Análise da experiência de aprendizagem de um modelo híbrido em Ortodontia no contexto da pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2231

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Ortodontia, COVID-19, Educação em Odontologia

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar a experiência de aprendizagem dos alunos frente a um modelo de ensino híbrido desenvolvido e aplicado ao longo dos períodos letivos de 2020.2 (antes da vacinação), 2021.1 (durante a vacinação) e 2021.2 (pós-vacinação) durante a pandemia da COVID-19. Para a análise foram coletados dados qualitativos e quantitativos ao longo dos semestres, utilizando um questionário com questões sociodemográficas, tecnologia/educação, pandemia e percepção da disciplina. Também foram coletados dados somativos a partir das notas de atividades, prova teórica e média final. Os resultados foram analisados a partir do instrumento RE-AIM, avaliando as esferas de alcance, efetividade, adoção, implementação e manutenção. Participaram desse estudo 102 alunos, sendo 74 do sexo feminino e 28 do sexo masculino, com média de idade de 23,4 anos (±2,3). A maioria dos estudantes tinham conexão via WiFi (95,1%) e acessavam as aulas por notebook (69,6%). De acordo com os domínios do RE-AIM os alunos consideraram a disciplina eficaz (97%) e se sentiram preparados para o futuro profissional (70,6%). Não houve diferença na média dos escores das notas das turmas, todas com média acima de 80% (p>0,05). Quanto aos diferentes momentos da pandemia, mesmo com aumento da ansiedade durante a vacinação, não houve uma mudança no desempenho e percepção sobre o formato da disciplina. O método de ensino aplicado mostrou-se efetivo e foi percebido positivamente pelos estudantes no momento da pandemia da COVID-19, independentemente da fase em que se encontravam, podendo ser uma alternativa para disciplinas que desejem integrar tecnologias educacionais no currículo.

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Biografia do Autor

Marian Vilardo Moutinho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Vandilson Pinheiro Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil. 

Maria Cardoso de Castro Berry, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Cátia Cardoso Abdo Quintão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

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Publicado

14-09-2024

Como Citar

Moutinho, M. V., Rodrigues, V. P., Berry, M. C. de C., & Quintão, C. C. A. (2024). Análise da experiência de aprendizagem de um modelo híbrido em Ortodontia no contexto da pandemia da COVID-19. Revista Da ABENO, 24(1), 2231 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2231

Edição

Seção

Artigos