Adaptação e produção acadêmica em tempos de distanciamento social

relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1524

Palabras clave:

Odontologia, Educação Superior, Isolamento Social.

Resumen

O presente artigo objetiva relatar a experiência de estudantes de Odontologia acerca de suas adaptações aos meios digitais de ensino e produção acadêmica durante a interrupção das aulas e das medidas de distanciamento social diante da pandemia do novo coronavírus em 2020. Nesse contexto, buscando a continuidade em suas formações extracurriculares, os acadêmicos participaram de jornadas on-line, com apresentação de trabalhos por meio da ferramenta de videoconferência; encontros mensais em projetos de extensões universitárias promovidos pelos docentes coordenadores das ações extensionistas; participaram de webinários nacionais e internacionais com temas pertinentes aos controles de risco e mudanças na prática odontológica em tempos de COVID-19; elaboraram, submeteram e publicaram artigos científicos em periódicos indexados e fizeram cursos de qualificação a distância pelo portal UNASUS. O ensino e produção acadêmica, antes somente praticados pelos meios tradicionais, deram espaço a uma nova realidade para toda a comunidade acadêmica, fazendo com que alunos e professores busquem sempre inovações no processo ensino-aprendizagem, inclusão de ferramentas digitais e meios de qualificação para acompanharem as mudanças consequentes do atual parâmetro de distanciamento social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

(1) Yu P, Zhu J, Zhang Z, Han Y, Huang L. A familial cluster of infection associated with the 2019 novel coronavirus indicating potential person-to-person transmission during the incubation period. J Infect Dis. 2020.

(2) Lu R, Zhao X, Li J, Niu P, Yang B, Wu H. Genomic characterization and epidemiology of 2019 novel coronavirus: implications for virus origins and receptor binding. Lancet. 2020;395(10224):565-74.

(3) Phelan AL, Katz R, Gostin LO. The novel Coronavirus originating in Wuhan, China: challenges for global health governance. JAMA. 2020. 323(8):709-10.

(4) World Health Organization. 2020. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): situation report-36 [Acesso em 16 dez. 2020]. Disponível em: https://www. who.int/docs/defaultsource/coronaviruse/situationreports/20200225-sitrep-36-covid-19.pdf?sfvrsn=2791b4e0_2.

(5) Situation Report-67. Situation in numbers total and new cases in last 24 hours. [Acesso em 16 dez. 2020]. Disponível em: https://who.int/docs/default-source/coronavi ruse/situationreports/20200327sitrep67covid19.pdf?sfvrsn5b65f68eb_4.

(6) Dong E, Du H, Gardner L. An interactive web-based dashboard to track COVID-19 in real time. Lancet Infect Dis. 2020.

(7) Giacomelli A, Pezzati L, Conti F, Bernacchia D, Siano M, Oreni L. Self-reported olfactory and taste disorders in SARS-CoV-2 patients: a cross-sectional study. Clin Infect Dis. 2020; 71(15):889-90.

(8) Hoffmann M, Kleine-Weber H, Schroeder S, Krüger N, Herrler T, Erichsen S, et al. SARS-CoV-2 cell entry depends on ACE2 and TMPRSS2 and is blocked by a clinically proven protease inhibitor. Cell. 2020; 181(2):271-80.

(9) Sabino-Silva R, Jardim ACG, Siqueira WL. Coronavirus COVID-19 impacts to dentistry and potential salivary diagnosis. Clin Oral Investig. 2020;24(4):1619-21.

(10) Special Expert Group for Control of the Epidemic of Novel Coronavirus Pneumonia of the Chinese Preventive Medicine Association. An update on the epidemiological characteristics of novel coronavirus pneumonia(COVID-19). Zhonghua Liu Xing Bing Xue Za Zhi. 2020;41(2):139-44.

(11) Rothe C, Schunk M, Sothmann P, Bretzel G, Froeschl G, Wallrauch C. Transmission of 2019-nCoV infection from an asymptomatic contact in Germany. N Engl J Med. 3822020. p. 970-1.

(12) Centers for Disease Control and Prevention. Transmission of coronavirus disease 2019 (COVID-19). [Acesso em 20 ago. 2020]. Disponível em: https://www.cdc.gov/corona virus/2019-ncov/about/transmission.html.

