Anatomy alive
aplicativo móvel para facilitar o ensino-aprendizagem de anatomia de cabeça e pescoço aplicada à Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2201Palavras-chave:
Anatomia, Validação de Programas de Computador, Computadores de Mão, Educação em OdontologiaResumo
A Anatomia Humana é um conteúdo indispensável na matriz curricular de cursos da área da saúde, sendo crescente a demanda no ensino superior por novas tecnologias que possam ajudar no processo de seu estudo. Assim, objetivou-se desenvolver e validar, quanto ao conteúdo e usabilidade, um aplicativo móvel para apoio ao ensino-aprendizagem de Anatomia de Cabeça e Pescoço aplicada à Odontologia. O estudo foi desenvolvido em cinco etapas: (1) definição do escopo e registro de marca, (2) preparação de peças anatômicas, (3) desenvolvimento do protótipo, (4) avaliação de conteúdo e (5) avaliação de usabilidade e grau de satisfação. Para avaliação de conteúdo, 5 docentes/juízes, com expertise na área de Anatomia Humana, responderam a um questionário online contendo 8 perguntas relacionadas ao conteúdo e funcionalidade do protótipo. A usabilidade foi avaliada por 15 estudantes de graduação em Odontologia, por meio da versão brasileira da escala System Usability Scale (SUS) e uma escala visual analógica de 0-10 pontos para satisfação. A equipe desenvolveu um aplicativo híbrido, compatível com o sistema operacional Android, permitindo a identificação de estruturas anatômicas em peças cadavéricas reais e testes de conhecimento a partir de questões objetivas. A pontuação média da avaliação dos juízes foi de 9,6, indicando conteúdo e funcionalidade adequados. O escore final da escala SUS foi 90,33 (usabilidade excelente) e a média de satisfação dos usuários foi 9,13. Conclui-se que o aplicativo apresentou compatibilidade, conteúdo, funcionalidade e usabilidade adequados, podendo ser usado como um recurso gratuito para apoio ao ensino-aprendizagem de Anatomia de Cabeça e Pescoço.
Downloads
Referências
Dângelo JG, Fattini CA. Anatomia humana sistêmica e segmentar. 3 ed. revista. São Paulo: Atheneu; 2011.
Moore KL, Dalley AF, Agur AMR. Anatomia orientada para a clínica. 7 ed. Rio de Janeiro: Koogan; 2014.
Rizzolo LJ, Stewart WB. Should we continue teaching anatomy by dissection when ...? Anat Rec [Internet]. 2006;289(6):215-218. doi: https://doi.org/10.1002/ar.b.20117
Piazza BL, Chassot AI. Anatomia Humana, uma disciplina que causa evasão e exclusão: quando a hipótese principal não se confirma. Cien Mov [Internet]. 2011;14(28):45-59.
Tavano PT, Almeida MI. A reconfiguração do ensino anatômico: tensões que incidem na disciplina básica. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2011;35(3):421-428. doi: https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000300017
Guttmann GD. The Current Status of the Anatomical Sciences Curriculum in U.S. and Canadian Dental Schools. J Dent Educ [Internet]. 2003;67(3):375-9. doi: https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.2003.67.3.tb03639.x
Rafai N, Lemos M, Kennes LN, Hawari A, Gerhardtszép S, Classen-Linke I. Anatomy meets dentistry! Linking anatomy and clinical practice in the preclinical dental curriculum. BMC Med Educ [Internet]. 2016;16(1):305. doi: https://doi.org/10.1186/s12909-016-0825-8
Bastos RFS, Gomes NKA, Almeida MSC, Silva MAD, Pereira AC. Na percepção do aluno, a disciplina de Anatomia é importante para o curso de odontologia? Rev UNINGÁ [Internet]. 2019;56(S3):92-100. doi: https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2783
Barry DS, Marzouk F, Chulak-Oglu K, Bennett D, Tierney P, O’keeffe GW. Anatomy education for the YouTube generation. Anat Sci Educ [Internet]. 2016;9(1):90-6. doi: https://doi.org/10.1002/ase.1550
