PET-Saúde/GraduaSUS report: trajectory of Dentistry in a private institution, 2016-2017
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.607Keywords:
Primary Health Care. Teaching-Assistance Integration. DentistryAbstract
This study refers to an experience report of the first year of PET-Saúde/GraduaSUS of the Dentistry course at Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a private higher education institution in Salvador/BA. As for the actions developed, the activities related to curricular changes and those focused on the teaching-service integration stand out. On the already achieved results, there are changes in the formation of the students, inserted in the reality of the primary care in SUS; training of oral health preceptors with skills and competencies that favor the formation of more critical, reflexive, humanized and attentive Primary Health Care professionals.
Downloads
References
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. A Educação e o Trabalho na Saúde: A Política e suas Ações. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
Alves VS. Um modelo de educação em saúde para o Programa de Saúde da família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface. 2009; 9 (16): 39-52.
Brasil. Ministério da Saúde. Edital no - 13, de 28 de setembro de 2015.Seleção para o Programa de Educação para o Trabalho em saúde - PET-SAÚDE/GRADUASUS - 2016/2017, 2015.
Brasil. Resolução CNE/CES nº 3, de 19 de fevereiro de 2002. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 4 mar 2002, seção 1, p. 10.
Santos CG,Portugal FTA, Silva MAB, Souza AC, Abrahão AC. Formação em saúde e produção de vínculo:uma experiência PET-Saúde na rede de Niterói, RJ, Brasil. Interface Comunic Saúde Educ. 2015; 19(1): 985-93.
Feuerwerker L, Sena R. Contribuição ao movimento de mudança na formaçãoprofissional em saúde: uma avaliação das experiências UNI. Interface Comunic Saúde Educ. 2002; 6(10):37-50.
Araújo ME, Zilbovicius C. A formação acadêmica para o trabalho no SistemaÚnico de Saúde (SUS). In: Moysés ST, Kriger L, Moysés SJ. (Orgs.). Saúde bucal das famílias: trabalhando com evidências. São Paulo: Artes Médicas, 2008. p.277-90.
Morita MC, Haddad AE. A concepção pedagógica e as Diretrizes CurricularesNacionais: interface da área da Educação e da Saúde na perspectiva da formação e dotrabalho das equipes da Saúde da Família. In: Moysés ST, Kriger L, Moysés SJ. (Orgs.). Saúde Bucal das Famílias: trabalhando com evidências. São Paulo: ArtesMédicas, 2008. p.268-76.
Ceccim RB, Ferla AA. Educação e saúde: ensino e cidadania como travessia de fronteiras. Trab Educ Saúde. 2008; 6(3):443-56.
Ceccim RB. Descentralização e disseminaçãode capacidade pedagógica na saúde. Ciênc Saúde Coletiva. 2005; 10(4):975-86.
Trajman A, Assunção N, Venturi M, Tobias D, Toschi W, Brant V. A preceptoria na rede básica da Secretaria Municipal de Saúdedo Rio de Janeiro: opinião dos profissionais de saúde. Rev Bras Educ Méd. 2009; 33(1):24-32.
Haddad AE, Pierantoni CR, Ristoff D, Xavier IM, Giolo J, Silva LB (Orgs) A trajetória dos cursos de graduação na área da saúde: 1991-2004. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.
Toassi RFC, Stobäus CD, Mosquera JJM, Moysés SJ. Currículo integrado no ensino de Odontologia: novos sentidos para a formação na área da saúde. Interface Comunic Saúde Educ. 2012; 16(41):529-42.
Forte FDS, Pessoa TRRF, Freitas CHSM, Pereira CAL, Carvalho JPM. Reorientação na formação de cirurgiões-dentistas: o olhar dos preceptores sobre estágios supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Interface. 2015; 1(19):831-43.
Neta AA, Alves MSCF. A comunidade como local de protagonismo na integração ensino-serviço e atuação multiprofissional. Trab Educ Saúde. 2016; 14(1): 221-35.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).