The academic profile of Brazilian Dentistry course coordinators
an interface with Bioethics
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.2075Keywords:
Job Desciption, Organization and Administration, Bioethics, DentistryAbstract
The National Curriculum Guidelines for the Undergraduate Course in Dentistry guide towards for humanistic, critical, and reflective education, with activities based on ethical/bioethical principles. Considering that undergraduate course coordinators are essential in conducting the education process, a nationwide study was carried out with the objective of evaluating the academic profile of these actors. This is a cross-sectional, documentary, exploratory, and analytical study. The data collection was carried out between June and July 2020, from the consultation of curricula on the Lattes Platform. Descriptive and univariate analyses were performed. The curricula of the coordinators from 446 Dentistry courses in activity in Brazil were analyzed. Of these, 53.0% were male; 94.2% graduated in Dentistry; 81.2% had at least one specialization, 89.5% had a master's degree, and 52.0% had a doctorate; 0.4% had a specialization in bioethics and 0.7% in legal dentistry; 11.7% had already lectured subjects in ethics (deontology and bioethics); 3.8% had participated in research projects, and 2.0% in extension projects related to ethics; while 6.1% had publications related to deontology, ethics, and/or bioethics. It is concluded that most coordinators have specialization and master's degrees, and just over half have a doctorate. However, few have some training in the areas of ethics and/or bioethics, or have extension and research projects in these fields of knowledge.
Downloads
References
Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996 [citado em 20 de fevereiro de 2022]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais do curso de Graduação em Odontologia. Brasília, Diário Oficial da União, seção 1, p. 10, 04 mar. 2002 [citado em 20 de fevereiro de 2022]. Disponível em:
Brasil, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 3, de 21 de junho de 2021: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências. Diário Oficial da União. dd. 115, seção 1, p. 76-78, 2021 [citado em 20 de fevereiro de 2022]. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-3-de-21-de-junho-de-2021-327321299
Musse JO, Boing AF, Martino FS, Silva RHA, Vaccarezza GF, Ramos DLP. O Ensino da bioética nos cursos de graduação em odontologia do estado de São Paulo. Arq Cienc Saude [Internet]. 2007 [citado em 20 de fevereiro de 2022];14(1):3-16. Disponível em: https://repositorio-racs.famerp.br/racs_ol/vol-14-1/ID172.pdf
Puplaksis NV, Silva MMP, Nobile R, Ramos DLP. A disciplina de bioética na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Rev Latinoam Bioet [Internet]. 2010 [citado em 22 de fevereiro de 2022];10(2):68-75. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/rlb/v10n2/v10n2a06.pdf
Rego S, Palácios M, Siqueira-Batista R. Bioética para Profissionais de Saúde. 2ª reimp. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2020.
Junqueira CR, Silva PMT, Junqueira SR, Ramos DLP. O ensino de bioética: avaliação discente por meio de fóruns de discussão na Internet. Acta Bioeth [Internet]. 2012 [citado em 22 de fevereiro de 2022];18(1):93-100. doi: http://dx.doi.org/10.4067/S1726-569X2012000100008
Feuerwerker L, Almeida M. Diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: é tempo de ação! Rev Bras Enferm [Internet]. 2003 [citado em 22 de fevereiro de 2022];56(4). doi: https://doi.org/10.1590/S0034-71672003000400006
Delfino R, Candido MLB, Mota AC, Campos L, Dejuste MT. Ensino Superior: O Novo Perfil do Coordenador de Curso. São José dos Campos: Universidade do Vale do Paraíba. 2008 [citado em 22 de fevereiro de 2022];1-4. Disponível em: https://www.inicepg.un-vap.br/cd/INIC_2008/anais/arquivosEPG/EPG00823_01_O.pdf
Walter SA, Schneider MA, Rocha DT, Domingues MJCS, Tontini G. Perfil intraempreendedor e ações dos gestores dos cursos de Ciências Contábeis da região oeste do Paraná. REPeC [Internet]. 2012 [citado em 22 de fevereiro de 2022];6(1):73-89. doi: https://doi.org/10.17524/repec.v6i1.242
Ferrari FC, Nascimento KA. Perfil dos Coordenadores de Cursos de uma Instituição de Ensino Superior Mineira. Rev Elet Faculdade Metodista Granbery [Internet]. 2014 [citado em 22 de fevereiro de 2022];16:1-11. Disponível em: https://docplayer.com.br/61507699-Perfil-dos-coordenadores-de-cursos-de-uma-instituicao-de-ensino-superior-mineira.html
