Odontogeriatria nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Odontologia do sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.211Palabras clave:
Educação em Odontologia. Ensino. Currículo. Odontologia Geriátrica.Resumen
O presente estudo quantitativo, exploratório e descritivo teve por objetivo apresentar um panorama situacional da inserção da Odontogeriatria nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos de Odontologia das instituições de ensino superior (IES) da Região Sul do Brasil. Os sítios Web dos cursos foram analisados, buscando-se as informações referentes à oferta da disciplina de Odontogeriatria nos PPP. Foram analisadas variáveis como natureza das instituições (pública ou privada), momento do curso no qual a disciplina é ofertada (ano/semestre), natureza do ensino (teórico, prático ou teórico-prático), carga horária total e disponibilidade de ementa, objetivos e conteúdos ministrados. Participaram do estudo 36 cursos de graduação em Odontologia das IES do sul do Brasil, dos quais 14 oferecem a disciplina de Odontogeriatria em sua matriz curricular, sendo seis (43%) públicas e oito (57%) privadas. Quanto à natureza da disciplina, em quatro cursos ela é teórica, em quatro é teórico/prática e seis cursos não dispo-nibilizaram esta informação. Dez IES apresentaram ementa e conteúdos minis-trados, sendo seis públicas e quatro privadas. O momento do curso no qual a disciplina é ofertada e a carga horária da mesma, apresentaram-se bastante heterogêneos. Não foram encontradas informações referentes aos PPP de três instituições, duas públicas e uma privada. O presente estudo possibilitou traçar um panorama da inserção da Odontogeriatria nas IES do sul do Brasil. Além disso, foi possível observar que nem todos os cursos de Odontologia disponibilizam informações sobre sua matriz curricular online, e quando estão disponíveis, nem todas as características são apresentadas.Descargas
Citas
Chaimowicz F. A saúde dos idosos brasileiros às vésperas do século XXI: Problemas, projeções e alternativas. Rev Saúde Públ. 1997;31(2):184-200.
Camarano AA. Os novos idosos brasileiros muito além dos 60. Rio de Janeiro: IPEA; 2004.
Rosa AGF, Castellanos RA, Gomes-Pinto V. Saúde bucal na terceira idade. RGO. 1993;41(2):97-102.
Rosa LB, Zuccolotto MCC, Bataglion C, Coronatto EAS. Odontogeriatria - A saúde bucal na terceira idade. RFO. 2008;13(2):82-6.
Saintrain MVL, Souza EHA, Caldas Júnior AF. Ensino da Odontogeriatria nas faculdades de odontologia do sul e centro-oeste do Brasil: situação atual e perspectivas. Rev Odonto Ciênc. 2006; 21(53):270-7.
Brasil. CNE. Parecer CES/CNE 1300/2001 [internet]. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 25; Brasília, 7 de dezembro de 2001 – [acesso em 20/09/2015]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1300.pdf
Brasil. CNE. Resolução CNE/CES 3/2002 [internet]. Diário Oficial da União, Seção 1, p.10; Brasília, 4 de março de 2002 – [acesso em 20/09/2015]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf
Carvalho ACP. Planejamento do curso de graduação de odontologia: É importante planejar os cursos de graduação considerando-se as Diretrizes Curri-culares Nacionais. Rev ABENO. 2004; 4(1):7-13.
Carvalho BR, Costa TBC, Gomes MJ, Santos KT, Guerra SMG. Formação docente em odontologia no Brasil: sugestões de mudanças após as Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev Bras Pesq Saúde. 2010;12(4):39-44.
Conselho Federal de Odontologia – CFO [internet]. Consulta Faculdades de Odontologia por Estado – [acesso em: 20/09/2015]. Disponível em: http://cfo.org.br/servicos-e-consultas/ faculdades/
Brunetti R, Montenegro FLB. Odontogeriatria – noções de interesse clínico. São Paulo (SP): Editora Artes Médicas; 2002.
Newton JP. Health priorities and barriers to care of the older adult. Gerodontology. 2004;21(3):121-2.
Paranhos LP, Ricci ID, Scanavini MA, Bérzin F, Ramos AL. Análise do mercado de trabalho odontológico na região Sul do Brasil. RFO. 2009;14(1): 7-13.
Nico LS. Formação de recursos humanos em odontologia quanto as disciplinas de gerontologia e Odontogeriatria [Dissertação]. São Paulo: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).