Programa de préstamo de instrumentos dentales
12 años de experiencia en una universidad pública del Nordeste de Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2141Palabras clave:
Educación en Odontología, Inclusión social, Materiales de enseñanza, Política PúblicaResumen
El presente trabajo tiene como objetivo relatar la experiencia de 12 años del programa de préstamo de instrumentos odontológicos denominado Kit Odontologico de la Universidad Federal de Piauí (UFPI). Este beneficio existe dentro de la política institucional de Asistencia Estudiantil para contribuir a la permanencia de los estudiantes de Odontología en la carrera, siendo subsidiado por el Plan Nacional de Asistencia Estudiantil (PNAES), reglamentado por el Decreto N° 7.234/2010. El préstamo del kit es mediado por la Prorrectoría de Asuntos Estudiantiles y Comunitarios (PRAEC) y comenzó en 2011 con la compra de instrumentos odontológicos por parte de la UFPI que serían entregados a estudiantes, cupos o en situación de vulnerabilidad socioeconómica, en régimen de préstamo hasta el final del curso. Actualmente, la selección de beneficiarios se realiza al inicio de cada ciclo escolar, a través de una Convocatoria específica y mediante evaluación socioeconómica por parte del equipo del PRAEC. Además del kit, los beneficiarios reciben apoyo psicosocial y pedagógico durante todo el curso. Desde 2011, la UFPI entregó 167 kits dentales con alrededor de 38 artículos cada uno y actualmente tiene 61 kits en posesión de los estudiantes. Aunque no incluye todos los instrumentos y materiales requeridos durante el curso, el Kit Dental es un beneficio consolidado en el ámbito de la UFPI y ha ayudado a estudiantes de bajos recursos a permanecer en la universidad, reduciendo significativamente las desigualdades históricas de la Odontología.
Descargas
Citas
Santos ACE, Santos GG, Sampaio SMR. Ação Afirmativa: uma resposta à crise de legitimidade das universidades públicas. In: Observatório da Vida Estudantil: universidade, responsabilidade social e juventude/Organização e apresentação Georgina Gonçalves dos Santos, Sônia Maria Rocha Sampaio. Salvador: EDUFBA; 2013.
Ristoff D. O Novo Perfil do Campus Brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação [Internet]. 2014 [citado em 02 de agosto de 2023];19(3):723-747. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2058
Brasil. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial da União; 2010 [citado em 02 de agosto de 2023]. Disponível em: https://goo.gl/CN8ahJ
Teixeira MC, Silva MC, Silva AN. Criação do banco de instrumentais odontológicos de uma universidade pública como instrumento democrático na formação em saúde. Rev ABENO [Internet]. 2021;21(1):1230. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1230
Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. In V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES-2018. Uberlândia; 2019 [citado em 02 de agosto de 2023]. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf
Martins AB, Menezes IHCF, Queiroz MG. Estudantes de Odontologia cotistas e o instrumental odontológico. Rev ABENO [Internet]. 2019;19(3):58-68. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i3.763
Cavalcante JA, Mont'Alverne CR, Meyer AI, Petta LA, Medeiros ML, Austrilino L. A prática pedagógica e a permanência de cotistas afrodescendentes no Curso de Odontologia. NTQR [Internet]. 2020;2(1):658-674. doi: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.658-674
Universidade Federal do Piauí (Brasil). Resolução CEPEX/UFPI n° 319, de 8 de agosto de 2022. Regulamenta as normas sobre os auxílios e benefícios da Assistência Estudantil, executada no âmbito da Universidade Federal do Piauí. 2022 [citado em 02 de agosto de 2023]. Disponível em: https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/2022/RESOLU%C3%87%C3%83O_CEPEX.pdf
Macêdo PS, Macêdo MB, Silva LT, Filho MAGA. Curso de Odontologia da UFPI: 50 anos de interação com a educação e saúde no Piauí. Tempus [Internet]. 2011;5(3):151-161. doi: https://doi.org/10.18569/tempus.v5i3.1051
Universidade Federal do Piauí. Estrutura Curricular do curso de Odontologia [Internet] 2024 [citado em 02 de agosto de 2023]. Disponível em: https://sigaa.ufpi.br/sigaa/link/public/curso/curriculo/34839142
Brasil. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União; 2012. p. 1-5 [citado em 02 de agosto de 2023]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.html
Morita MC, Amante CJ, Tanaka EE, Porto NA, Hayassy A, Miguel LCM, et al. Instrumentais Odontológicos essenciais para a graduação em Odontologia. Rev ABENO [Internet]. 2016 [citado em 02 de agosto de 2023];16(Supl1):311. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/311
Guimarães CS, Almeida LE, Oliveira V. Avanços e desafios do sistema de cotas raciais em instituições brasileiras e públicas federais de ensino superior e a Odontologia: uma revisão narrativa. Braz J Dev [Internet]. 2023;9(1):3410-3427. doi: https://doi.org/10.34117/bjdv9n1-235
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).