Contribuição do Estágio Supervisionado da UFPI para formação humanística, social e integrada
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1449Palavras-chave:
Estágio clínico. Ensino superior. Educação em Odontologia. Odontologia geral. Odontologia em Saúde Pública.Resumo
As Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Odontologia e a incorporação do cirurgião-dentista (CD) no Programa de Saúde da Família (PSF) tornaram imprescindíveis mudanças e/ou adequações do ensino da Odontologia para adaptar o currículo do curso ao perfil do profissional exigido pelo mercado de trabalho. Muita ênfase tem-se dado à formação do CD com base social, econômica, política e cultural do Brasil, valorizando-se novamente o clínico geral. Dessa forma, estando a Universidade Federal do Piauí em um dos estados mais carentes do Brasil, durante o curso de Odontologia, tem-se buscado mostrar ao acadêmico as carências e as necessidades da população que será por ele assistida. As especialidades inseridas no Estágio Supervisionado (ES) se integram, na medida do possível, para que o paciente seja atendido como um todo, não individualizando cada uma das suas necessidades. Nesse contexto, os alunos do último período do curso são envolvidos em atividades intra e extramuros, para que tenham oportunidade de presenciar e vivenciar a realidade das comunidades.Downloads
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