El perfil académico de los coordinadores de cursos de Odontología brasileños

una interfaz con la Bioética

Autores/as

  • Renata Maria Colodette Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil.
  • Andréia Patrícia Gomes Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil.
  • Tiago Ricardo Moreira Universidade Federal de Viçosa (UFV),Viçosa, Minas Gerais, Brasil.
  • Rodrigo Siqueira-Batista Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.2075

Palabras clave:

Perfil Laboral, Organización y Administración, Bioética, Odontología

Resumen

Las Directrices Curriculares Nacionales para los Cursos de Pregrado en Odontología prevén una formación humanística, crítica, y reflexiva basada en principios éticos/bioéticos. Considerando que los coordinadores de los cursos de pregrado son fundamentales en el proceso de formación, se realizó una pesquisa nacional para analizar el perfil académico de esos profesionales. Se trata de una investigación transversal, documental, exploratoria, y analítica. La colecta de datos se realizó entre junio y julio de 2020, a partir de la consulta de planes de estudio en la Plataforma Lattes. Se realizaron análisis descriptivos y univariados. Fueron analizados los currículos de los coordinadores de los 446 cursos de Odontología activos en Brasil. De los mismos, 53,0% eran hombres; 94,2% eran graduados en Odontología; 81,2% tenían por lo menos una especialización, 89,5% maestría y 52,0% doctorado; 0,4% tenían especialización en Bioética, y 0,7% en Odontología Legal; 11,7% ya había impartido asignaturas en las áreas de ética (deontológica y bioética); 3,8% participaba en proyectos de investigación, y 2,0% en proyectos de extensión relacionados con la ética; 6,1% tenía publicaciones relacionadas con la deontología, la ética y/o la bioética. Se concluye que la mayoría de los coordinadores tienen títulos de especialización y maestría, y poco más de la mitad tienen un doctorado. No obstante, pocos tienen formación en las áreas de ética y/o bioética, o presentan proyectos de extensión e investigación en estos campos del conocimiento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Maria Colodette, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil.

Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil.

Andréia Patrícia Gomes, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil.

Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil.

Tiago Ricardo Moreira, Universidade Federal de Viçosa (UFV),Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Viçosa (UFV),Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Rodrigo Siqueira-Batista, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil.

Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil.

Citas

Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996 [citado em 20 de fevereiro de 2022]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais do curso de Graduação em Odontologia. Brasília, Diário Oficial da União, seção 1, p. 10, 04 mar. 2002 [citado em 20 de fevereiro de 2022]. Disponível em:

https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=04/03/2002&jornal=1&pagina=10&totalArquivos=120

Brasil, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 3, de 21 de junho de 2021: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências. Diário Oficial da União. dd. 115, seção 1, p. 76-78, 2021 [citado em 20 de fevereiro de 2022]. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-3-de-21-de-junho-de-2021-327321299

Musse JO, Boing AF, Martino FS, Silva RHA, Vaccarezza GF, Ramos DLP. O Ensino da bioética nos cursos de graduação em odontologia do estado de São Paulo. Arq Cienc Saude [Internet]. 2007 [citado em 20 de fevereiro de 2022];14(1):3-16. Disponível em: https://repositorio-racs.famerp.br/racs_ol/vol-14-1/ID172.pdf

Puplaksis NV, Silva MMP, Nobile R, Ramos DLP. A disciplina de bioética na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Rev Latinoam Bioet [Internet]. 2010 [citado em 22 de fevereiro de 2022];10(2):68-75. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/rlb/v10n2/v10n2a06.pdf

Rego S, Palácios M, Siqueira-Batista R. Bioética para Profissionais de Saúde. 2ª reimp. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2020.

Junqueira CR, Silva PMT, Junqueira SR, Ramos DLP. O ensino de bioética: avaliação discente por meio de fóruns de discussão na Internet. Acta Bioeth [Internet]. 2012 [citado em 22 de fevereiro de 2022];18(1):93-100. doi: http://dx.doi.org/10.4067/S1726-569X2012000100008

Feuerwerker L, Almeida M. Diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: é tempo de ação! Rev Bras Enferm [Internet]. 2003 [citado em 22 de fevereiro de 2022];56(4). doi: https://doi.org/10.1590/S0034-71672003000400006

Delfino R, Candido MLB, Mota AC, Campos L, Dejuste MT. Ensino Superior: O Novo Perfil do Coordenador de Curso. São José dos Campos: Universidade do Vale do Paraíba. 2008 [citado em 22 de fevereiro de 2022];1-4. Disponível em: https://www.inicepg.un-vap.br/cd/INIC_2008/anais/arquivosEPG/EPG00823_01_O.pdf

Walter SA, Schneider MA, Rocha DT, Domingues MJCS, Tontini G. Perfil intraempreendedor e ações dos gestores dos cursos de Ciências Contábeis da região oeste do Paraná. REPeC [Internet]. 2012 [citado em 22 de fevereiro de 2022];6(1):73-89. doi: https://doi.org/10.17524/repec.v6i1.242