Cordeiro RG, Menezes RF. A Falta de Cadáveres para Ensino e Pesquisa. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2019;43(1):579-87. doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190217
Rocha AO, Tormes DA, Lermann N, Schwab RS, Canto RT. The body donation program at the Federal University of Health Sciences of Porto Alegre: a successful experience in Brazil. Anat Sci Educ [Internet]. 2013;6(3):199-204. doi: https://doi.org/10.1002/ase.1335
Brasil. Lei n° 8.501, de 30 de novembro de 1992. Dispõe sobre a utilização de cadáver não reclamado, para fins de estudos ou pesquisas científica e dá outras providências. Diário Oficial da União:1992; Seção 1:16519 [citado em 19 de fevereiro de 2024]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8501.htm
Neto J, Baú M, Loch J, Bilhalva G, Feijó A. O corpo humano morto: utilização do cadáver para a pesquisa científica e para a doação de órgãos. Rev Bras Bioetica [Internet]. 2007;3(2):218–235. doi: https://doi.org/10.26512/rbb.v3i2.7926
Silva GRS, Cortez POB, Lopes ISL, Teixeira BACB, Leal NMS. Métodos de conservação de cadáveres humanos utilizados nas faculdades de medicina do Brasil. Rev Med [Internet]. 2016;95(4):156-161. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v95i4p156-161
Fontoura ELL, Mello ST, Gomes CRG, Mello JM. Conservação de peças anatômicas: vantagens e desvantagens de diferentes métodos. Rev UNINGA [Internet]. 2020;57(2):34-46. doi: https://doi.org/10.46311/2318-0579.57.eUJ2942
Pawlina W, Lachman N. Dissection in learning and teaching gross anatomy: rebuttal to McLachlan. Anat Rec B New Anat [Internet]. 2004;281(1):9-11. doi: https://doi.org/10.1002/ar.b.20038
Arráez-Aybar LA, Bueno-López JL, Moxham BJ. Anatomists’ views on human body dissection and donation: An international survey. Ann Anat [Internet]. 2014;196(6):376-386. doi: https://doi.org/10.1016/j.aanat.2014.06.004
Yan J. Difficult points in current gross anatomy education and research. Edorium J Anat Embryo [Internet]. 2015;5:18–19. doi: https://doi.org/10.5348/A04-2015-5-ED-4
Trelease RB. From Chalkboard, Slides, and Paper to eLearning: How Computing Technologies Have Transformed Anatomical Sciences Education. Anat Sci Educ [Internet]. 2016;9(6):583- 602. doi: https://doi.org/10.1002/ase.1620
Estai M, Bun S. Best Teaching Practices in Anatomy Education: A Critical Review. Ann Anat [Internet]. 2016;208:151-157. doi: https://doi.org/10.1016/j.aanat.2016.02.010
Clunie L, Morris NP, Joynes VCT, Pickering JD. How Comprehensive Are Research Studies Investigating the Efficacy of Technology-Enhanced Learning Resources in Anatomy Education? A Systematic Review. Anat Sci Educ [Internet]. 2018;11(3):303-319. doi: https://doi.org/10.1002/ase.1762
Golenhofen N, Heindl F, Grab-Krol C, Messerer DAC, Bockers TM, Bockers A. The Use of a Mobile Learning Tool by Medical Students in Undergraduate Anatomy and its Effects on Assessment Outcomes. Anat Sci Educ [Internet]. 2019;13(1): 8–18. doi: https://doi.org/10.1002/ase.1878
Basak KS, Wotto M, Bélanger P. E-learning, M-learning and D-learning: Conceptual definition and comparative analysis. E-Learning and Digital Media [Internet]. 2018;15(4):191-216. doi: https://doi.org/10.1177/2042753018785180
Mongeau PA. The Brainstorming Myth. In: Annual Meeting of the Westem States Communication Association [Internet]. Westem States Communication Association: 1993; p. 1-27 [citado em 19 de fevereiro de 2024]. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED357399
Sousa VEC, Lopes MVO, Keenan GM, Lopez KD. Developing and Testing of a Software Prototype to Support Diagnostic Reasoning of Nursing Students. Int J Nurs Knowl [Internet]. 2018;29(2):124-132. doi: https://doi.org/10.1111/2047-3095.12145
Pressman RS. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. 7 ed. NY: AMGH; 2011.
