Interação ensino-serviço e a formação do cirurgião-dentista generalista: desafio enfrentado pelo curso de odontologia da UEFS

Autores

  • Ana Áurea Alécio de Oliveira Rodrigues
  • Adriano Maia dos Santos
  • Renato Queiroz dos Santos Junior
  • Jamilly de Oliveira Musse
  • Maria Bernadete C. Bené Barbosa
  • Ana Figueiredo Bomfim Matos
  • Fabrício dos Santos Menezes
  • Rodolfo Macedo Cruz Pimenta

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1364

Palavras-chave:

Odontologia. Formação de Recursos Humanos. Sistema Único de Saúde. Currículo.

Resumo

O presente trabalho discute as novas práticas desenvolvidas na disciplina de Odontologia Preventiva e Social I (OPS I) do curso de Odontologia da UEFS, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Odontologia e às Políticas de Saúde Bucal no SUS, junto aos estudantes e profissionais da área de educação e de saúde. Utilizando-se uma concepção problematizadora no processo de ensino-aprendizagem, o estágio curricular, sob orientação docente, tem aproximado os discentes da realidade que compõe as Unidades de Saúde da Família (USF). Tal fato possibilita aos discentes e professores: a) vivenciarem a rotina e a prática do serviço de saúde; b) realizarem ações de promoção de saúde, com abordagem sobre os fatores de risco ou proteção para doenças da boca e outros agravos; c) acompanharem visitas domiciliares e atividades de educação em saúde, envolvendo Equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal e comunidade. O território de atuação das Equipes de Saúde da Família (ESF) tem se constituído como cenário de formação dos profissionais de saúde, o que permite aos graduandos integrarem ações junto ao serviço e à comunidade, proporcionando aos mesmos a compreensão do processo de trabalho da ESF e a importância do conhecimento da realidade social da população como determinante da saúde geral e bucal. Esta estratégia visa, além da formação de um excelente técnico, um profissional generalista, com amplo conhecimento científico, sensível, que saiba cuidar, acolher e ouvir o usuário, responsabilizando-se por sua saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Batista, SSS. Teoria Crítica e teorias educacionais: Uma análise

do discurso sobre educação. Educação & Sociedade, ano XXI, n73, Dez. 2000, 182-205.

Conselho Nacional de Educação/Câmara de Ensino Superior. Resolução n° CNE/CES 03, de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União n. 42, Brasília, 04 mar 2002, seção 1, p.10-1.

Feuerwerker, LCM. Educação dos profissionais de saúde hoje- problemas, desafios, perspectivas e as propostas do Ministério da Saúde. Revista da ABENO 2003; 3:24-7.

Freire, P, Shor, I. Medo e Ousadia - Cotidiano do Professor. 5ed. São Paulo e Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1996. 224p.

Garrafa, V, Moyses, SJ. Odontologia brasileira: tecnicamente elogiável, cientificamente discutível, socialmente caótica Divulg. saúde debate;(13):6-17, jul. 1996.

Mitre, SM, Siqueira-Batista, R, Girardi-de-Mendonça, JM, Morais Pinto, NM, Meirelles, CAB, Pinto-Porto, C et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, 0590/2007.

Morita, MC, Kriger, L. Mudanças nos cursos de Odontologia e a interação com o SUS. Revista da ABENO, 2003; 4(1): 17-21.

Narvai, PC. Odontologia e saúde bucal coletiva. Hucitec, São Paulo. 1994.

Pauleto, ARC, Pereira, MLT, Cyrino, EG. Saúde bucal: uma revisão crítica sobre programações educativas para escolares. Ciência & Saúde Coletiva, 2004; 9(1): 121-130.

Poi, WR, Tagliavini, RL, Sonoda, CK, Castro, JCM, Salineiro, SL, Pedrini, D et al. O perfil da disciplina de Clínica Integrada da Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP, após onze anos de implantação. Arq. Odontol., 1997; 33(1): 35-47.

Sheiham, A, Moysés, SJ. O papel dos profissionais de saúde bucal na promoção de saúde. In: BUISCHI, YP. Promoção de saúde bucal na clínica odontológica. São Paulo: Artes Médicas/EAP/EPCD, 2000. p. 23-37.

Vale, AM, Cavalcanti, E. O legado de Paulo Freire e sua contribuição para a formação político-pedagógica dos cursos de pedagogia. In: V COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: desafios à sociedade multicultural., Recife,19 a 22 de setembro de 2005.

Werneck, MAF; Barroso, RFF. As ciências sociais e o ensino odontológico. Niterói, Universidade Federal Fluminense, Out. 1990 (Trabalho apresentado à coordenação do Doutorado em Odontologia Social).

Weyne, SC. A construção do paradigma de promoção de saúde – um desafio para as novas gerações. In: KRIGER, L. Promoção de saúde bucal. São Paulo: Artes Médicas, 1997. Cap. 1, p.126

Downloads

Publicado

26-01-2008

Como Citar

Alécio de Oliveira Rodrigues, A. Áurea, dos Santos, A. M., dos Santos Junior, R. Q., Musse, J. de O., C. Bené Barbosa, M. B., Bomfim Matos, A. F., Menezes, F. dos S., & Cruz Pimenta, R. M. (2008). Interação ensino-serviço e a formação do cirurgião-dentista generalista: desafio enfrentado pelo curso de odontologia da UEFS. Revista Da ABENO, 8(2), 160–166. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1364

Edição

Seção

Artigos