Atividades educativas em saúde bucal desenvolvidas por cirurgiões-dentistas com escolares: uma revisão sistematizada da literatura

Autores/as

  • Niliana Teixeira de Faria Campestrini Prefeitura Municipal de Curitiba
  • Bárbara Munhoz da Cunha Universidade Positivo
  • Prescila Mota de Oliveira Kublitski Universidade Positivo
  • Léo Kriger Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Pablo Guilherme Caldarelli Universidade Positivo
  • Marilisa Carneiro Leão Gabardo Universidade Positivo

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.886

Palabras clave:

Promoção da Saúde. Educação em Saúde. Escola. Pré-Escolar. Saúde Bucal. Cirurgião-Dentista.

Resumen

Promover saúde bucal por meio da educação é uma estratégia possível de ser realizada por profissionais da área odontológica. No entanto, é tarefa desafiadora no que se refere à garantia de uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e de hábitos de vida. Esta revisão sistematizada teve como objetivo abordar o papel do cirurgião-dentista enquanto educador, capaz de atuar em ações voltadas para escolares, e em seguida fazer uma reflexão acerca do processo de formação profissional nesse contexto. Foram consultadas as bases LILACS e BBO via Biblioteca Virtual em Saúde e SciELO, com busca restrita para publicações entre os anos de 2009 a 2019, em língua portuguesa e realizadas no Brasil. Os descritores empregados foram educação, criança, saúde bucal e Odontologia. Foram selecionados e analisados nove artigos, os quais contemplavam atividades educativas em saúde bucal para crianças em escolas. Adicionalmente, foi feita uma reflexão sobre a capacitação do cirurgião-dentista, com base na nas Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia. Observou-se que a ações educativas são de suma importância para as crianças, com impactos positivos em suas vidas, em condições clínicas e comportamentais. De modo reflexivo, coube um olhar crítico à fragilidade do que ainda é proposto durante a formação do cirurgião-dentista, mesmo mediante propostas curriculares atuais que almejam a expansão de competências e habilidades para fora do ambiente clínico. Concluiu-se que as pesquisas consultadas revelaram o aspecto positivo das ações em saúde bucal executadas. Contudo, sabe-se que, apesar do atual cenário estimulado por novas propostas curriculares, aos cirurgiões-dentistas ainda é custosa a transposição de barreiras que permitam maior engajamento em atividades educativas, que aqui foram reveladas como essenciais para o público escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Vasconcelos M, Grillo MJC, Soares SM. Práticas pedagógicas em Atenção Básica à Saúde. Tecnologias para abordagem ao indivíduo, família e comunidade. Unidade Didática I - Organização do processo de trabalho na Atenção Básica à Saúde. Belo Horizonte: Editora UFMG/Nescon – UFMG; 2009. 72 p.

Alves MU, Volschan BCG, Haas NAT. Educação em saúde bucal: sensibilização dos pais de crianças atendidas na clínica integrada de duas universidades privadas. Pesq Bras Odontoped Clin Integr. 2004; 4(1): 47-51.

Pauleto ARC, Pereira MLT, Cyrino EG. Saúde bucal: uma revisão crítica sobre programações educativas para escolares. Ciênc saúde coletiva. 2004; 9(1): 121-30.

Brock A, Dodds S, Jarvis P, Olusoga Y. Brincar - Atividade para a vida. Porto Alegre: Artmed; 2011. 432 p.

Venâncio DR, Gibilini C, Batista MJ, Gonçalo CS, Sousa MLR. Promoção da saúde bucal: desenvolvendo material lúdico para crianças na faixa etária pré-escolar. J Health Sci Inst. 2011; 29(3): 153-6.

Antonio LP, Gouvêa GR, Souza LZ, Cortellazzi KL. Avaliação de diferentes métodos educativos em saúde bucal em crianças na faixa etária de 7 a 10 anos de idade. RFO UPF. 2015; 18(2): 52-8.

Haque SE, Rahman M, Itsuko K, MutaharaM, Kayako S, Tsutsumi A, et al. Effect of a school-based oral health education in preventing untreated dental caries and increasing knowledge, attitude, and practices among adolescents in Bangladesh. BMC Oral Health. 2016; 16:4 4.

Carcereri DL, Peres ACO, Ludwig CP, Oliveira TFS, Menosso AG, Bortoli JQ, et al. Práticas inovadoras de educação em saúde bucal para promoção da saúde: relato de experiência. Extensio: R Eletr de Extensão. 2017; 14(26): 143-51.

Bausen AG, Scarparo A, Barcelos R. A eficiência da promoção da saúde bucal no ambiente escolar: revisão de literatura. Rev Bras Odontol. 2018; 75 (Supl. 2): 53.

Milanez LMPF, Berry M; Souza MIC, Cardoso AL. SB na escola: development of an educational platform for users of the ‘Programa Saúde na Escola’. Rev Bras Odontol. 2018; 75: e1176.

Vasconcelos R, Matta ML, Pordeus IA, Paiva SM. Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil. PGR-Pós-Grad Rev Fac Odontol São José dos Campos. 2001; 4(3): 43-51.

Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Subchefias de assuntos jurídicos. Decreto nº 6.286 de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília 6 de dezembro de 2007. Seção1. p. 2.

