Ensaio sobre visibilidades e cegueiras no mundo formativo da Odontologia

parte 2 - os estágios e o ensino on-line (remoto)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1599

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Pandemias, Educação a Distância, Infecções por Coronavírus, Currículo

Resumo

O ensaio, parte 2, enfatiza o uso ampliado de tecnologias informacionais de ensino virtual (ou remoto) e as possibilidades de inovações nas práticas pedagógicas, técnicas e políticas com especial destaque para a práxis dos estágios curriculares em Odontologia. O foco aqui debruça-se sobre como no cenário pandêmico produziram-se, pelos órgãos corporativos e nos âmbitos institucionais, normativas de gestão digital das práticas profissionais e educacionais e seus reflexos em se tratando de estágios no Sistema Único de Saúde. Conclui com a crítica sobre as relações ambivalentes entre o humano e o tecnológico, em particular sobre o conceito de presença no contexto pandêmico, mas indagando também sobre horizontes futuros pós-pandêmicos no universo educacional.

 

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Warmling, C. M., & Moysés, S. J. (2021). Ensaio sobre visibilidades e cegueiras no mundo formativo da Odontologia: parte 2 - os estágios e o ensino on-line (remoto). Revista Da ABENO, 21(1), 1599. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1599

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica