Odontogeriatria nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Odontologia do sul do Brasil

Autores

  • Diogo Ogawa Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Maura Sassahara Higasi Universidade Estadual de Londrina - UEL Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil - MOOI Área de Odontologia/Saúde Coletiva
  • Pablo Guilherme Caldarelli Universidade Estadual de Londrina - UEL Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil - MOOI Área de Odontologia/Saúde Coletiva

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.211

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Ensino. Currículo. Odontologia Geriátrica.

Resumo

O presente estudo quantitativo, exploratório e descritivo teve por objetivo apresentar um panorama situacional da inserção da Odontogeriatria nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos de Odontologia das instituições de ensino superior (IES) da Região Sul do Brasil. Os sítios Web dos cursos foram analisados, buscando-se as informações referentes à oferta da disciplina de Odontogeriatria nos PPP. Foram analisadas variáveis como natureza das instituições (pública ou privada), momento do curso no qual a disciplina é ofertada (ano/semestre), natureza do ensino (teórico, prático ou teórico-prático), carga horária total e disponibilidade de ementa, objetivos e conteúdos ministrados. Participaram do estudo 36 cursos de graduação em Odontologia das IES do sul do Brasil, dos quais 14 oferecem a disciplina de Odontogeriatria em sua matriz curricular, sendo seis (43%) públicas e oito (57%) privadas. Quanto à natureza da disciplina, em quatro cursos ela é teórica, em quatro é teórico/prática e seis cursos não dispo-nibilizaram esta informação. Dez IES apresentaram ementa e conteúdos minis-trados, sendo seis públicas e quatro privadas. O momento do curso no qual a disciplina é ofertada e a carga horária da mesma, apresentaram-se bastante heterogêneos. Não foram encontradas informações referentes aos PPP de três instituições, duas públicas e uma privada. O presente estudo possibilitou traçar um panorama da inserção da Odontogeriatria nas IES do sul do Brasil. Além disso, foi possível observar que nem todos os cursos de Odontologia disponibilizam informações sobre sua matriz curricular online, e quando estão disponíveis, nem todas as características são apresentadas.

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Biografia do Autor

Diogo Ogawa, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Estudante da 5ª série do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina - UEL

Maura Sassahara Higasi, Universidade Estadual de Londrina - UEL Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil - MOOI Área de Odontologia/Saúde Coletiva

Universidade Estadual de Londrina - UEL
Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil - MOOI
Área de Odontologia/Saúde Coletiva

Pablo Guilherme Caldarelli, Universidade Estadual de Londrina - UEL Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil - MOOI Área de Odontologia/Saúde Coletiva

Universidade Estadual de Londrina - UEL
Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil - MOOI
Área de Odontologia/Saúde Coletiva

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Publicado

27-02-2016

Como Citar

Ogawa, D., Higasi, M. S., & Caldarelli, P. G. (2016). Odontogeriatria nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Odontologia do sul do Brasil. Revista Da ABENO, 15(4), 78–84. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.211

Edição

Seção

Artigos