Wazlawick RS. Engenharia de Software: conceitos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier; 2013.
Dantas RAN, Torres GV, Salvetti MG, Dantas DV, Mendonça AE. O instrumento para avaliação da qualidade da assistência pré-hospitalar móvel de urgência: validação de conteúdo. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2015;49(3):380-386. doi: https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000300004
Duarte AM, Mandetta MA. TMO-App: construção e validação de aplicativo para famílias de crianças/adolescentes com câncer. Acta Paul Enferm [Internet]. 2022;35:eAPE03502. doi: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO03502
Muniz IAF. Desenvolvimento de aplicativo de teleinterconsulta em Disfunção Temporomandibular [tese]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 2023.
Nielsen J. Finding usability problems through heuristic evaluation. Anais da 10th SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems. Monterrey: ACM: 1992; p. 373-380. [citado em 19 de fevereiro de 2024]. Disponível em: https://doi.org/10.1145/142750.142834
Lourenço DF, Carmona EV, Lopes MHBM. Tradução e adaptação transcultural da System Usability Scale para o português do Brasil. Aquichan [Internet]. 2022;22(2):e2228. doi: https://doi.org/10.5294/aqui.2022.22.2.8
Robertson KA, Organ JM, Yard M, Byram JN. First patient project: Engaging pathology through the donor dissection experience and its role in professionalism. Anat Sci Educ [Internet]. 2024;17(1):199-212. doi: https://doi.org/10.1002/ase.2341
Silva LA. Desenvolvimento de aplicativo como objeto de aprendizagem: Atlas virtual interativo para o ensino da anatomia cabeça e pescoço direcionado à odontopediatria [dissertação]. Bauru: Universidade de São Paulo; 2016 [citado em 19 de fevereiro de 2024]. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002775965
Zargaran A, Turki MA, Bhaskar J, Spiers HVM, Zargaran D. The Role of Technology in Anatomy Teaching: Striking the Right Balance. Adv Med Educ Pract [Internet]. 2020;11(1):259-266. doi: https://doi.org/10.2147/AMEP.S240150
Costa RDA, Almeida CMM, Nascimento JMM. Percepções de acadêmicos sobre o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis como ferramenta de apoio ao ensino e a aprendizagem em anatomia humana. Redin [Internet]. 2015 [citado em 19 de fevereiro de 2024];4(1).
Nichele AGG, Schlemmer E. Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química. RENOTE [Internet]. 2014;12(2):1-9. doi: https://doi.org/10.22456/1679-1916.53497
Sociedade Brasileira de Anatomia. International Anatomical Terminology. Anatomical CdT. São Paulo: Editora Manole; 2001.
Associação Brasileira De Normas Técnicas. NBR 9241: Requisitos Ergonômicos para Trabalho de Escritórios com Computadores. Rio de Janeiro: ABNT; 2020 [citado em 19 de fevereiro de 2024]. Disponível em: https://www.inf.ufsc.br/~edla.ramos/ine5624/_Walter/Normas/Parte%2010/ISO9241parte10.pdf
International Organization For Standardization. Ergonomics of Human System Interaction: Usability, Definitions and Concepts. ISO 9241-11, 2018 [citado em 19 de fevereiro de 2024]. Disponível em: https://www.iso.org/standard/63500.html
Matera M, Rizzo F, Carughi G. Web Usability: Principles and Evaluation Methods. In Mendes E, Mosley N. (Eds). Web Engineering. Berlin: Springer; 2006 [citado em 19 de fevereiro de 2024]. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/3-540-28218-1_5
Vaz VT, Conte T, Bott A, Mendes E, Travassos GH. Inspeção de Usabilidade em Organizações de Desenvolvimento de Software – Uma Experiência Prática. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Florianópolis: SBQS; 2008. p. 369-77 [citado em 19 de fevereiro de 2024]. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbqs/article/view/15557
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).