Percepção de estudantes de Odontologia sobre metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem

Autores/as

  • Antônio Márcio Lima Ferraz Júnior
  • Nicole Reis Miranda
  • Raquel Assunção
  • Sueli Aparecida da Silva
  • Fabiana Aparecida Mayrink de Oliveira
  • Rodrigo Guerra de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i3.272

Palabras clave:

Avaliação Educacional. Aprendizagem. Metodologia.

Resumen

O objetivo do estudo foi avaliar a percepção dos graduandos em Odontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA) frente à utilização da articulação interdisciplinar e do portfólio no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de estudo observacional e transversal. Foram avaliados 160 estudantes selecionados aleatoriamente, 20 de cada período, os quais responderam a um questionário. Dos participantes incluídos na pesquisa, 82% (130) eram do gênero feminino e 18% (29) do masculino; 64% (102) dos participantes concordaram totalmente e 30% (47) concordaram parcialmente que a metodologia da articulação interdisciplinar contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de aprender e atualizar conhecimentos de forma autônoma. Em relação ao portfólio, 89% (88) dos estudantes do quarto ao oitavo período concordaram totalmente que houve maior estímulo para aperfeiçoar o seu desempenho ao receber conceito suficiente no portfólio e/ou comentários elogiosos; nenhum aluno discordou. Em conclusão, os acadêmicos possuem uma visão favorável quanto à utilização da articulação interdisciplinar e do portfólio clínico. Entretanto, o oitavo período foi o que mais concordou parcialmente e/ou discordou de questões formuladas sobre essas metodologias. O sentimento de não estarem plenamente capacitados para o exercício profissional, sem o respaldo do professor é uma preocupação dos alunos do último período do curso. Isso pode explicar, em parte, os resultados obtidos pelos participantes do oitavo período.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antônio Márcio Lima Ferraz Júnior

Mestre, professor na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA e Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus - HMTJ

Nicole Reis Miranda

Acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA

Raquel Assunção

Acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA

Sueli Aparecida da Silva

Acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA

Fabiana Aparecida Mayrink de Oliveira

Mestre, professor na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA e Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus - HMTJ

Rodrigo Guerra de Oliveira

Doutor, professor e coordenador do curso de odontologia na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA  e Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus - HMTJ

Citas

Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Accesso em: 17/06/2013. Disponível em: http://portal. mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf

Feuerwerke LCM. Educação dos profissionais de saúde hoje: problemas, desafios, perpectivas e as propostas do Ministério da Saúde. Rev ABENO 2003; 3: 24-7.

Ribeiro DM, Rauen MS, Prado ML. O uso da metodologia problematizadora no ensino em Odontologia. Rev Odontol Univ Cid São Paulo 2007; 19:217-21.

Costa AMD, Costa JRV, Costa MD, Costa RD, Botrel TEA. Contribuição do perfil do aluno de graduação em Odontologia para a redefinição dos recursos usados pelo professor no processo ensino-aprendizagem. Rev Fac Odontol Lins 2002; 14:30-4.

Saliba NA, Moimaz SAS, Fadel CB, Bino LS. O processo ensino-aprendizagem na percep-ção do graduando de odontologia: o processo ensino-aprendizagem como interação do ensinar e do aprender. Rev ABENO 2009; 9:17-23.

Callis AN, McCann AL, Schneiderman ED, Babler WJ, Lacy ES, Hale DS. Application of basic science to clinical problems: traditional vs. hybrid problem-based learning. J Dent Educ 2010; 74:1113-24.

Hendric¬son WD, Andrieu SC, Chadwick DG, Chmar JE, Cole JR, George MC, et al. Educational strategies associated with development of problem-solving, critical thinking, and self-directed learning. J Dent Educ 2006; 9:925-36.

Aguilar-da-Silva RH, Miguel SS, Teixeira LS. Problematização como método ativo de ensino-aprendizagem: estudantes de farmácia em cenários de prática. Rev Trab Educ Saúde 2011; 9:77-93.

Aguilar-da-Silva RH, Perim GL, Abdalla IG et al. Abordagens pedagógicas e tendências de mudanças nas escolas médicas. Rev Bras Educ Med 2009; 33:53-62.

Frota MMA, Menezes LMB, Alencar CH, Jorge LS, Almeida MEL. O portfólio como estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem para a formação em odontologia: adequação de metodologias de ensino utilizando o ambiente virtual de aprendizagem. Rev ABENO 2011; 1:23-8.

Alvarenga GM. Portfólio: o que é e a que serve? Olho Mágico 2001; 8:19-21.

Frota MMA, Menezes LMB, Alencar CH, Jorge LS, Almeida MEL. O portfólio como estratégia facilitadora adequação de metodologias de ensino utilizando o ambiente virtual de aprendizagem. Do processo de ensino-aprendizagem para a formação em odontologia. Rev ABENO 2011; 1:23-8.

Gabriel M, Tanaka EE. Formação profissional em odontologia: percepção discente da interação curricular. Rev ABENO 2011; 1:19-22.

Tsuji H, Silva RHA. Aprender e ensinar na escola vestida de branco: do modelo biomédico ao humanístico. 1ª ed. São Paulo: Phorte; 2010.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Questionário do estudante. Accesso em: 15/04/2015. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/ enade/questionario-do-estudante

Forte FDS, Vieira LB, Pessoal TRRF, Freitas CHSM, Ferreira MLSM. Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia. Rev Bras Educ Med 2012; 36:28-32.

Freitas VP, Carvalho RB, Gomes MJ, Figueiredo MC, Faustino-Silva DD. Mudança no processo ensino aprendizagem nos cursos de graduação em odontologia com utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. RFO 2009; 14:63-7.

Brumini G, Spalj S, Mavrinac M, Biočina-Lukenda D, Strujić M, Brumini M. Attitudes towards e-learning amongst dental students at the universities in Croatia. Eur J Dent Educ 2014; 18:15-23.

Lazzarin HC, Nakama L, Cordoni Júnior L. O papel do professor na percepção dos alunos de Odontologia. Rev Saúde Soc 2007; 16:90-101.

Maciel JAC, Norte AEO, Feitosa SG, Moreira TP, Farias MR, Teixeira AKM. Percepção dos acadêmicos do curso de odontologia sobre o uso do portfólio como método avaliativo. Gestão & Saúde 2014; 02:279-89.

Otrenti E, Jodas DS, Silva EG, Aguilera TKC, Vannuchi MTO. Portfólio reflexivo como método de avaliação na residência de gerência de serviços de enfermagem. Semina 2011; 01:41-6.

Cotta RMM, Medonça ET, Costa GD. Portfólios reflexivos: construindo competências para o trabalho no Sistema Único de Saúde. Rev Panam Salud Publica

; 5:415-421.

Ferla AA, Ceccim RB. Portfólio como dispositivo da avaliação: Aproximações para a definição de novas estratégias de avaliação no curso de bacharelado em saúde coletiva da UFRGS, 2009. Accesso em: 01/07/2015. Disponível em: http://www. ufrgs. br/bibenf/ portfolio

Garbin CAS, Saliba NA, Moimaz SAS, Santos KT. O papel das universidades na formação de profissionais na área de saúde. Rev ABENO 2006; 6:6-10.

Moreira DP, Furegato ARF. Estresse e depressão entre alunos do último período de dois cursos de Enfermagem. Rev Latino- Am Enferm 2013; 21:1-8.

Publicado

23-10-2016

Cómo citar

Ferraz Júnior, A. M. L., Miranda, N. R., Assunção, R., Silva, S. A. da, Oliveira, F. A. M. de, & Oliveira, R. G. de. (2016). Percepção de estudantes de Odontologia sobre metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Revista Da ABENO, 16(3), 66–77. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i3.272

Número

Sección

Artículo