Undergraduate dental students’ perceptions regarding active methodologies in the teaching-learning proces
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i3.272Keywords:
Educational Evaluation. Learning. Methodology.Abstract
The recent process of teaching and learning involves active and more autonomous participation of the students. Therefore, the student is able to achieve technical excellence associated to critical reasoning. This study aimed to evaluate the perception of the students in Dentistry, of the Faculdade de Ciências Médicas e Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA), facing the use of multidisciplinary articulation and portfolio in the teaching-learning process. This is an observational and transversal study, in which 160 students were evaluated, 20 of each semester were randomly selected and answers obtained through the proposed questionnaire. 82% (130) of the participants included in the research were women and 18% (29) were men. 64% (102) of the participants totally agree and 30% (47) partially agree that the multidisciplinary articulation contributed in order to increase the capability of communication in both oral and written forms. About the portfolio, 89% (88) of the students, from the fourth to the eighth semesters, totally agreed that there was greater incentive to improve their development when they received enough in the portfolio and/or rave reviews; none of the students disagreed. In conclusion, it was possible to notice that the students have a satisfactory vision about the use of both the multidisciplinary articulation and the clinical portfolio. However, generally, the students of the eighth semester were the ones who agreed the most partially and/or disagreed about some questions on this methodology. One cause of concern of the last period students of undergraduate courses may be the feeling of not being fully prepared for professional practice without the teacher's support. This may explain, in part, the results obtained in this study by the participants of the eighth period.
Downloads
References
Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Accesso em: 17/06/2013. Disponível em: http://portal. mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf
Feuerwerke LCM. Educação dos profissionais de saúde hoje: problemas, desafios, perpectivas e as propostas do Ministério da Saúde. Rev ABENO 2003; 3: 24-7.
Ribeiro DM, Rauen MS, Prado ML. O uso da metodologia problematizadora no ensino em Odontologia. Rev Odontol Univ Cid São Paulo 2007; 19:217-21.
Costa AMD, Costa JRV, Costa MD, Costa RD, Botrel TEA. Contribuição do perfil do aluno de graduação em Odontologia para a redefinição dos recursos usados pelo professor no processo ensino-aprendizagem. Rev Fac Odontol Lins 2002; 14:30-4.
Saliba NA, Moimaz SAS, Fadel CB, Bino LS. O processo ensino-aprendizagem na percep-ção do graduando de odontologia: o processo ensino-aprendizagem como interação do ensinar e do aprender. Rev ABENO 2009; 9:17-23.
Callis AN, McCann AL, Schneiderman ED, Babler WJ, Lacy ES, Hale DS. Application of basic science to clinical problems: traditional vs. hybrid problem-based learning. J Dent Educ 2010; 74:1113-24.
Hendric¬son WD, Andrieu SC, Chadwick DG, Chmar JE, Cole JR, George MC, et al. Educational strategies associated with development of problem-solving, critical thinking, and self-directed learning. J Dent Educ 2006; 9:925-36.
Aguilar-da-Silva RH, Miguel SS, Teixeira LS. Problematização como método ativo de ensino-aprendizagem: estudantes de farmácia em cenários de prática. Rev Trab Educ Saúde 2011; 9:77-93.
Aguilar-da-Silva RH, Perim GL, Abdalla IG et al. Abordagens pedagógicas e tendências de mudanças nas escolas médicas. Rev Bras Educ Med 2009; 33:53-62.
Frota MMA, Menezes LMB, Alencar CH, Jorge LS, Almeida MEL. O portfólio como estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem para a formação em odontologia: adequação de metodologias de ensino utilizando o ambiente virtual de aprendizagem. Rev ABENO 2011; 1:23-8.
Alvarenga GM. Portfólio: o que é e a que serve? Olho Mágico 2001; 8:19-21.
Frota MMA, Menezes LMB, Alencar CH, Jorge LS, Almeida MEL. O portfólio como estratégia facilitadora adequação de metodologias de ensino utilizando o ambiente virtual de aprendizagem. Do processo de ensino-aprendizagem para a formação em odontologia. Rev ABENO 2011; 1:23-8.
Gabriel M, Tanaka EE. Formação profissional em odontologia: percepção discente da interação curricular. Rev ABENO 2011; 1:19-22.
Tsuji H, Silva RHA. Aprender e ensinar na escola vestida de branco: do modelo biomédico ao humanístico. 1ª ed. São Paulo: Phorte; 2010.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Questionário do estudante. Accesso em: 15/04/2015. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/ enade/questionario-do-estudante
Forte FDS, Vieira LB, Pessoal TRRF, Freitas CHSM, Ferreira MLSM. Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia. Rev Bras Educ Med 2012; 36:28-32.
Freitas VP, Carvalho RB, Gomes MJ, Figueiredo MC, Faustino-Silva DD. Mudança no processo ensino aprendizagem nos cursos de graduação em odontologia com utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. RFO 2009; 14:63-7.
Brumini G, Spalj S, Mavrinac M, Biočina-Lukenda D, Strujić M, Brumini M. Attitudes towards e-learning amongst dental students at the universities in Croatia. Eur J Dent Educ 2014; 18:15-23.
Lazzarin HC, Nakama L, Cordoni Júnior L. O papel do professor na percepção dos alunos de Odontologia. Rev Saúde Soc 2007; 16:90-101.
Maciel JAC, Norte AEO, Feitosa SG, Moreira TP, Farias MR, Teixeira AKM. Percepção dos acadêmicos do curso de odontologia sobre o uso do portfólio como método avaliativo. Gestão & Saúde 2014; 02:279-89.
Otrenti E, Jodas DS, Silva EG, Aguilera TKC, Vannuchi MTO. Portfólio reflexivo como método de avaliação na residência de gerência de serviços de enfermagem. Semina 2011; 01:41-6.
Cotta RMM, Medonça ET, Costa GD. Portfólios reflexivos: construindo competências para o trabalho no Sistema Único de Saúde. Rev Panam Salud Publica
; 5:415-421.
Ferla AA, Ceccim RB. Portfólio como dispositivo da avaliação: Aproximações para a definição de novas estratégias de avaliação no curso de bacharelado em saúde coletiva da UFRGS, 2009. Accesso em: 01/07/2015. Disponível em: http://www. ufrgs. br/bibenf/ portfolio
Garbin CAS, Saliba NA, Moimaz SAS, Santos KT. O papel das universidades na formação de profissionais na área de saúde. Rev ABENO 2006; 6:6-10.
Moreira DP, Furegato ARF. Estresse e depressão entre alunos do último período de dois cursos de Enfermagem. Rev Latino- Am Enferm 2013; 21:1-8.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).