Formação em Odontologia e os estágios supervisionados em serviços públicos de saúde: percepções e vivências de estudantes
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.477Palabras clave:
Educação em Saúde. Serviços de Integração Docente-Assistencial. Educação em Odontologia.Resumen
O objetivo deste estudo foi compreender as percepções de estudantes de Odontologia de uma instituição pública de ensino superior sobre os estágios supervisionados em serviços públicos de saúde. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa com o recurso de entrevistas semiestruturadas com 18 estudantes, selecionados por conveniência, matriculados do primeiro ao último ano do curso. As entrevistas, audiogravadas e transcritas, foram analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo. Foram evidenciadas a aproximação com a população, a experiência profissional humanizada e o conhecimento construído pela vivência nos serviços, produzindo novas estratégias de atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). As sugestões relacionaram-se à diversificação dos cenários de prática e a um melhor planejamento de atividades para o desenvolvimento de competências e habilidades. Por meio dos estágios, a formação volta-se para o SUS, que será novamente beneficiado com a inserção desses futuros profissionais na rede de serviços, com consequente melhoria do cuidado em saúde da população.
Descargas
Citas
Werneck MAF, Senna MIB, Drumond MM, Lucas SD. Nem tudo é estágio: contribuições para o debate. Ciênc Saúde Colet. 2010;15(1):221-31.
Ceccim RB, Ferla AA. Educação e saúde: ensino e cidadania como travessia de fronteiras. Trab Educ Saúde. 2009; 6(3): 443-56.
Vendruscolo C, Padro, ML, Kleba ME. Integração ensino-serviço no âmbito do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Ciênc Saúde Colet. 2016; 21(9): 2949-60.
Haddad AE, Laganá DC, Assis EQ, Morita MC, Toledo AO, Rode SM et al. A aderência dos cursos de graduação em odontologia às Diretrizes Curriculares Nacionais. In: Ministério da Saúde (BR); Ministério da Educação (BR). A aderência dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia às diretrizes curriculares nacionais. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2006. p. 119-52. (Série F, Comunicação e Educação na Saúde).
Brasil. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Educação profissional: legislação básica. Brasília, DF: PROEP, 1998.
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União. 2002 mar. 4; Seção 1, p. 10
Silva MAM, Amaral JHL, Senna MIB, Ferreira EF. The National Reorientation of Vocational Healthcare Training (Pro-Saúde) and encouragement of inclusion of differentiated learning scenarios within Dentistry courses in Brazil. Interface (Botucatu). 2012; 16(42): 707-17.
Ferreira MLSM, Cotta RMM, Oliveira MS. Reconstrução teórica do cuidado para as práticas de saúde: um olhar a partir da produção de alunos de curso de especialização a distância. Rev Bras Educ Méd. 2008; 32(3):291-300.
Zilbovicius C, Araujo ME, Botazzo C, Frias AC, Junqueira SR, Junqueira CR. A paradigm shift in predoctoral dental curricula in Brazil: evaluating the process of change. J Dent Educ. 2011; 75(4): 557-64.
Aguiar Neta A, Alves MSCF. Comunidade como local de protagonismo na integração ensino-serviço e atuação multiprofissional. Trab Educ Saúde. 2016; 14(1): 221-35.
Carvalho SOB, Duarte LR, Guerrero JMA. Parceria ensino e serviço em unidade básica de saúde como cenário de ensino-aprendizagem. Trab Educ Saúde. 2015; 13(1): 123-44
Ribeiro IL, Medeiros Júnior A. Undergraduate education in health, a reflection on teaching-learning. Trab. educ. saúde. 2016; 14(1): 33-53.
Forte FDS, Ribeiro TR, Freitas CHSM, Barbosa AS, Morais MB, Braga CC, Filgueiras F. Community-based education: experience in community health supervised clerkships at the Federal University of Paraíba Dentistry Course. In: Bolela V, Germani AC, Holanda H, Amaral E. Community-based education for the health professions: learning from the Brazilian experience. 1ed. Whashington: OPAS, 2015, v.1, p. 220-32.
Toassi RFC, Baumgarten A,Warmling CM, Rossoni E, Rosa AR, Slavutzk SMB. O ensino nos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde na formação de profissionais de saúde no Brasil. Interface (Botucatu). 2013; 17(45): 385-92
Finkler M, Caetano JC, Ramos FRS. Integração “ensino-serviço” no processo de mudança na formação profissional em Odontologia. Interface (Botucatu). 2011; 15(39): 1053-67.