(13) Ather A, Patel B, Ruparel NB, Diogenes A, Hargreaves KM. Coronavirus Disease 19 (COVID-19): implications for clinical dental care. J Endod. 2020; 46(5):584-95.

(14) Kohn WG, Collins AS, Cleveland JL, Harte JA, Eklund KJ, Malvitz DM. Guidelines for infection control in dental health-care settings-2003. MMWR Recomm Rep. 2003. [Acesso em 16 dez. 2020]. Disponível em: https://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/rr5217a1.htm.

(15) Peng X, Xu X, Li Y, Cheng L, Zhou X, Ren B. Transmission routes of 2019-nCoV and controls in dental practice. Int J Oral Sci. 2020;12(1):9.

(16) Almeida WC, Ferraz MAAL. Containment of biohazards in dentistry during covid-19 outbreak. Int J Dev Res.2020;10(11):41996-2000.

(17) Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. 2002. [Acesso em 16 dez. 2020]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf.

(18) Brasil. Ministério da Educação. Coronavírus: Portal de Monitoramento das Instituições de Ensino. [Acesso em 16 dez. 2020]. Disponível em: http://portal. mec.gov.br/coronavirus/.

(19) Quinn B, Field J, Gorter R, Akota I, Manzanares MC, Paganelli C, et al. COVID-19: the immediate response of European academic dental institutions and future implications for dental education. Eur J Dent Educ. 2020; 24(4):811-4.

(20) Fernandez MS, Silva NRJ, Viana VS, Oliveira CCC. Doença por Coronavírus 2019: desafios emergentes e o ensino odontológico brasileiro. Rev ABENO. 2020; 20(2):2-15.

(21) Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. 2002. [Acesso em 16 dez. 2020]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf.

(22) Goh P-S, Sandars J. A vision of the use of technology in medical education after the COVID-19 pandemic. Med Ed Publish. 2020; 9(1):49.

(23) Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES. 2018. [Acesso em 16 dez. 2020]. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/up loads/2019/05/V-Pesquisa-do-Perfil-Socioe on%C3%B4mico-dos-Estudantes-de-Gra dua%C3%A7%C3%A3o-das-Universida des-Federais-1.pdf.

(24) Castro MASN. Processos de auto-regulação da aprendizagem: impacto de variáveis académicas e sociais. Braga, Portugal. [Dissertação]. Mestrado em Psicologia Escolar]. Universidade do Minho, 2007. 179p.

(25) Alharbi A, Alharbi S, Alqaidi S. Guidelines for dental care provision during the COVID-19 pandemic. Saudi Dent J. 2020; 32(4):181-6.

(26) Cardoso CA, Corralo DJ, Krahl M, Alves LP. O estímulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofis-sionalismo: a Extensão Universitária como uma estratégia para a educação interprofissional. Rev ABENO.2015; 5(2):12-9.

(27) Terreri ALM, Paganini F. Operacionalização e custos materiais de um projeto de extensão para escolares da rede pública. Rev ABENO. 2016; 16(3): 46-57.

(28) Nogueira MDP. Políticas de extensão universitária. Belo Horizonte: Editora UFMG; 2005.

(29) Sena VS, Falcão CAM, Batista HSA, Silva HO, Primo RM, Ferraz MAAL. Prevenção de cárie em crianças do Piauí: um relato de experiência. Rev Extensão. 2018; 15(30):140-6.

(30) Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO). Posicionamento da ABENO sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais nos cursos de odontologia, enquanto durar a situação de pandemia COVID-19. [Acesso em 16 dez. 2020]. Disponível em: https://abeno.org.br/abeno-files/downloads/ posicionamento-abeno-portaria-mec-544.pdf.

(31) Asnake M. A importância da publicação científica para o desenvolvimento da saúde pública. Ciênc Saúde Coletiva. 2015; 20(7):1972-3.

(32) Falcão DF, Almeida WC, Gomes GS, Falcao LF, Ferraz MAAL, Falcão CAM. Evaluation of apical infiltration in retrofillings of root canals with Portland cement and MTA added to HA plus cement. Austin J Dent. 2020;7(1):1132-5.

Publicado

24-12-2021

Cómo citar

Almeida, W. C. de, & Ferraz, M. Ângela A. L. (2021). Adaptação e produção acadêmica em tempos de distanciamento social: relato de experiência. Revista Da ABENO, 21(1), 1524. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1524

Número

Sección

Artículo