O estudante de Odontologia e a educação

Autores

  • Aline Guerra Aquilante Aluna do Curso de Mestrado em Saúde Coletiva do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i1.1477

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Estudantes de Odontologia. Pesquisa qualitativa

Resumo

O objetivo deste estudo foi contribuir para a reflexão sobre as concepções de “educação” construídas pelo graduando de Odontologia. O universo da pesquisa abrangeu 43 estudantes do 1º ano de graduação em Odontologia de uma instituição de ensino superior do interior paulista. Foi realizada uma leitura dramatizada do texto intitulado “Final in-feliz”, de autor desconhecido, sendo proposto aos estudantes que redigissem o final da estória. As redações foram digitadas na íntegra e procedeu-se à análise qualitativa de seus conteúdos. As idéias centrais apontam para dois caminhos: o final infeliz, como reflexo de uma visão desesperançosa advinda de práticas educativas tradicionais; e o final feliz, em que a educação é entendida como um processo cujo modo reflete no resultado do ensino, e educar apresenta-se como um sinônimo de conduzir para a vida.

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Publicado

02-02-2005

Como Citar

Aquilante, A. G. (2005). O estudante de Odontologia e a educação. Revista Da ABENO, 5(1), 6–11. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i1.1477

Edição

Seção

Artigos