Dental students and education
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i1.1477Palabras clave:
Health education. Students, dental. Qualitative researchResumen
The purpose of this study was to contribute to an important reflection on the dental student’s concepts of “education”. The universe of this study was composed of 43 freshman students of a School of Dentistry in the state of São Paulo. An exercise composed of a dramatic reading of a text called “Un-happy end”, of unknown author, was proposed. Before the end of the text, the reading was interrupted and the students were asked to write another end to the story. The writings were typed integrally and qualitatively analyzed. The central ideas pointed towards two ways: an unhappy end, as a reflection of poor expectations obtained from traditional educative practices, and a happy end, with education being a process which reflects on the results of teaching and the act of educating being referred as a means of preparing for life.Descargas
Citas
Belo Horizonte. Secretaria Municipal de Educação. Escola Plural (1994) apud Moreira AFB. Propostas alternativas: limites e avanços. Educ Soc 2000;21(1):109-38.
Blackburn S. Dicionário Oxford de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 1997.
Chauí MA. A universidade em ruínas. In: A universidade em ruínas na república dos professores. Petrópolis: Vozes; Porto Alegre: CIPEDES (1999) apud Dourado LF. Reforma do estado e as políticas para a educação superior no Brasil nos anos 90. Educ Soc 2002;23(80):234-52.
Dourado LF. Reforma do estado e as políticas para a educação superior no Brasil nos anos 90. Educ Soc 2002;23(80):234-52.
Freire P. A concepção “bancária” da educação como instrumento da opressão: seus pressupostos, sua crítica. In: Freire P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1988. p. 57-75.
Koogan A, Houaiss A. Koogan/Houaiss: enciclopédia e dicionário ilustrado. 4ª ed. Rio de Janeiro: Seifer; 2000.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4ª ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco; 1996.
Moreira AFB. Propostas alternativas: limites e avanços. Educ Soc 2000;21(73):109-38.
Niskier A. Por que Filosofia da Educação? O homem como medida de si mesmo. In: Niskier A. Filosofia da Educação: uma visão crítica. Rio de Janeiro: Consultor; 1992. p. 12-27.
Paim JS, Almeida Filho N. Saúde coletiva: uma “nova saúde pública” ou campo aberto a novos paradigmas? Rev Saúde Pública 1998;32(4):299-316.
Struchiner M, Vieira AR, Ricciardi RMV. Análise do conhecimento e das concepções sobre saúde oral de alunos de odontologia: avaliação por meio de mapas conceituais. Cad Saúde Pública 1999;15(2):55-68.
Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Projeto político pedagógico: Odontologia [citado 2003 Set 10]. Disponível em: URL:http://www.fob.usp.br/grad/projeto.htm.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).