Contribuição do Estágio Supervisionado da UFPI para formação humanística, social e integrada

Autores

  • Regina Ferraz Mendes Coordenadora do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí
  • Marcoeli Silva de Moura Coordenadora do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí.
  • Raimundo Rosendo Prado Júnior Professora do Estágio Supervisionado em Odontologia da Universidade Federal do Piauí.
  • Lucia de Fatima Almeida de Deus Moura Coordenador do Estágio Supervisionado em Odontologia da Universidade Federal do Piauí.
  • Gilberto Pires Lages Professora da Clínica Infantil da Universidade Federal do Piauí.
  • Maricel Pires Ribeiro Gonçalves Professores do Estágio Supervisionado em Odontologia da Universidade Federal do Piauí.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1449

Palavras-chave:

Estágio clínico. Ensino superior. Educação em Odontologia. Odontologia geral. Odontologia em Saúde Pública.

Resumo

As Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Odontologia e a incorporação do cirurgião-dentista (CD) no Programa de Saúde da Família (PSF) tornaram imprescindíveis mudanças e/ou adequações do ensino da Odontologia para adaptar o currículo do curso ao perfil do profissional exigido pelo mercado de trabalho. Muita ênfase tem-se dado à formação do CD com base social, econômica, política e cultural do Brasil, valorizando-se novamente o clínico geral. Dessa forma, estando a Universidade Federal do Piauí em um dos estados mais carentes do Brasil, durante o curso de Odontologia, tem-se buscado mostrar ao acadêmico as carências e as necessidades da população que será por ele assistida. As especialidades inseridas no Estágio Supervisionado (ES) se integram, na medida do possível, para que o paciente seja atendido como um todo, não individualizando cada uma das suas necessidades. Nesse contexto, os alunos do último período do curso são envolvidos em atividades intra e extramuros, para que tenham oportunidade de presenciar e vivenciar a realidade das comunidades.

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Referências

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Publicado

29-01-2006

Como Citar

Mendes, R. F., de Moura, M. S., Prado Júnior, R. R., Almeida de Deus Moura, L. de F., Lages, G. P., & Ribeiro Gonçalves, M. P. (2006). Contribuição do Estágio Supervisionado da UFPI para formação humanística, social e integrada. Revista Da ABENO, 6(1), 61–65. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1449

Edição

Seção

Artigos