Alternativa para o ensino remoto das ações de promoção da saúde

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.1851

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Educação em Saúde, COVID-19

Resumo

Os autores relatam a experiência de reestruturação das estratégias de ensino-aprendizagem durante a pandemia COVID-19, em um curso de Odontologia, envolvendo docentes, discentes, comunidade e serviços de saúde. Diante da suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino e estágios na comunidade, os acadêmicos do Curso de Odontologia da Universidade Evangélica de Goiás utilizaram o arco de Maguerez, para observar a realidade de algumas regiões do município, identificar os principais problemas de saúde e sociais existentes e propor soluções, pautadas na literatura científica, para intervir na comunidade com diferentes estratégias de ensino-aprendizagem reestruturadas, mediadas por recursos educativos que permitissem difundir preceitos de  saúde de forma remota. Foram desenvolvidos vídeos curtos, tutoriais, livros, cartilhas e manuais, que, com linguagem clara, acessível e explicativa, orientaram a comunidade por meio das redes sociais e de transmissões ao vivo pela internet. A comunidade teve acesso aos materiais produzidos pelos telefones celulares e computadores, em que pese a limitação de quem não possuía estes equipamentos. Foram abordados temas como orientações sobre higiene bucal, alimentação saudável, importância da atividade física, descrição das condições bucais e sistêmicas e como preveni-las, orientações sobre como lidar com as diferenças dos indivíduos e a solidão na quarentena. No contexto pandêmico, as limitações impostas pelo isolamento social implicaram na necessidade de reestruturação das estratégias de ensino-aprendizagem, provocando nos docentes, discentes, comunidade e serviço de saúde uma aproximação da tecnologia digital, trazendo o desafio de se desenvolver uma educação problematizadora, com o uso de estratégias dinâmicas e reflexivas.

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Biografia do Autor

Geovana Ribeiro dos Santos, Universidade Evangélica de Goiás

Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), Anápolis, Goiás, Brasil.

Francielle Nunes de Azevedo Romanowski, Universidade Evangélica de Goiás

Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), Anápolis, Goiás, Brasil.

Leandro Brambilla Martorell, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás (UFG) , Goiânia, Goiás, Brasil.

Lila Louise Moreira Martins Franco, Universidade Evangélica de Goiás

Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), Anápolis, Goiás, Brasil.

Liliane Braga Monteiro dos Reis, Universidade Evangélica de Goiás

Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), Anápolis, Goiás, Brasil.

Monarko Nunes de Azevedo, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás (UFG) , Goiânia, Goiás, Brasil.

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Publicado

10-04-2024

Como Citar

Santos, G. R. dos, Romanowski, F. N. de A., Martorell, L. B., Franco, L. L. M. M., Reis, L. B. M. dos, & Azevedo, M. N. de. (2024). Alternativa para o ensino remoto das ações de promoção da saúde: um relato de experiência. Revista Da ABENO, 24(1), 1851 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.1851

Edição

Seção

Relato de Experiência