Laboratório no estágio de gestão do SUS: integração ensino, pesquisa e gestão

Autores/as

  • Caroline Stein Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-4777-1630
  • Cristine Maria Warmling Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luísa Helena do Nascimento Tôrres Universidade Federal de Santa Maria
  • Rafaela Soares Rech Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aline Blaya Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabiana Schneider Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando Neves Hugo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.585

Palabras clave:

Ensino. Saúde Bucal. Gestão em Saúde. Ensino superior. Estágios.

Resumen

O estudo objetivou analisar a experiência de inovação do estágio de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), em um percurso formativo no curso de graduação de Odontologia, que integrou ensino, pesquisa e gestão. A operação-ensaio proporcionou uma contínua problematização de uma visão ampliada e transformadora da gestão. O laboratório constituiu-se em um campo do Estágio Curricular Supervisionado II da Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO-UFRGS). Os estudantes conheceram e discutiram aspectos de monitoramento e avaliação da Atenção Básica (AB) no Rio Grande do Sul (RS) com o Grupo de Trabalho do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (DAS-RS). A partir de bancos de dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica disponibilizados pelo Centro de Pesquisa em Odontologia Social da FO-UFRGS ao longo do semestre, os estudantes analisaram dados, produziram resultados e discutiram estratégias para a AB. Foi produzido um relatório final com as análises de variáveis relacionadas às Unidades e Equipes de AB de Saúde e as entrevistas com cirurgiões-dentistas das trinta Regiões de Saúde do RS. Ao final do semestre, foram apresentados os relatórios produzidos no Laboratório no Estágio de Gestão aos serviços e estabeleceu-se uma discussão sobre estratégias para a AB de modo a prover informações para a gestão e a tomada de decisão em saúde. Conclui-se que foi possível de modo simultâneo aprender, ensinar e prover informações para gestão e tomada de decisão no SUS

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Biografía del autor/a

Caroline Stein, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Discente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Saúde Bucal Coletiva, FO/UFRGS

Cristine Maria Warmling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente do Departamento de Odontologia Preventiva e Social FO/UFRGS

Luísa Helena do Nascimento Tôrres, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Odontologia Preventiva e Social FO/UFSM

Rafaela Soares Rech, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Discente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia FM/UFRGS

Aline Blaya Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente do Departamento de Odontologia Preventiva e Social FO/UFRGS 

Fabiana Schneider Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente do Departamento de Odontologia Preventiva e Social FO/UFRGS 

Fernando Neves Hugo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente do Departamento de Odontologia Preventiva e Social FO/UFRGS 

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Publicado

09-07-2018

Cómo citar

Stein, C., Warmling, C. M., Tôrres, L. H. do N., Rech, R. S., Martins, A. B., Pires, F. S., & Hugo, F. N. (2018). Laboratório no estágio de gestão do SUS: integração ensino, pesquisa e gestão. Revista Da ABENO, 18(2), 166–173. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.585

Número

Sección

Artículo