Theoretical reference for the teaching project of the school of dentistry at the Federal University of Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1350Palabras clave:
Descriptors Education, Dental. Health Education. Teaching. Learning. Education, HigherResumen
The aim of this article is to present a theoretical reference for the Teaching Project of the School of Dentistry at the Federal University of Santa Catarina – UFSC, comprising a group of principles and values, which will guide a series of orderly activities and means, interconnected to one another, for the education of dentists in our institution. The aim of the School of Dentistry at UFSC, when establishing this theoretical reference, was to contextualize, investigate, and teach state-of-the-art dentistry, essential to train qualified professionals to practice a contemporary profession, promoting health and based on ethics, and on moral, scientific, and philosophic principles. In addition, this reference takes into consideration the socioeconomic reality of our institution and is aimed at referencing the knowledge produced in the policy, management, educational, and health care areas.Descargas
Citas
Morita MC, Kriger L. Mudanças nos cursos de Odontologia e a interação com o SUS. Revista da ABENO 2005; 4(1):17-21.
Santos LAS. et al. Projeto pedagógico do programa de graduação em nutrição da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia: uma proposta em construção. Rev. Nutr 2005; 8(1):105-117.
Morin, E. et al. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 3a ed. São Paulo: Cortez; 2005. p. 15-17.
Garbin CAS et al. O papel das universidades na formação de profissionais na área de saúde. Revista da ABENO 2006; 6(1):06-10.
Ceccim RB. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Ciênc. Saúde coletiva 2005; 10(4):975-986.
Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis 2004; 14(1):41-65.
Noro LRA, Albuquerque DF, Ferreira MEM. O desenvolvimento do processo ensino aprendizagem: visão do aluno e do professor. Revista da ABENO 2006; 6(2):102-8.
Oliveira ME, Zampieri MFM, Brüggeann OM. A melodia da humanização. Florianópolis: Cidade Futura; 2001. p. 87.
Cattani, A. D. Dicionário crítico sobre trabalho e tecnologia. 4a ed. rev. e ampl. Petrópolis: Vozes, Porto Alegre: Ed. da UFRGS; 2002. p. 43.
Rodrigues N. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Educação & Sociedade. 2001; 22(76):232-257. [acesso 12 ago 2005]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000300013&lng=pt &nrm=iso.
Gadotti M. Lições de Freire. Rev. Fac. Educ. 1997; 23(1-2).
Chaves, M. M. Complexidade e transdisciplinaridade: uma abordagem multidimensional do setor saúde. 1998 [Acesso 26 out 2002]. Disponível em: www.nc.ufrj.br/ftp/complexi.doc .
Morin, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 9a ed. São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO; 2002. p.
Miranda IL. Processo educativo: a praxis intencional e o resgate da cidadania. Rev. Fac. Educ. 1998; 24(1):87-99.
Freire, P. Pedagogia do oprimido. 34a ed. Rio de Janeiro: Paz
e Terra; 2002. p.
Westphal MF, Mendes R. Cidade Saudável: uma experiência de intersetorialidade e interdisciplinaridade. RBAP 2000; 34(6):47-62.
Melo EM. Ação comunicativa, democracia e saúde. Ciência & Saúde Coletiva 2005; 10:(supl)167-178.
Buss PM. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva 2000; 5(1):163-177.
Ayres JRCM. Sujeito, intersubjetividade e práticas de saúde. Ciência & Saúde Coletiva 2001; 6(1): p.63-72.
Heidegger M. Ser e tempo I. 10a ed. Vozes, Petrópolis; 2001.
p.263-264.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).