Extensão universitária na ótica de acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais

Autores/as

  • Suzely Adas Saliba Moimaz Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista
  • Danielle Bordin Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista
  • Adrielle Mendes de Paula Gomes Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista
  • Cristina Berger Fadel Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Cléa Adas Saliba Garbin Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista
  • Nemre Adas Saliba Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.203

Palabras clave:

Educação Superior. Estudantes de Odontologia. Relações Comunidade-Instituição.

Resumen

Objetivou-se analisar a percepção de acadêmicos de Odontologia acerca de um programa de extensão, sob a ótica da aproximação com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do referido curso. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido com acadêmicos (n=5) participantes de um programa de atenção à gestante. Os dados foram obtidos por meio de grupo focal e analisados pela Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Foi possível observar que o impacto exercido pela vivência acadêmica em atividades extensionistas aprimora o desenvolvimento científico, técnico e de relações humanas. No campo do desenvolvimento científico, o ganho foi no recebimento de estímulos para desenvolver suas aptidões para buscar novos conhecimentos e fixar o conteúdo teórico na vivência prática. Quanto ao desenvolvimento técnico, houve aprimoramento do conhecimento técnico-científico e prático para a atenção humanizada às gestantes, além do desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas (para o entendimento do funcionamento do sistema público de saúde) e de comunicação e expressão do acadêmico. No campo do desenvolvimento das relações humanas, o profícuo relacionamento estabelecido entre acadêmico, universidade e sociedade permitiu incrementar as habilidades de trabalhar em equipe e o senso de cidadania. Conclui-se que um programa de extensão se configura como excelente oportunidade de formação profissional, mais contextualizada com as habilidades propostas nas DCN.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Suzely Adas Saliba Moimaz, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Professora Titular do Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Danielle Bordin, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Aluna de Doutorado do Programa de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Adrielle Mendes de Paula Gomes, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Aluna de Doutorado do Programa de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunto do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cléa Adas Saliba Garbin, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Professora Titular do Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Nemre Adas Saliba, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Professora Titular do Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista

Citas

Moraes BA, Costa NMSC. Análise documental de currículos na área da saúde no Brasil. CIAIQ 2015;1:224-8.

Fonsêca GS, Rodrigues AÁAO. O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) como indutor de inovações pedagógicas: a experiência do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. Rev ABENO 2011;11(2):19-26.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Câmara da Educação Superior. Resolução CNE-CES n. 3. Instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos /pdf/CES032002.pdf

Moimaz SAS, Saliba NA, Garbin CAS, Zina LG, Furtado JF, Amorim JA. Serviço Extra-Mural Odontológico: Impacto na formação profissional. Pesq Bras Odontoped Clin Integr 2004;4(1):53-7.

Bispo NTB, Cecchin D, Zanette F, Grazzi otin-Soares R. Aquisição de conhecimento de estudantes de odontologia da UPF durante a graduação: avaliação sob parâmetros do Enade. RFO 2012;17(3):273-9.

Brasil. Política Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Manaus, 2012. Disponível em: http://www.renex.org.br/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf

Pedrosa IL, Lira GA, Oliveira B, Silva MSML, Santos MB, Silva EA, Freire DMC. Uso de metodologias ativas na formação técnica do agente comunitário de saúde. Trab Educ Saúde 2011; 9(2):319-32.

Silva RHA, Miguel SS, Teixeira LS. Problematização como método ativo de ensino–aprendizagem: estudantes de farmácia em cenários de prática. Trab Educ Saúde 2011;9(1):77-93.

Bassir SH, Sadr-Eshkevari P, Amiri-khorheh S, Karimbux NY. Problem-based learning in dental education: a systematic review of the literature. J Dent Educ 2014;78(1):98-109.

Gharechahi M, Zarei M, Javidi M. Evaluation of students' opinion about seminars conducted with problem based learning method in endodontics de-partment of Mashhad Dental School. Future Med Educ J 2014;4(1):22-6.

Moimaz SAS, Gomes AMP, Bordin D, Garbin CAS, Saliba NA. Extensão universitária como ferramenta geradora de ensino-aprendizagem e produtora de pesquisa. Rev Conex UEPG 2015; 11(2):140-9.

Veiga L, Gondim SMG. A utilização de métodos qualitativos na Ciência Política e no Marketing Político. Opin Publica 2001; 7(1):1-15.

Lefèvre F, Lefèvre AMC. O Discurso do Sujeito Coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (Desdobramentos). Caxias do Sul: EDUCS, 2003.

Cardoso AC, Corralo DJ, Krahl M, Alves LP. O estimulo à prática da interdiscipli-naridade e do multiprofissionalismo: a Extensão Universitária como uma estratégia para a educação interpor fissional. Rev ABENO 2015;15(2):12-9.

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/Constituicao/DOUconstituicao88.pdf

Moita FMGSC, Andrade FCB. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Rev Bras Educ 2009;14(41):269-80.

Moura LFAD, Piauilino RJB, Araújo ÍF, Moura MS, Lima CCB, Evangelista LM, Lima MDM. Impacto de um projeto de extensão universitária na formação profissional de egressos de uma universidade pública. Rev Odontol UNESP 2012;41(6):348-52.

Santos AB. Extensão universitária como viabilizadora de políticas públicas: a visão de acadêmicos da EDESC. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina. 2012.

Santos SPF, Ranghetti DS, Gascho JA. Inclusão digital com idosos: projeto de extensão para educação integral. Cataventos 2014;6(1):156-75.

Santos KT, Ferreira L, Batista RJ, Bitencourt CTF, Araújo RP, Carvalho RB. Percepção discente sobre a influência de estágio extramuro na formação acadêmica odontológica. Rev Odontol UNESP 2013;42(6):420-5.

Saliba NA, Saliba O, Moimaz SAS, Garbin CAS, Arcieri RM, Lolli LF. Integração ensino-serviço e impacto social em cinquenta anos de história da saúde pública na Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. RGO 2009;57(4):459-65.

Brasil. Ministério da Saúde Pró Saúde. Disponível em: http://www.prosaude.org/. Acesso em 20 set. 2015.

Fadel CB, Bordin D, Kuhn E, Martins LD. O impacto da extensão universitária sobre a formação acadêmica em Odontologia. Interface 2013;17(47):937-46.

Otenio CCM, Nakama L, Lefèvre AMC, Lefèvre F. Trabalho Multiprofissional: representações em um serviço público de saúde municipal. Saúde Soc 2008; 17(4):135-50.

Cardoso CL. Relações interpessoais na equipe do Programa Saúde da Família. Revista APS 2004;7(1):47-50.

Publicado

27-02-2016

Cómo citar

Moimaz, S. A. S., Bordin, D., Gomes, A. M. de P., Fadel, C. B., Garbin, C. A. S., & Saliba, N. A. (2016). Extensão universitária na ótica de acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista Da ABENO, 15(4), 45–54. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.203

Número

Sección

Artículo