Noro LRA, Torquato SM. Percepção sobre o aprendizado de saúde coletiva e o SUS entre alunos concludentes de curso de odontologia. Trab Educ Saúde. 2011; 8(3): 439-47.
Vendruscolo C, Ferraz F, Prado ML, Kleba ME, Reibnitz KS. Teaching-service integration and its interface in the context of reorienting health education. Interface (Botucatu). 2016; 20(59): 1015-25.
Warmiling CM, Rossoni E, Hugo FN, Toassi RFC, Lemos VA, Slavutzki SMB, et al. Estágios curriculares no SUS: experiências da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Rev ABENO. 2011; 11(2): 63-70.
Souza Nétto OB, Moura MS, Lima MDM, Lages GP, Mendes RG, Moura LFAD. O Pró-Saúde no curso de Odontologia na Universidade Federal do Piauí: relato de uma vivência de cinco anos. Ciênc Cuid Saúde. 2013; 12(2): 391-7.
Alves LA, Freires IA, Braga CC, Castro RD. Experiência exitosa na atenção odontológica à comunidade. Rev Bras Ciênc Saúde. 2012; 16(2):235-8.
Albuquerque VS, Gomes AP, Rezende AHA, Sampaio MX, Dias OV, Lugarinho RM. A. integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da Saúde. Rev Bras Educ Méd. 2008; 32(3): 356-62.
Morita MC, Kriger L, Carvalho ACP, Haddad AE. Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia. 2a ed. Maringá: Dental Press, Abeno, OPS, MS; 2013.
Almeida AB, Alves MS, Leite ICG. Reflexões sobre os desafios da odontologia no Sistema Único de Saúde. Rev APS. 2010; 13(1): 126-32.
Silveira JLGC, Garcia VL. Mudança curricular em Odontologia: significados a partir dos sujeitos da aprendizagem. Interface (Botucatu) 2015; 19 (52): 145-58.
Taichman RS, Parkinson JW, Nelson BA, Nordquist B, Thompson JF. Leadership training for oral health professionals: a call to action. J Dent Educ. 2012; 76(2): 185-91.
Aston-Brown RE, Branson B, Gadbury-Amyot CC, Bray KK. Utilizing public health clinics for service-learning rotations in dental hygiene: a four-year retrospective study. J Dent Educ. 2009; 73(3): 358-74
Bean CY. Community-based dental education at the Ohio State University: The OHIO Project. J Dent Educ. 2011; 75 (Supp 1): 25-35.
Hood JG. Service-learning in Dental Education: Meeting Needs and challenges. J Dent Educ. 2009; 73(4): 454-463.
Mascarenhas AK. Community-Based Dental Education at Boston University. J Dent Educ. 2011; 75(supp 1): 21-24.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2015. 406 p.
Deslandes S, Gomes R, Minayo MCS (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 33ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
Hanguette TMF. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes; 2013.
Bardin L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2014. 280 p.
Almeida PF, Bastos MO, Condé MA, Macedo NJ, Feteira JM, Botelho
FP, Silva RL. Trabalho de Campo Supervisionado II: uma experiência curricular de inserção na Atenção Primária à Saúde. Interface (Botucatu). 2016; 20(58): 777-86.
Bulgarelli AF, Souza KR, Baumgarten A, Souza JM, Rosing CR, Toassi RFC. Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS): percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Interface (Botucatu). 2014; 18(49): 351-62.
Mashabi S, Mascarenhas AK. Impact of community externships on the clinical performance of senior dental students. J Dent Educ. 2011; 75(10 Suppl): S36-S41.
Palmier AC. Inserção do aluno de Odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde. Rev Bras Educ Méd. 2012; 36 (Supl. 2): 152-7.
Cyrino EG, Toralles-Pereira ML. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad Saúde Pública. 2004; 20(3): 780-788.
Forte FDS, Forte FDS, Pessoa TRRF, Freitas CHSM, Pereira CAL, Carvalho Junior PM. Reorienting dental education: the preceptor’s view of supervised internship in the Brazilian Health System (SUS). Interface (Botucatu). 2015; 19 Supl 1: 831-43.
Fonseca EP. As diretrizes curriculares nacionais e a formação do cirurgião dentista brasileiro. J Manag Prim Health Care. 2012; 3(2): 158-78.
Feuerwerker L. Além do discurso de mudança na educação médica: processos e resultados. São Paulo: Hucitec, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).