Ensaio sobre visibilidades e cegueiras no mundo formativo da Odontologia
parte 2 - os estágios e o ensino on-line (remoto)
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1599Palavras-chave:
Educação em Odontologia, Pandemias, Educação a Distância, Infecções por Coronavírus, CurrículoResumo
O ensaio, parte 2, enfatiza o uso ampliado de tecnologias informacionais de ensino virtual (ou remoto) e as possibilidades de inovações nas práticas pedagógicas, técnicas e políticas com especial destaque para a práxis dos estágios curriculares em Odontologia. O foco aqui debruça-se sobre como no cenário pandêmico produziram-se, pelos órgãos corporativos e nos âmbitos institucionais, normativas de gestão digital das práticas profissionais e educacionais e seus reflexos em se tratando de estágios no Sistema Único de Saúde. Conclui com a crítica sobre as relações ambivalentes entre o humano e o tecnológico, em particular sobre o conceito de presença no contexto pandêmico, mas indagando também sobre horizontes futuros pós-pandêmicos no universo educacional.
Downloads
Referências
(1) Williamson B, Hogan A. Pandemic Privatisation in Higher Education: Edtech & University Reform2021. [Acesso em: 23 mar. 2021]. Disponível em: https://www.ei-ie.org/en/detail/17124/%E2%80%9Cpost-pan demic-reform-of-higher-education-market-fir st-or-purpose-first-digital-transformation%E 2%80%9D-by-ben-williamson-and-anna-ho gan.
(2) Datar U, Desai KM, Kamat MS. COVID-19 and virtual learning in dentistry: Perspective on challenges and opportunities. J Educ Health Promot. 2021;10:2.
(3) Sellar S, Cole DR. Accelerationism: a timely provocation for the critical sociology of education. Br J Sociol Educ. 2017;38(1):38-48.
(4) Silva RRDd. Educação, tecnologias 4.0 e a estetização ilimitada da vida. Cadernos IHU ideias. 2020;18(301):1-36.
(5) Harari YN. Notas sobre a pandemia e breves lições para o mundo pós-coronavírus. São Paulo: Companhia das Letras; 2020. 128 p.
(6) Stevanim LF. Exclusão nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia. Radis Comun Saúde. 2020;215:10-5.
(7) Veiga-Neto A. Mais uma Lição: sindemia covídica e educação. Educ Real. 2020;45(4): Epub.
(8) Xavier TB, Barbosa GM, Meira CLS, Neto NC, Pontes HAR. Utilização de Recursos Web na educação em Odontologia durante Pandemia COVID-19. Braz J Health Rev. 2020;3(3):4989-5000.
(9) Hong G, Chang TY, Terry A, Chuenjitwongsa S, Park YS, Tsoi JK, et al. Guidelines for innovation in dental education during the coronavirus disease 2019 pandemic. J Oral Sci. 2020;63(1):107-10.
(10) Chang TY, Hong G, Paganelli C, Phantumvanit P, Chang WJ, Shieh YS, et al. Innovation of dental education during COVID-19 pandemic. J Dent Sci. 2021;16(1):15-20.
(11) dos Santos Fernandez M, da Silva NRJ, dos Santos Viana V, da Cunha Oliveira CC. Doença por Coronavírus 2019: desafios emergentes e o ensino odontológico brasileiro. Rev ABENO. 2020;20(2):2-15.
(12) de Almeida RZ, Casarin M, de Freitas BO, Muniz FWMG. Medo e ansiedade de estudantes de Odontologia diante da pandemia do novo coronavírus: um estudo transversal. Archi Health Invest. 2020;9(6):623-8.
(13) da Silva Matias FA, Oliveira-Júnior G, Fontinele AVR, SÁ NS, de Brito ACR. Pandemia de covid-19 e o ensino odontológico - desafios e possibilidades. Rev Odontol UNESP. 2021;49 (Especial):101-0.
(14) Haridy R, Abdalla MA, Kaisarly D, Gezawi ME. A cross-sectional multicenter survey on the future of dental education in the era of COVID-19: Alternatives and implications. J Dent Educ. 2020:12498.
(15) CFO, Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO-197/2019 Proíbe a inscrição e o registro de alunos egressos de cursos de odontologia, integralmente realizados na modalidade de ensino à distância - EAD, e adota outras providências. 61, 71503. Brasília: Conselho Federal de Odontologia; 2019.
(16) CFO, Conselho Federal de Odontologia. RESOLUÇÃO CFO-226/2020 - Dispõe sobre o exercício da Odontologia a distância, mediado por tecnologias, e dá outras providências. Brasília: Conselho Federal de Odontologia; 2020.