Brasil. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior (Daes). Sistema de Avaliação da Educação Superior Condições de Ensino 2002. Manual de Avaliação do Curso de Odontologia. Brasília, 2002 [citado em 22 de fevereiro de 2022]. p.99. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/ACE-Odontologia08-07-02.pdf
ABMES. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Funções do Coordenador de Curso: Como Construir o Coordenador Ideal. 2016 [citado em 22 de fevereiro de 2022]:1-44. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/publicacoes/ABMESCaderno8.pdf
Marra AV, Melo MCOL. A prática social de gerentes universitários em uma instituição pública. Rev Adm Contemp [Internet]. 2005 [citado em 22 de fevereiro de 2022];9(3):9–31. doi: https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000300002
Silveira JL, Bremer CF, Oliveira NP. Competências e desafios de gestores de uma instituição federal de ensino superior. Revista MultiAtual [Internet]. 2020 [citado em 22 de fevereiro de 2022];1(4):186-20. Disponível em: https://www.multiatual.com.br/2020/08/competencias-e-desafios-de-gestores-de.html
Secco LG, Pereira MLT. Formadores em odontologia: profissionalização docente e desafios político-estruturais. Cienc Saude Colet [Internet]. 2004 [citado em 22 de fevereiro de 2022];9(1):113-120. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-81232004000100011
Almeida A, Binotto E. Perfil dos gestores das Unidades Acadêmicas de uma Universidade Federal do Centro Oeste: desafios e oportunidades. Curitiba: PROFIAP; 2016:1-8.
Ferreira JMP, Paiva KCM. Competências gerenciais dos coordenadores de cursos de instituições privadas de ensino superior na cidade de Fortaleza, CE. RACE [Internet]. 2017 [citado em 22 de fevereiro de 2022];16(2):681-702. doi: https://doi.org/10.18593/race.v16i2.13057
Santos L, Bronnemann MR. Desafios da gestão em instituições de ensino superior: um estudo de caso a partir da percepção de diretores de centro de uma IES pública do sul do Brasil. Revista GUAL [Internet]. 2013 [citado em 22 de fevereiro de 2022];6(1):01-21. doi: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n1p1
Demo P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
Freire SM, Tunes UR. A importância dos princípios da bioética na formação do cirurgião dentista contemporâneo. J Dent Pub H [Internet]. 2017 [citado em 22 de fevereiro de 2022];8(1):3-5. doi:
https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v8i1.1321
Dantas F, Sousa EG. Ensino da deontologia, ética médica e bioética nas escolas médicas Brasileiras: uma revisão sistemática. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2008 [citado em 22 de fevereiro de 2022];32(4):507–517. doi: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000400014
Cortina A. O fazer ético: guia para educação moral. São Paulo: Moderna; 2003.
Sabadia JAB. O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em Geologia na Universidade Federal do Ceara. Rev Geol [Internet]. 1998 [citado em 22 de fevereiro de 2022];11(1):23-29. Disponível em:
https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/15141/1/1998_art_jabsabadia.pdf
Barbosa MAC, Mendonça JRC. O professor-gestor e as políticas institucionais para formação de professores de ensino superior para a gestão universitária. E&G Economia Gestao [Internet]. 2016 [citado em 22 de fevereiro de 2022];16(42):61-88. doi: https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n42p61
Figueiredo AM. Perfil acadêmico dos professores de bioética nos cursos de pós-graduação no Brasil. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2011 [citado em 22 de fevereiro de 2022];35(2):163–170. doi: https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000200004
Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. A aderência dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia às diretrizes curriculares nacionais. Brasília: Ministério da Saúde, 2006; [citado em 22 de fevereiro de 2022]. Disponível em:
https://abeno.org.br/abeno-files/downloads/download_20111215103241.pdf
Gomes AP, Rego S. Pierre Bourdieu and medical education. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2013 [citado em 22 de fevereiro de 2022];37(2):260-265. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbem/a/V8FPNfwFNhb6XmPZn9XxwPF/
Colodette RM, Moreira TR, Siqueira-Batista R, Gomes AP. Bioethics in Brazilian dentistry undergraduate courses. Braz J Develop [Internet]. 2022 [citado em 22 de fevereiro de 2022];8:54754-54768. doi: https://doi.org/10.34117/bjdv8n8-004
Motta LCS, Oliveira LN, Silva E, Siqueira-Batista R. Decision-making in clinical (bio)ethics: contemporary approaches. Rev Bioetica [Internet]. 2016 [citado em 22 de fevereiro de 2022];24(2):304-314. doi: https://doi.org/10.1590/1983-80422016242131
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).