Costa MM, Barbosa ADL, Fernandes JMFA, Fonseca FRA, Paredes SO. Conhecimento e práticas em saúde bucal nas escolas de ensino fundamental de um município de pequeno porte do sertão paraibano. Arq Odontol. 2014; 50(04): 193-202.

Oliveira EL, Riatto SG, Vieira APSB, Carvalho G, Fonseca M, Guedes V, et al. A importância do nível de conhecimento dos professores de escola pública do ensino fundamental sobre saúde bucal – revisão de literatura. Revista Campo do Saber. 2018; 4(5): 2-16.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília; 2004.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CES3 de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União. Brasília, 4 de março de 2002. seção 1, p.10.

Borges BCD, Trindade FCS, Silva RSG, Fernandes MJM, Costa ICC, Pinheiro IVA. A escola como espaço promotor de saúde bucal: cuidando de escolares por meio de ações coletivas. Rev Baiana Saúde Pública. 2009; 33(4)? 642-53.

Valarelli FP, Franco RM, Sampaio CC, Mauad C, Passos VAB, Vitor LLR, et.al. Importância dos programas de educação e motivação para saúde bucal em escolas: relato de experiência. Odontol Clín-Cient. 2011; 10(2): 173-6.

Barreto DM, Paiva SM, Ramos-Jorge ML, Ferreira MC. Avaliação da eficácia de uma atividade educativo-preventiva com pré-escolares: estudo piloto de um ensaio clínico randomizado. Arq Odontol. 2013; 49(3): 113-21.

Garcia PPNS, Nogueira I, Dovigo LN, Dotta EAV, Dovigo MRPN, Nassour EISC, et al. Educação em saúde: efeito de um método de auto-instrução sobre os níveis de higiene oral em escolares. Pesqui Bras Odontopediatria Clín Integr. 2009; 9(3): 333-7.

Castro MCS, Costa ICC. A literatura de cordel como instrumento didático-pedagógico na educação, motivação e promoção da saúde bucal. Rev Ciênc Plur. 2015; 1(1): 40-9.

Ribeiro DG, Dovigo LN, Silva SRC. Avaliação de um método educativo em saúde bucal aplicado em escolares de ensino público. Arq Odontol. 2009; 45(3): 154-9.

Carvalho THL, Pinheiro NMS, Santos JMA, Costa LED, Queiroz FS, Nóbrega CBC. Estratégias de promoção de saúde para crianças em idade pré-escolar do município de Patos-PB. Rev Odontol UNESP. 2013; 42(6): 426-31.

Figueiredo MC, Garcia M, Barone DAC, Oliveira R, Lurmmerz G. Gamificação em saúde bucal: experiência com escolares de zona rural. Rev ABENO. 2015; 15(3): 98-108.

Orsi VME, Pereira AA, Flório FM, Souza LZ, Boaretto P, Pinheiro PPS, et al. Hábitos e conhecimentos de escolares sobre saúde bucal. RGO - Rev Gaúcha Odontol. 2009; 57(3): 291-6.

Stein C, Santos NML, Hilgert JB, Hugo FN. Effectiveness of oral health education on oral hygiene and dental caries in schoolchildren: Systematic review and meta-analysis. Community Dent Oral Epidemiol. 2018; 46(1): 30-7.

Pinto CL, Tavares HM. O lúdico na aprendizagem: apreender e aprender. Revista da Católica, Uberlândia. 2010; 2(3): 226-35.

Morano Junior M, Mialhe FL. A importância da professora na promoção de saúde bucal dos escolares. Rev Odontol Univ Cid São Paulo. 2008; 20(1): 19-22.

Malik A, Sabharwal S, Kumar A, Singh Samant P, Singh A, Kumar Pandey V. Implementation of game-based oral health education vs conventional oral health education on children’s oral health-related knowledge and oral hygiene status. Int J Clin Pediatr Dent. 2017; 10(3): 257-60.

Vieira LS, Saporetti GM, Belisário SA. Programa saúde na escola: marcos jurídicos e institucionais. Rev Med Minas Gerais. 2016; 26 (Supl 8): S381-7.

Mello CCB, Alves RO, Lemos SMA. Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura. Rev CEFAC. 2014; 16(6): 2015-28.

Farias MR, Sampaio JJC. Papel do cirurgião-dentista na equipe de saúde da família. Rev Gaúcha Odontol. 2011; 59(1): 109-15.

Cawahisa PT, Terada RSS, Pascotto RC, Occhi IG, Fujimaki M. Atividades realizadas durante o estágio supervisionado do curso de odontologia da UEM em um centro de educação infantil. Ciênc Cuid Saúde. 2013; 12(2): 375-81.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde; 2018.

Publicado

25-12-2019

Cómo citar

Campestrini, N. T. de F., da Cunha, B. M., Kublitski, P. M. de O., Kriger, L., Caldarelli, P. G., & Gabardo, M. C. L. (2019). Atividades educativas em saúde bucal desenvolvidas por cirurgiões-dentistas com escolares: uma revisão sistematizada da literatura. Revista Da ABENO, 19(4), 46–54. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.886

Número

Sección

Artículo