Extensão universitária na ótica de acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais

Autores

  • Suzely Adas Saliba Moimaz Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista
  • Danielle Bordin Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista
  • Adrielle Mendes de Paula Gomes Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista
  • Cristina Berger Fadel Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Cléa Adas Saliba Garbin Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista
  • Nemre Adas Saliba Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.203

Palavras-chave:

Educação Superior. Estudantes de Odontologia. Relações Comunidade-Instituição.

Resumo

Objetivou-se analisar a percepção de acadêmicos de Odontologia acerca de um programa de extensão, sob a ótica da aproximação com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do referido curso. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido com acadêmicos (n=5) participantes de um programa de atenção à gestante. Os dados foram obtidos por meio de grupo focal e analisados pela Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Foi possível observar que o impacto exercido pela vivência acadêmica em atividades extensionistas aprimora o desenvolvimento científico, técnico e de relações humanas. No campo do desenvolvimento científico, o ganho foi no recebimento de estímulos para desenvolver suas aptidões para buscar novos conhecimentos e fixar o conteúdo teórico na vivência prática. Quanto ao desenvolvimento técnico, houve aprimoramento do conhecimento técnico-científico e prático para a atenção humanizada às gestantes, além do desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas (para o entendimento do funcionamento do sistema público de saúde) e de comunicação e expressão do acadêmico. No campo do desenvolvimento das relações humanas, o profícuo relacionamento estabelecido entre acadêmico, universidade e sociedade permitiu incrementar as habilidades de trabalhar em equipe e o senso de cidadania. Conclui-se que um programa de extensão se configura como excelente oportunidade de formação profissional, mais contextualizada com as habilidades propostas nas DCN.

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Biografia do Autor

Suzely Adas Saliba Moimaz, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Professora Titular do Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Danielle Bordin, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Aluna de Doutorado do Programa de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Adrielle Mendes de Paula Gomes, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Aluna de Doutorado do Programa de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunto do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cléa Adas Saliba Garbin, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Professora Titular do Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Nemre Adas Saliba, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Professora Titular do Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

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Publicado

27-02-2016

Como Citar

Moimaz, S. A. S., Bordin, D., Gomes, A. M. de P., Fadel, C. B., Garbin, C. A. S., & Saliba, N. A. (2016). Extensão universitária na ótica de acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista Da ABENO, 15(4), 45–54. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.203

Edição

Seção

Artigos