Kit de instrumentais odontológicos

12 anos de experiência em universidade pública no Nordeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2141

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Inclusão Social, Materiais de Ensino, Ações afirmativas

Resumo

O presente trabalho objetiva relatar a experiência de 12 anos do programa de empréstimo de instrumentais odontológicos denominado Kit Odontológico na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Este benefício existe dentro da política institucional de Assistência Estudantil de modo a contribuir para permanência dos estudantes de Odontologia no curso, sendo subsidiada pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), regulamentado pelo decreto No 7.234/2010. O empréstimo do kit é mediado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e foi iniciado em 2011 com a compra de instrumentais odontológicos pela UFPI que seriam cedidos aos estudantes, cotistas ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em um regime de comodato até o final do curso. Atualmente a seleção dos beneficiários é realizada no início de cada período letivo, por meio de Edital específico e mediante avaliação socioeconômica pela equipe da PRAEC. Além do kit, os beneficiários recebem suporte psicossocial e pedagógico durante todo o curso. Desde 2011, a UFPI realizou o empréstimo de 167 kits odontológicos compostos por 35 a 40 itens, incluindo as canetas de alta e baixa rotação, e atualmente possui 61 kits em posse dos estudantes. Embora não contemple todos os instrumentos e materiais exigidos durante o curso, o Kit Odontológico é um benefício consolidado no âmbito da UFPI e tem auxiliado na permanência dos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica na Universidade, ajudando a reduzir as desigualdades históricas da Odontologia.

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Referências

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Publicado

16-10-2024

Como Citar

Dutra, T. T. B., & Machado, J. I. A. G. (2024). Kit de instrumentais odontológicos: 12 anos de experiência em universidade pública no Nordeste do Brasil. Revista Da ABENO, 24(1), 2141. https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2141

Edição

Seção

Relato de Experiência