Enferm Reabilit. 2018 Jun; 1(1):46-54.
O’Brien BC, Harris IB, Beckman TJ, Reed DA, Cook DA. Standards for Reporting Qualitative Research: A Synthesis of Recommendations. Academic Medicine. 2014 Sep; 89(9):1245-51.
Emmi DT, Silva DMC, Barroso RFF. Experiência do ensino integrado ao serviço para formação em Saúde: percepção de alunos e egressos de Odontologia. Interface - Comun Saúde Educ. 2018; 22(64):223-36.
Leme PA, Pereira AC, Meneghim MC, Mialhe FL. Undergraduate dental students’ perspectives about experiences in primary care for their education in the field of health. Cien Saude Colet. 2015;20(4):1255-65.
Moraes BA, Costa NMS. Understanding the curriculum the light of training guiding health in Brazil. Rev Esc de Enf USP. 2016; 50:09-16.
Baldoino AS, Veras RM. Analysis of Servicelearning activities adopted in health courses of Federal University of Bahia. Rev Esc Enf USP. 2016; 50:17-24.
Lage RH, Almeida SKTT, Vasconcelos GAN, Assaf AV, Robles FRP. Ensino e Aprendizagem em Odontologia: Análise de Sujeitos e Práticas. Rev Bras Educ Med. 2017;41(1):22-9.
Finkler M, Caetano JC, Ramos FRS. Integração "ensino-serviço" no processo de mudança na formação profissional em Odontologia. Interface - Com Saude Educ. 2011; 15(39): 1053-70.
Toassi RFC, Davoglio RS, Lemos VMA. Integração ensino-serviço-comunidade: o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia. Educ Rev. 2012;28(4):223-42.
Mendes TMC, Ferreira TLS, Carvalho YM, Silva LG, Souza CMCL, Andrade FB. Contributions and challenges of teachingservice-community integration. Texto & Contexto Enferm. 2020; 29:e20180333.
Forte FDS, Pessoa TRRF, Freitas CHSM, Pereira CAL, Junior PMC. Reorientação na formação de cirurgiões-dentistas: o olhar dos preceptores sobre estágios supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Interface Comun Saude Educ. 2015;19(1):831-43.
Reibnitz KS, Daussy MFS, Silva CAJ, Reibnitz MT, Kloh D. Rede docente assistencial UFSC/SMS de Florianópolis: reflexos da implantação dos projetos PróSaúde I e II. Rev Bras Educ Med. 2012;36(1):68-75.
Nunes MF, Pereira MF, Alves RT, Leles CR. A proposta da Educação Permanente em Saúde na formação de cirurgiões-dentistas em DST/HIV/Aids. Interface Comun Saude Educ. 2008;12(25):413-20.
Scherer CI, Scherer MDA. Advances and challenges in oral health after a decade of the “Smiling Brazil” Program. Rev Saúde Pública. 2015;49:98.
Diógenes VCN, Souza GCA, Emiliano GBG, Júnior JFL, Suliano AA. Teaching-learning process in times of the Unified Health System (SUS): training of faculty and dental surgeons in Brazil. Rev Odonto Cienc. 2010; 25(1):92-6.
Baltazar M MM, Moysés SJ, Bastos CCBC. Profissão, docente de odontologia: o desafio da pós-graduação na formação de professores. Trab Educ Saúde. 2010; 8(2):285-303.
Santa-Rosa TTA, Vargas AMD, Ferreira EF. O internato rural e a formação de estudantes do curso de Odontologia da UFMG. Interface Comun Saude Educ. 2007; 11(23):451-66.
Souza AL, Carcereri DL. Estudo qualitativo da integração ensino-serviço em um curso de graduação em Odontologia. Interface Comun Saude Educ. 2011;15(39):1071-84.
Forte FDS, Pontes AA, Morais HGF, Barbosa AS, Nétto OBS. Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família. Interface Comun Saude Educ. 2019;23.
Toassi RFC, Davoglio RS, Lemos VMA. Integração ensino-serviço-comunidade: o
estágio na atenção básica da graduação em Odontologia. Educ Rev. 2012;28(4): 223-42.
Fadel CB, Bordin D, Kuhn E, Martins LD. O impacto da extensão universitária sobre a formação acadêmica em Odontologia. Interface Comun Saude Educ. 2013;17(47):937-46.
Pimentel FC, Albuquerque PC, Martelli PJL, Souza WV, Acioli RML. Caracterização do processo de trabalho das equipes de saúde bucal em municípios de Pernambuco, Brasil, segundo porte populacional: da articulação comunitária à organização do atendimento clínico. Cad Saúde Pública. 2012;28:s146-57.
Costa SM, Silveira MF, Durães SJA, Abreu MHNG, Bonan PRF. Perceptions of dental students regarding dentistry, the job market and the public healthcare system. Ciênc Saude Colet. 2012;17(5):1285-96.
Toassi RFC, Baumgarten A, Warmling CM, Rossoni E, Rosa AR, Slavutzky SMB. Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professionals' training. Interface Comun Saude Educ.2013;17:385-92.
Madruga LMS, Ribeiro KSQS, Freitas CHSM, Pérez IAB, Pessoa TRRF, Brito GEG. O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes. Interface Comun Saude Educ. 2015; 19(1):805-16.
Forte FDS, Pontes AA, Morais HGF, Barbosa AS, Nétto OBS, Barros NF. Integração ensino-serviço-comunidade em Odontologia: um estudo cultural. Interface Comun Saude Educ. 2020; 24:e200166.
Krämer J, Martins AB, De Marchi RE. Evaluation of the Residency Programs of the Federal University of Rio Grande do Sul from the residents’ view. Rev Odontol UNESP. 2020:49:e20200008.
Araújo HPA, Santos LC, Domingos TS, Alencar RA. Multiprofessional family health residency as a setting for education and interprofessional practices. Rev Latino-Am Enferm. 2021;29:e3450.
Meneghim MC, Pereira AC, Mialhe FL, Sousa MLR. Pró-Saúde e os quarenta anos de integração docente-assistencial da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - Unicamp. Rev Bras Educ Med. 2012;36(1):97-104.
Rodrigues AAAO, Juliano IA, Melo MLC, Beck CLC, Prestes FC. Processo de interação ensino, serviço e comunidade: a experiência de um PET-Saúde. Rev Bras Educ Med. 2012;36(1):184-92.
Linhares MSC, Freitas CASL, Teixeira AKM, Dias RV, Flor SMC, Soares JSA et al. Programa de Educação para o Trabalho e Vigilância em Saúde. Trab Educ Saúde. 2013; 11(3):679-92.
Pessoa TRRF, Noro, LRA. Caminhos para a avaliação da formação em Odontologia: construção de modelo lógico e validação de critérios. Ciênc Saúde Colet. 2015;20(7): 2277-90.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).