Laboratório no estágio de gestão do SUS: integração ensino, pesquisa e gestão
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.585Palavras-chave:
Ensino. Saúde Bucal. Gestão em Saúde. Ensino superior. Estágios.Resumo
O estudo objetivou analisar a experiência de inovação do estágio de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), em um percurso formativo no curso de graduação de Odontologia, que integrou ensino, pesquisa e gestão. A operação-ensaio proporcionou uma contínua problematização de uma visão ampliada e transformadora da gestão. O laboratório constituiu-se em um campo do Estágio Curricular Supervisionado II da Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO-UFRGS). Os estudantes conheceram e discutiram aspectos de monitoramento e avaliação da Atenção Básica (AB) no Rio Grande do Sul (RS) com o Grupo de Trabalho do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (DAS-RS). A partir de bancos de dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica disponibilizados pelo Centro de Pesquisa em Odontologia Social da FO-UFRGS ao longo do semestre, os estudantes analisaram dados, produziram resultados e discutiram estratégias para a AB. Foi produzido um relatório final com as análises de variáveis relacionadas às Unidades e Equipes de AB de Saúde e as entrevistas com cirurgiões-dentistas das trinta Regiões de Saúde do RS. Ao final do semestre, foram apresentados os relatórios produzidos no Laboratório no Estágio de Gestão aos serviços e estabeleceu-se uma discussão sobre estratégias para a AB de modo a prover informações para a gestão e a tomada de decisão em saúde. Conclui-se que foi possível de modo simultâneo aprender, ensinar e prover informações para gestão e tomada de decisão no SUSDownloads
Referências
Carnut L, Narvai PC. Avaliação de desempenho de sistemas de saúde e gerencialismo na gestão pública brasileira. Saude e Soc. 2016;25(2):290-305.
Scavuzzi AIF, de Gouveia CVD, Carcereri DL, Veeck EB, Ranali J, da Costa LJ, Morita MC, de Araújo ME. Revisão das Diretrizes da ABENO para a definição do Estágio Supervisionado Curricular nos cursos de Odontologia. Rev ABENO. 2015;15(3) :109-13.
Warmling CM, Rossoni E, Hugo FN, Toassi RFC, Lemos VA, Maria S, et al. Estágios curriculares no SUS : experiências da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Rev ABENO. 2011;11(2):63-70.
Morita MC, Kriger L. Mudanças nos cursos de Odontologia e a interação com o SUS. Rev ABENO. 2004;4(1):17-21.
Warmling CM, Baldisserotto J, Stocker J, Gallo DB, Hugo FN. O agir em competência para o cuidado especializado na saúde bucal. Rev ABENO. 2015;15(1):1-16.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Plano de Ensino do Estágio Curricular Supervisionado II da Odontologia. Faculdade de Odontologia; 2016.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Pesquisas em Odontologia Social. [Acesso em 19 dez. 2017]. Disponivel em: http://www.ufrgs.br/cpos/o-cpos/apresentacao
Brasil. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) - Manual Instrutivo. 2012. p. 66.
Larrosa J. A Operação Ensaio. Educ Realid. 2004;29(1):27-43.
Brasil. PMAQ - Instrumento de Avaliação Externa para as Equipes de Saúde Bucal. Brasília: Ministério da Saúde; 2013. p. 50.
Brasil. Saúde mais perto de você – Acesso e Qualidade - Programa Nacional de Melhoria do Acesso da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ/AB). Brasília: Ministério da Saúde; 2013. p. 38.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia [Internet]. Vol. 1, Minstério da Saúde. 2002. p. 1-5. [Acesso em 19 dez. 2017]. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos /pdf/CES032002.pdf
Secco LG, Pereira MLT. Concepções de qualidade de ensino dos coordenadores de graduação: uma análise dos cursos de odontologia do Estado de São Paulo. Interface (Botucatu). 2004;8(15):313-30.
Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a Área da Saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. PHYSIS. 2004;14(1):41-65.
Morin E. Complexidade e transdisci-plinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal: EDUFRN; 1999.
Dictionary E. Online Etymology Dictionary. 2017 [Acesso em 19 dez. 2017]. Disponivel em: http://www.etymonline.com/index.php? allowed_in_frame=0&search=critic
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).