Ferrari FC, Nascimento KA. Perfil dos Coordenadores de Cursos de uma Instituição de Ensino Superior Mineira. Rev Elet Faculdade Metodista Granbery [Internet]. 2014 [citado em 22 de fevereiro de 2022];16:1-11. Disponível em: https://docplayer.com.br/61507699-Perfil-dos-coordenadores-de-cursos-de-uma-instituicao-de-ensino-superior-mineira.html

Brasil. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior (Daes). Sistema de Avaliação da Educação Superior Condições de Ensino 2002. Manual de Avaliação do Curso de Odontologia. Brasília, 2002 [citado em 22 de fevereiro de 2022]. p.99. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/ACE-Odontologia08-07-02.pdf

ABMES. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Funções do Coordenador de Curso: Como Construir o Coordenador Ideal. 2016 [citado em 22 de fevereiro de 2022]:1-44. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/publicacoes/ABMESCaderno8.pdf

Marra AV, Melo MCOL. A prática social de gerentes universitários em uma instituição pública. Rev Adm Contemp [Internet]. 2005 [citado em 22 de fevereiro de 2022];9(3):9–31. doi: https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000300002

Silveira JL, Bremer CF, Oliveira NP. Competências e desafios de gestores de uma instituição federal de ensino superior. Revista MultiAtual [Internet]. 2020 [citado em 22 de fevereiro de 2022];1(4):186-20. Disponível em: https://www.multiatual.com.br/2020/08/competencias-e-desafios-de-gestores-de.html

Secco LG, Pereira MLT. Formadores em odontologia: profissionalização docente e desafios político-estruturais. Cienc Saude Colet [Internet]. 2004 [citado em 22 de fevereiro de 2022];9(1):113-120. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-81232004000100011

Almeida A, Binotto E. Perfil dos gestores das Unidades Acadêmicas de uma Universidade Federal do Centro Oeste: desafios e oportunidades. Curitiba: PROFIAP; 2016:1-8.

Ferreira JMP, Paiva KCM. Competências gerenciais dos coordenadores de cursos de instituições privadas de ensino superior na cidade de Fortaleza, CE. RACE [Internet]. 2017 [citado em 22 de fevereiro de 2022];16(2):681-702. doi: https://doi.org/10.18593/race.v16i2.13057

Santos L, Bronnemann MR. Desafios da gestão em instituições de ensino superior: um estudo de caso a partir da percepção de diretores de centro de uma IES pública do sul do Brasil. Revista GUAL [Internet]. 2013 [citado em 22 de fevereiro de 2022];6(1):01-21. doi: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n1p1

Demo P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Freire SM, Tunes UR. A importância dos princípios da bioética na formação do cirurgião dentista contemporâneo. J Dent Pub H [Internet]. 2017 [citado em 22 de fevereiro de 2022];8(1):3-5. doi:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v8i1.1321

Dantas F, Sousa EG. Ensino da deontologia, ética médica e bioética nas escolas médicas Brasileiras: uma revisão sistemática. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2008 [citado em 22 de fevereiro de 2022];32(4):507–517. doi: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000400014

Cortina A. O fazer ético: guia para educação moral. São Paulo: Moderna; 2003.

Sabadia JAB. O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em Geologia na Universidade Federal do Ceara. Rev Geol [Internet]. 1998 [citado em 22 de fevereiro de 2022];11(1):23-29. Disponível em:

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/15141/1/1998_art_jabsabadia.pdf

Barbosa MAC, Mendonça JRC. O professor-gestor e as políticas institucionais para formação de professores de ensino superior para a gestão universitária. E&G Economia Gestao [Internet]. 2016 [citado em 22 de fevereiro de 2022];16(42):61-88. doi: https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n42p61

Figueiredo AM. Perfil acadêmico dos professores de bioética nos cursos de pós-graduação no Brasil. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2011 [citado em 22 de fevereiro de 2022];35(2):163–170. doi: https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000200004

Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. A aderência dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia às diretrizes curriculares nacionais. Brasília: Ministério da Saúde, 2006; [citado em 22 de fevereiro de 2022]. Disponível em:

https://abeno.org.br/abeno-files/downloads/download_20111215103241.pdf

Gomes AP, Rego S. Pierre Bourdieu and medical education. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2013 [citado em 22 de fevereiro de 2022];37(2):260-265. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rbem/a/V8FPNfwFNhb6XmPZn9XxwPF/

Colodette RM, Moreira TR, Siqueira-Batista R, Gomes AP. Bioethics in Brazilian dentistry undergraduate courses. Braz J Develop [Internet]. 2022 [citado em 22 de fevereiro de 2022];8:54754-54768. doi: https://doi.org/10.34117/bjdv8n8-004

Motta LCS, Oliveira LN, Silva E, Siqueira-Batista R. Decision-making in clinical (bio)ethics: contemporary approaches. Rev Bioetica [Internet]. 2016 [citado em 22 de fevereiro de 2022];24(2):304-314. doi: https://doi.org/10.1590/1983-80422016242131

Publicado

10-10-2023

Cómo citar

Colodette, R. M., Gomes, A. P., Moreira, T. R., & Siqueira-Batista, R. (2023). El perfil académico de los coordinadores de cursos de Odontología brasileños: una interfaz con la Bioética. Revista Da ABENO, 23(1), 2075 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.2075

Número

Sección

Artículo