Atividades educativas em saúde bucal desenvolvidas por cirurgiões-dentistas com escolares: uma revisão sistematizada da literatura
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.886Palavras-chave:
Promoção da Saúde. Educação em Saúde. Escola. Pré-Escolar. Saúde Bucal. Cirurgião-Dentista.Resumo
Promover saúde bucal por meio da educação é uma estratégia possível de ser realizada por profissionais da área odontológica. No entanto, é tarefa desafiadora no que se refere à garantia de uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e de hábitos de vida. Esta revisão sistematizada teve como objetivo abordar o papel do cirurgião-dentista enquanto educador, capaz de atuar em ações voltadas para escolares, e em seguida fazer uma reflexão acerca do processo de formação profissional nesse contexto. Foram consultadas as bases LILACS e BBO via Biblioteca Virtual em Saúde e SciELO, com busca restrita para publicações entre os anos de 2009 a 2019, em língua portuguesa e realizadas no Brasil. Os descritores empregados foram educação, criança, saúde bucal e Odontologia. Foram selecionados e analisados nove artigos, os quais contemplavam atividades educativas em saúde bucal para crianças em escolas. Adicionalmente, foi feita uma reflexão sobre a capacitação do cirurgião-dentista, com base na nas Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia. Observou-se que a ações educativas são de suma importância para as crianças, com impactos positivos em suas vidas, em condições clínicas e comportamentais. De modo reflexivo, coube um olhar crítico à fragilidade do que ainda é proposto durante a formação do cirurgião-dentista, mesmo mediante propostas curriculares atuais que almejam a expansão de competências e habilidades para fora do ambiente clínico. Concluiu-se que as pesquisas consultadas revelaram o aspecto positivo das ações em saúde bucal executadas. Contudo, sabe-se que, apesar do atual cenário estimulado por novas propostas curriculares, aos cirurgiões-dentistas ainda é custosa a transposição de barreiras que permitam maior engajamento em atividades educativas, que aqui foram reveladas como essenciais para o público escolar.
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