Relato PET-Saúde/GraduaSUS: trajetória da Odontologia em uma instituição privada, 2016-2017

Autores/as

  • Patrícia Suguri Cristino Mestre em Odontologia Restauradora. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Universidade Federal da Bahia
  • Mônica Moura Costa e Silva Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Secretaria Estadual de Saúde da Bahia,
  • Tatiana Frederico de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR-BA
  • Haline Souza Antunes Secretaria Municipal de Saúde de Salvador-BA
  • Ticiane Teixeira de Mendonça Secretaria Municipal de Saúde de Salvador-BA

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.607

Palabras clave:

Atenção Primária à Saúde. Integração Docente-Assistencial. Odontologia.

Resumen

Este estudo refere-se a um relato de experiência do primeiro ano de vigência do PETSaúde/GraduaSUS do curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, uma instituição do ensino superior privada, em Salvador/BA. Quanto às ações desenvolvidas, destacamse as atividades relacionadas com as mudanças curriculares e aquelas voltadas à integração ensinoserviço. Sobre os resultados já alcançados, verificam-se mudanças na formação dos discentes, inseridos na realidade da atenção primária no SUS; formação de preceptores em saúde bucal com habilidades e competências que favorecem a formação de profissionais mais críticos, reflexivos, humanizados e preparados para oferecer Atenção Primária à Saúde

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Suguri Cristino, Mestre em Odontologia Restauradora. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Universidade Federal da Bahia

Mestre em Odontologia Restauradora. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Universidade Federal da Bahia

Mônica Moura Costa e Silva, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Secretaria Estadual de Saúde da Bahia,

Mestre em Saúde Comunitária. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Secretaria Estadual de Saúde da Bahia

Tatiana Frederico de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR-BA

Doutora em Saúde Pública. Universidade Federal da Bahia e Secretaria Municipal de Saúde de Salvador-BA

Haline Souza Antunes, Secretaria Municipal de Saúde de Salvador-BA

Mestre em Saúde Coletiva. Secretaria Municipal de Saúde de Salvador-BA

Ticiane Teixeira de Mendonça, Secretaria Municipal de Saúde de Salvador-BA

Especialista em Saúde Coletiva. Secretaria Municipal de Saúde de Salvador-BA.

Citas

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. A Educação e o Trabalho na Saúde: A Política e suas Ações. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

Alves VS. Um modelo de educação em saúde para o Programa de Saúde da família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface. 2009; 9 (16): 39-52.

Brasil. Ministério da Saúde. Edital no - 13, de 28 de setembro de 2015.Seleção para o Programa de Educação para o Trabalho em saúde - PET-SAÚDE/GRADUASUS - 2016/2017, 2015.

Brasil. Resolução CNE/CES nº 3, de 19 de fevereiro de 2002. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 4 mar 2002, seção 1, p. 10.

Santos CG,Portugal FTA, Silva MAB, Souza AC, Abrahão AC. Formação em saúde e produção de vínculo:uma experiência PET-Saúde na rede de Niterói, RJ, Brasil. Interface Comunic Saúde Educ. 2015; 19(1): 985-93.

Feuerwerker L, Sena R. Contribuição ao movimento de mudança na formaçãoprofissional em saúde: uma avaliação das experiências UNI. Interface Comunic Saúde Educ. 2002; 6(10):37-50.

Araújo ME, Zilbovicius C. A formação acadêmica para o trabalho no SistemaÚnico de Saúde (SUS). In: Moysés ST, Kriger L, Moysés SJ. (Orgs.). Saúde bucal das famílias: trabalhando com evidências. São Paulo: Artes Médicas, 2008. p.277-90.

Morita MC, Haddad AE. A concepção pedagógica e as Diretrizes CurricularesNacionais: interface da área da Educação e da Saúde na perspectiva da formação e dotrabalho das equipes da Saúde da Família. In: Moysés ST, Kriger L, Moysés SJ. (Orgs.). Saúde Bucal das Famílias: trabalhando com evidências. São Paulo: ArtesMédicas, 2008. p.268-76.

Ceccim RB, Ferla AA. Educação e saúde: ensino e cidadania como travessia de fronteiras. Trab Educ Saúde. 2008; 6(3):443-56.

Ceccim RB. Descentralização e disseminaçãode capacidade pedagógica na saúde. Ciênc Saúde Coletiva. 2005; 10(4):975-86.

Trajman A, Assunção N, Venturi M, Tobias D, Toschi W, Brant V. A preceptoria na rede básica da Secretaria Municipal de Saúdedo Rio de Janeiro: opinião dos profissionais de saúde. Rev Bras Educ Méd. 2009; 33(1):24-32.

Haddad AE, Pierantoni CR, Ristoff D, Xavier IM, Giolo J, Silva LB (Orgs) A trajetória dos cursos de graduação na área da saúde: 1991-2004. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

Toassi RFC, Stobäus CD, Mosquera JJM, Moysés SJ. Currículo integrado no ensino de Odontologia: novos sentidos para a formação na área da saúde. Interface Comunic Saúde Educ. 2012; 16(41):529-42.

Forte FDS, Pessoa TRRF, Freitas CHSM, Pereira CAL, Carvalho JPM. Reorientação na formação de cirurgiões-dentistas: o olhar dos preceptores sobre estágios supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Interface. 2015; 1(19):831-43.

Neta AA, Alves MSCF. A comunidade como local de protagonismo na integração ensino-serviço e atuação multiprofissional. Trab Educ Saúde. 2016; 14(1): 221-35.

Publicado

31-12-2018

Cómo citar

Cristino, P. S., Silva, M. M. C. e, Almeida, T. F. de, Antunes, H. S., & Mendonça, T. T. de. (2018). Relato PET-Saúde/GraduaSUS: trajetória da Odontologia em uma instituição privada, 2016-2017. Revista Da ABENO, 18(4), 160–168. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.607

Número

Sección

Artículo