Tecnologia digital como ferramenta na monitoria acadêmica do curso de Odontologia em tempos de pandemia COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1187Palabras clave:
Covid-19, Odontologia, Endodontia.Resumen
Este artigo tem como objetivo relatar a experiência da monitoria por meio remoto e síncrono na disciplina prática de Endodontia pré-clínica do curso de graduação de Odontologia, durante o período de pandemia COVID-19. Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo. A vivência da monitoria na disciplina de Endodontia se deu por meio do recurso digital Collaborate da plataforma Blackboard, que possibilitou interação com os alunos, sendo possível a realização de revisões, enquetes, exposição de vídeos autoexplicativos, discussão de casos clínicos, construção de mapas mentais e tabelas descritivas, esclarecimento de dúvidas e comunicação direta entre monitor e aluno, através de câmera, áudio e chat. Foram realizadas todas as atividades planejadas para o ensino remoto e a monitoria foi de suma importância para o processo ensino-aprendizagem dos monitorandos e do monitor.
Descargas
Citas
Peixoto RS, Nascimento MMB, Queiroz EC, Guimarães MV, Nojosa JS. Instituição de monitorias téoricas e práticas na disciplina pré- clínica I do curso de odontologia: relato de experiência. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC) [Internet]. 2019 [Acesso em 25 de junho de 2020]; 6. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/eedic/article/view/3769
MOURA WFR, NOGUEIRA AAR. Anais VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica; 25 de outubro de 2018; Fortaleza (CE): Conexão Fametro; 2018. Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-c563f7df88853e3e9eab0de1fa522e0c50644522-arquivo.pdf
Vicenzi CB, Conto F, Flores ME, Rovani G, Ferraz SCC, Marostega MG. A monitoria e seu papel no desenvolvimento da formação acadêmica. Revista Ciência em Extensão [Internet]. 2016 [Acesso em 25 de junho de 2020]; 12(3): 88-94. Disponível em: https://ojs.unesp.br/plugins/generic/pdfJsViewer/pdf.js/web/viewer.html?file=https%3A%2F%2Fojs.unesp.br%2Findex.php%2Frevista_proex%2Farticle%2FviewFile%2F1257%2F1254#page=6&zoom=auto,54,288
BRASIL. Portaria n° 343, de 17 de março de 2020. Substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da União. 17 de março de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376
BRASIL. Portaria n° 544, de 16 de junho de 2020. Substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da União. 16 de junho de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872
Vercelli LCA. Aulas remotas em tempos de covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. Revista @mbienteeducação [Internet]. 2020 [Acesso em 25 de junho de 2020]; 13(2): 47-60. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/932/745
Martins PB, Schimiguel J, Curi E, Martins CA. Ambientes virtuais de aprendizagem como mediação no acompanhamento do estágio curricular na modalidade a distância. Research Society and Development. 2016 [Acesso em 20 de julho de 2020]; 3(2): 115-124. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6070038
Chang TY, et al. Innovation of dental education during COVID-19 pandemic. Journal of Dental Sciences. 2021 [Acesso em 31 de janeiro de 2021]; 16(1): 15-20. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1991790220301690
RUTH V, MARIA L, ALBA GB. Avaliação e uso da plataforma Blackboard Collaborate em uma universidade a distância> estudo de caso sobre as práticas declaradas de professores do Curso de Licenciatura em Psicologia. Revista Científiques de la Universitat de Barcelona. 2019 [Acesso em 29 de janeiro de 2021]. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/der/article/view/20432/pdf_1
Alkarani AS, Thobaity AA. Medical Staff Members’ Experiences with Blackboard at Taif University, Saudi Arabia. J Multidiscip Healthc 2020 [Acesso 20 de janeiro de 2021]; 18(13): 1629-1634. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33239883/
Desai BK. Clinical implications of the COVID-19 pandemic on dental education. J Dent Educ. 2020 [Acesso 22 de janeiro de 2021]; 84(5): 512. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32335909/
Bennardo F, Buffone C, Fortunato L, Giudice A. COVID-19 is a challenge for dental education – A commentary. European Journal of. 2020 [Acesso 22 janeiro de 2021]. 24(4): 822-824. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/eje.12555
Antunes BHL, et al. Relato de experiência da monitoria na disciplina de anatomia dental. Revista Intercâmbio. 2019 [Acesso em 20 de julho de 2019]; 14. Disponível em: http://www.intercambio.unimontes.br/index.php/intercambio/article/view/636/498
Medeiros JP, Oliveira Filho AA. Importância da monitoria de bioquímica geral no curso de odontologia da UFCG: um relato de experiência. Revista Brasileira de Educação e Saúde. 2019 [Acesso em 20 de julho de 2020]; 9(4): 134-137. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6954
Léon AC, Mota Neto JV, Azevedo MN, Silva RM, Vilar WDB. Atividades de monitoria por meio de plataformas virtuais em tempos de pandemia: um relato de experiência. Revista Educação em Saúde. 2020 [Acesso em 20 de julho de 2020]; 8(1). Disponível em: http://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/educacaoemsaude/article/view/4663
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista da ABENO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).