Anatomy alive

aplicativo móvel para facilitar o ensino-aprendizagem de anatomia de cabeça e pescoço aplicada à Odontologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2201

Palavras-chave:

Anatomia, Validação de Programas de Computador, Computadores de Mão, Educação em Odontologia

Resumo

A Anatomia Humana é um conteúdo indispensável na matriz curricular de cursos da área da saúde, sendo crescente a demanda no ensino superior por novas tecnologias que possam ajudar no processo de seu estudo. Assim, objetivou-se desenvolver e validar, quanto ao conteúdo e usabilidade, um aplicativo móvel para apoio ao ensino-aprendizagem de Anatomia de Cabeça e Pescoço aplicada à Odontologia. O estudo foi desenvolvido em cinco etapas: (1) definição do escopo e registro de marca, (2) preparação de peças anatômicas, (3) desenvolvimento do protótipo, (4) avaliação de conteúdo e (5) avaliação de usabilidade e grau de satisfação. Para avaliação de conteúdo, 5 docentes/juízes, com expertise na área de Anatomia Humana, responderam a um questionário online contendo 8 perguntas relacionadas ao conteúdo e funcionalidade do protótipo. A usabilidade foi avaliada por 15 estudantes de graduação em Odontologia, por meio da versão brasileira da escala System Usability Scale (SUS) e uma escala visual analógica de 0-10 pontos para satisfação. A equipe desenvolveu um aplicativo híbrido, compatível com o sistema operacional Android, permitindo a identificação de estruturas anatômicas em peças cadavéricas reais e testes de conhecimento a partir de questões objetivas.  A pontuação média da avaliação dos juízes foi de 9,6, indicando conteúdo e funcionalidade adequados. O escore final da escala SUS foi 90,33 (usabilidade excelente) e a média de satisfação dos usuários foi 9,13. Conclui-se que o aplicativo apresentou compatibilidade, conteúdo, funcionalidade e usabilidade adequados, podendo ser usado como um recurso gratuito para apoio ao ensino-aprendizagem de Anatomia de Cabeça e Pescoço.

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Biografia do Autor

Ana Maria Catonio da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

Maria Jessiane de Almeida Silva, Universidade Federal de Alagoas

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

Nicholas Newton Queiroz Silva, Universidade Federal de Alagoas

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

Eduarda Correia Moretti, Universidade Federal de Alagoas

Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

Fernando José Camello de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

Olavo Barbosa de Oliveira Neto, Universidade Federal de Alagoas

Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

George Azevedo Lemos, Universidade Federal de Alagoas

Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

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Publicado

02-09-2024

Como Citar

Silva, A. M. C. da, Silva, M. J. de A., Silva, N. N. Q., Moretti, E. C., Lima, F. J. C. de, Oliveira Neto, O. B. de, & Lemos, G. A. (2024). Anatomy alive: aplicativo móvel para facilitar o ensino-aprendizagem de anatomia de cabeça e pescoço aplicada à Odontologia. Revista Da ABENO, 24(1), 2201. https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2201

Edição

Seção

Artigos