Dental instrument kit
12 Years of Experience at a Public University in Northeastern Brazil
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2141Keywords:
Education in Dentistry, Social inclusion, Teaching Materials, Affirmative ActionsAbstract
The present work aims to report the experience of 12 years of the loan program of dental instruments called Kit Odontológico at the Federal University of Piauí (UFPI). This benefit exists within the institutional Student Assistance policy in order to contribute to the permanence of Dentistry students in the course, being subsidized by the National Student Assistance Plan (PNAES), regulated by Decree No. 7.234/2010. The loan of the kit is mediated by the Pro-Rectory of Student and Community Affairs (PRAEC) and began in 2011 with the purchase of dental instruments by UFPI that would be given to students, quota holders or those in a situation of socioeconomic vulnerability, in a lending regime until the end of the course. Currently, the selection of beneficiaries is carried out at the beginning of each school term, through a specific Notice and through socioeconomic evaluation by the PRAEC team. In addition to the kit, beneficiaries receive psychosocial and pedagogical support throughout the course. Since 2011, UFPI has provided 167 dental kits with around 38 items each and currently has 61 kits in the possession of students. Although it does not include all the instruments and materials required during the course, the Dental Kit is a consolidated benefit within the scope of UFPI and has helped low-income students to stay at the university, significantly reducing the historical inequalities of Dentistry.
Downloads
References
Santos ACE, Santos GG, Sampaio SMR. Ação Afirmativa: uma resposta à crise de legitimidade das universidades públicas. In: Observatório da Vida Estudantil: universidade, responsabilidade social e juventude/Organização e apresentação Georgina Gonçalves dos Santos, Sônia Maria Rocha Sampaio. Salvador: EDUFBA; 2013.
Ristoff D. O Novo Perfil do Campus Brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação [Internet]. 2014 [citado em 02 de agosto de 2023];19(3):723-747. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2058
Brasil. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial da União; 2010 [citado em 02 de agosto de 2023]. Disponível em: https://goo.gl/CN8ahJ
Teixeira MC, Silva MC, Silva AN. Criação do banco de instrumentais odontológicos de uma universidade pública como instrumento democrático na formação em saúde. Rev ABENO [Internet]. 2021;21(1):1230. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1230
Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. In V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES-2018. Uberlândia; 2019 [citado em 02 de agosto de 2023]. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf
Martins AB, Menezes IHCF, Queiroz MG. Estudantes de Odontologia cotistas e o instrumental odontológico. Rev ABENO [Internet]. 2019;19(3):58-68. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i3.763
Cavalcante JA, Mont'Alverne CR, Meyer AI, Petta LA, Medeiros ML, Austrilino L. A prática pedagógica e a permanência de cotistas afrodescendentes no Curso de Odontologia. NTQR [Internet]. 2020;2(1):658-674. doi: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.658-674
Universidade Federal do Piauí (Brasil). Resolução CEPEX/UFPI n° 319, de 8 de agosto de 2022. Regulamenta as normas sobre os auxílios e benefícios da Assistência Estudantil, executada no âmbito da Universidade Federal do Piauí. 2022 [citado em 02 de agosto de 2023]. Disponível em: https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/2022/RESOLU%C3%87%C3%83O_CEPEX.pdf
Macêdo PS, Macêdo MB, Silva LT, Filho MAGA. Curso de Odontologia da UFPI: 50 anos de interação com a educação e saúde no Piauí. Tempus [Internet]. 2011;5(3):151-161. doi: https://doi.org/10.18569/tempus.v5i3.1051
Universidade Federal do Piauí. Estrutura Curricular do curso de Odontologia [Internet] 2024 [citado em 02 de agosto de 2023]. Disponível em: https://sigaa.ufpi.br/sigaa/link/public/curso/curriculo/34839142
Brasil. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União; 2012. p. 1-5 [citado em 02 de agosto de 2023]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.html
Morita MC, Amante CJ, Tanaka EE, Porto NA, Hayassy A, Miguel LCM, et al. Instrumentais Odontológicos essenciais para a graduação em Odontologia. Rev ABENO [Internet]. 2016 [citado em 02 de agosto de 2023];16(Supl1):311. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/311
Guimarães CS, Almeida LE, Oliveira V. Avanços e desafios do sistema de cotas raciais em instituições brasileiras e públicas federais de ensino superior e a Odontologia: uma revisão narrativa. Braz J Dev [Internet]. 2023;9(1):3410-3427. doi: https://doi.org/10.34117/bjdv9n1-235
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).