Extensão universitária na ótica de acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.203Palabras clave:
Educação Superior. Estudantes de Odontologia. Relações Comunidade-Instituição.Resumen
Objetivou-se analisar a percepção de acadêmicos de Odontologia acerca de um programa de extensão, sob a ótica da aproximação com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do referido curso. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido com acadêmicos (n=5) participantes de um programa de atenção à gestante. Os dados foram obtidos por meio de grupo focal e analisados pela Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Foi possível observar que o impacto exercido pela vivência acadêmica em atividades extensionistas aprimora o desenvolvimento científico, técnico e de relações humanas. No campo do desenvolvimento científico, o ganho foi no recebimento de estímulos para desenvolver suas aptidões para buscar novos conhecimentos e fixar o conteúdo teórico na vivência prática. Quanto ao desenvolvimento técnico, houve aprimoramento do conhecimento técnico-científico e prático para a atenção humanizada às gestantes, além do desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas (para o entendimento do funcionamento do sistema público de saúde) e de comunicação e expressão do acadêmico. No campo do desenvolvimento das relações humanas, o profícuo relacionamento estabelecido entre acadêmico, universidade e sociedade permitiu incrementar as habilidades de trabalhar em equipe e o senso de cidadania. Conclui-se que um programa de extensão se configura como excelente oportunidade de formação profissional, mais contextualizada com as habilidades propostas nas DCN.
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