(17) Brasil, Ministério da Educação, Gabinete do Ministro. Portaria nº 544/2020 - Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília: Diário Oficial da União; 2020. p. 62, 114 (Seção 1).
(18) Abeno, Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Posicionamento da Abeno sobre a Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020. Porto Alegre: Abeno; 2020. [Acesso em: 30 mar. 2021]. Disponível em: https://abeno.org.br/destaques/posicionamento-abeno-portaria-mec-544/.
(19) Brasil, Presidência da República, Secretaria Geral, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 14.040/2020 - Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo no 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei no 11.947, de 16 de junho de 2009. Diário Oficial Da União; 2020. p. 4, 19/08/2020, Edição: 159, Seção: 1.
(20) Brasil, Ministério da Saúde, Gabinete do Ministro. Portaria nº 492/2020 - Institui a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo”, voltada aos alunos dos cursos da área de saúde, para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19). Brasília: Diário Oficial da União; 2020. p. 4, publicado em: 23/03/2020, Edição: 56-C, Seção: 1 - Extra.
(21) Carletto AF, Santos FFd. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis: Revista de Saúde Coletiva. 2020;30(3): Epub. [Acesso em: 29 mar. 2021]. Disponível em: https://www.scielo. br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312020000300309&lng=en&nrm=iso.
(22) Brasil, Conselho Nacional de Saúde. Recomendação nº 048, de 1º de julho de 2020. [Acesso em: 21/06/2021]. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/recomen dacoes-cns /1250-recomendacao-n-048-de-01-de-julho-de-2020.
(23) Hermann N. A Aprendizagem da Dor. Educ Real. 2020;45(4): Epub. [Acesso em: 28 mar. 2021]. Disponível em: https://www. scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S217562362020000400201#:~:text=A%20aprendiza gem%20da%20dor%20nos,363.
(24) Akerman M, Toporcov T, Rogero M, Louvison M, Conde WL, Zanetta D, et al. Docência durante a pandemia: tempos estranhos e/ou momentos de descobertas? J USP [Internet]. 2020. [Acesso em: 22 mar. 2021]. Disponível em: https://jornal. usp.br/artigos/docencia-durante-a-pandemia-tempos-estranhos-e-ou-momentos-de-desco bertas/.
(25) Akerman M, Toporcov T, Rogero M, Louvison M, Conde WL, Zanetta D, et al. Ensino-aprendizagem na Faculdade de Saúde Pública da USP durante a pandemia: presente! J USP [Internet]. 2021. [Acesso em: 22 mar. 2021]. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/ensino-aprendi zagem-na-faculdade-de-saude-publica-da-usp-durante-a-pandemia-presente/.
(26) Dawkins R. The selfish gene. Oxford, England: Oxford university press; 1976. 224p.
(27) Castiel LD. Ensaio sobre a pandemência - Quando personagens e micróbios da ficção-científica saem do filme e invadem o planeta – um acompanhamento crítico de enunciados sobre a Covid-19 em meios de comunicação leigos e técnicos. 2020. [Acesso em: 23 mar. 2021]. Disponível em: http://observatoriodamedicina.ensp.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/ENSAIO-SOBRE-A-PANDEM%C3%8ANCIA.pdf.
(28) Gardner HE. Frames of mind: The theory of multiple intelligences. New York, Hachette Uk: Basic Books; 2011. 528 p.
(29) Larrosa Bondía J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev Bras Educ. 2002(19):20-8.
(30) Delors J, Chung F, Geremek B, Gorham W, Kornhauser A, Manley M, et al. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo, Brasília: Cortez, Unesco, MEC; 1996. 288 p.
(31) Almarzooq ZI, Lopes M, Kochar A. Virtual Learning During the COVID-19 Pandemic: a disruptive technology in graduate medical education. J Am Coll Cardiol 2020;75(20):2635-8.
(32) Barton DC. Impacts of the COVID-19 pandemic on field instruction and remote teaching alternatives: Results from a survey of instructors. Ecology and Evolution. 2020. Epub. [Acesso em: 23 mar. 2021]. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih. gov/pubmed/32837715.
(33) Chiou PZ. Learning cytology in times of pandemic: an educational institutional experience with remote teaching. J Am Soc Cytopathol. 2020;9(6):579-85.
(34) Ehrlich H, McKenney M, Elkbuli A. We Asked the Experts: Virtual Learning in Surgical Education During the COVID-19 Pandemic-Shaping the Future of Surgical Education and Training. World J Sur. 2020;44(7):2053-5.
(35) El-Ghandour NMF, Ezzat AAM, Zaazoue MA, Gonzalez-Lopez P, Jhawar BS, Soliman MAR. Virtual learning during the COVID-19 pandemic: a turning point in neurosurgical education. Neurosurg Focus. 2020;49(6):E18.
