Formação em Odontologia e os estágios supervisionados em serviços públicos de saúde: percepções e vivências de estudantes

Autores

  • Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Clínica e Odontologia Social. Campus Universitário I, CEP 58051-900, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Ricardo Dias de Castro Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Clínica e Odontologia Social. Campus Universitário I, CEP 58051-900, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Claudia Helena Soares de Morais Freitas Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Clínica e Odontologia Social. Campus Universitário I, CEP 58051-900, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Altamira Pereira da Silva Reichert Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. Campus Universitário I, CEP 58051-900, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Franklin Delano Soares Forte Professor Associado do Departamento de clinica e odontologia social do centro de ciências da saúde da Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.477

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Serviços de Integração Docente-Assistencial. Educação em Odontologia.

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender as percepções de estudantes de Odontologia de uma instituição pública de ensino superior sobre os estágios supervisionados em serviços públicos de saúde. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa com o recurso de entrevistas semiestruturadas com 18 estudantes, selecionados por conveniência, matriculados do primeiro ao último ano do curso. As entrevistas, audiogravadas e transcritas, foram analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo. Foram evidenciadas a aproximação com a população, a experiência profissional humanizada e o conhecimento construído pela vivência nos serviços, produzindo novas estratégias de atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). As sugestões relacionaram-se à diversificação dos cenários de prática e a um melhor planejamento de atividades para o desenvolvimento de competências e habilidades. Por meio dos estágios, a formação volta-se para o SUS, que será novamente beneficiado com a inserção desses futuros profissionais na rede de serviços, com consequente melhoria do cuidado em saúde da população.

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Biografia do Autor

Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Clínica e Odontologia Social. Campus Universitário I, CEP 58051-900, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Clínica e Odontologia Social. Campus Universitário I, CEP 58051-900, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Ricardo Dias de Castro, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Clínica e Odontologia Social. Campus Universitário I, CEP 58051-900, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Clínica e Odontologia Social. Campus Universitário I, CEP 58051-900, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Claudia Helena Soares de Morais Freitas, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Clínica e Odontologia Social. Campus Universitário I, CEP 58051-900, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Clínica e Odontologia Social. Campus Universitário I, CEP 58051-900, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Altamira Pereira da Silva Reichert, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. Campus Universitário I, CEP 58051-900, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. Campus Universitário I, CEP 58051-900, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Franklin Delano Soares Forte, Professor Associado do Departamento de clinica e odontologia social do centro de ciências da saúde da Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado do Departamento de clinica e odontologia social do centro de ciências da saúde da Universidade Federal da Paraíba

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Publicado

24-05-2018

Como Citar

Pessoa, T. R. R. F., Castro, R. D. de, Freitas, C. H. S. de M., Reichert, A. P. da S., & Forte, F. D. S. (2018). Formação em Odontologia e os estágios supervisionados em serviços públicos de saúde: percepções e vivências de estudantes. Revista Da ABENO, 18(2), 144–145. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.477

Edição

Seção

Artigos