(36) Karakaya K. Design considerations in emergency remote teaching during the COVID-19 pandemic: a human-centered approach. Educ Technol Res Dev. 2020:1-5.
(37) Tabatabai S. Simulations and Virtual Learning Supporting Clinical Education During the COVID 19 Pandemic. Adv Medic Educ Pract. 2020;11:513-6.
(38) Cheng L, Kalvandi M, McKinstry S, Maddahi A, Chaudhary A, Maddahi Y, et al. Application of DenTeach in Remote Dentistry Teaching and Learning During the COVID-19 Pandemic: A Case Study. Front. Robot. AI. 2020;7:611424.
(39) Smith E, Boscak A. A virtual emergency: learning lessons from remote medical student education during the COVID-19 pandemic. Emerg Radiol. 2021. [Acesso em: 23 mar. 2021]. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/33420528.
(40) Somberg J. Virtual Versus In-Person Learning as a Cardiologist During COVID-19 Pandemic. Cardiol Res. 2021;12(1):1.
(41) Sulaiman AH, Ahmad Sabki Z, Jaafa MJ, Francis B, Razali KA, Juares Rizal A, et al. Development of a Remote Psychological First Aid Protocol for Healthcare Workers Following the COVID-19 Pandemic in a University Teaching Hospital, Malaysia. Healthc (Basel). 2020;8(3).
(42) Worley CB, LoSavio ST, Aajmain S, Rosen C, Stirman SW, Sloan DM. Training During a Pandemic: Successes, Challenges, and Practical Guidance From a Virtual Facilitated Learning Collaborative Training Program for Written Exposure Therapy. J Trauma Stress. 2020;33(5):634-42.
(43) Singal A, Sahni D, Chaudhary P, Singh H. Virtual thanks giving to a cadaver by medical students exposed to learning anatomy before and amidst COVID-19 pandemic. Surgic Radiol Anat. 2021. [Acesso em: 23 mar. 2021]. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/33630106.
(44) Obana FY, Tori R, editors. Conceitos de presença. VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada; 2010; São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie.
(45) Obana FY, Tori R, Ranzini E, editors. Evaluating presence perception in video-mediated activities in real time. Proceedings of the International Conference on e-Learning, e-Business, Enterprise Information Systems, and e-Government (EEE); 2015; Athens. The Steering Committee of The World Congress in Computer Science, Computer Engineering and Applied Computing (WorldComp).
(46) Tori R, Kirner C, Siscoutto RA, editors. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Belém, Porto Alegre: Editora SBC - Sociedade Brasileira de Computação; 2006.
(47) Souza GPd. Copresença, interação e diversidade: uma análise socioespacial do campus da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2017.
(48) Mensch JR. Postfoundational phenomenology: Husserlian reflections on presence and embodiment. University Park, PA, USA: Penn State Press; 2010. 288p.
(49) Baldo MVC, Haddad H. Ilusões: o olho mágico da percepção. Braz J Psychiatry. 2003;25:6-11.
(50) Branquinho J, Santos R, editors. Compêndio em linha de problemas de filosofia analítica. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. 2014 [Acesso em: 20 mar. 2021]. Disponível em: http://compendioemlinha. letras.ulisboa.pt/.
(51) Soares ATT. A natureza e o papel da presença nos encontros mediados por tecnologia digital: um percurso através das interações em sites de redes sociais. Universidade Federal da Bahia; 2013. [Acesso em: 30 mar. 2021]. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25182.
(52) Papasarantou C, Bourdakis V. Represent-ando presença. Traduzido do inglês por Brian Brody. V!RUS [Internet]. 2012; 8. . [Acesso em: 30 mar. 2021] Disponível em: http://www.nomads.usp.br/virus/virus08/index.php?sec=4&item=4&lang=pt>.
(53) Lemos A. Ciber-socialidade: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Logos. 1997;4(1):15-19.
(54) Marques EM, de Carvalho Krüger L. Vida artificial: a mobilidade do conceito de transumano e pós-humano. Voluntas: Rev Intern Filos. 2019;10(1):31-45.
(55) Lévy P. O ciberepaço como um passo metaevolutivo. Rev Famecos. 2000;7(13):59-67.
(56) Floridi L. The fourth revolution: How the infosphere is reshaping human reality. Oxford, Uk: Oxford University Press; 2014. 264 p.
(57) Floridi L. The onlife manifesto: Being human in a hyperconnected era. New York: Springer Nature; 2015. 280 p.
(58) Galimberti U. Psiche e techne: o homem na idade da técnica. São Paulo: Paulus; 2006. 918 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista da ABENO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).