A importância da aula

Autores/as

  • Luiz Roberto Augusto Noro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.229

Palabras clave:

Aprendizagem. Docentes. Ensino. Educação.

Resumen

A aprendizagem confere aos seres humanos uma posição privilegiada na condução do mundo e da história, o que exige do professor uma postura adequada a essa demanda. Coerente com essa premissa foi objetivo do presente estudo refletir sobre a pertinência da aula como estratégia para professores desenvolverem a aprendizagem dos alunos. Aula foi entendida como momento temporal específico no qual são expostos determinados conteúdos previamente definidos por um professor, para uma turma de alunos, em estabelecimento de ensino. Para isso, optou-se metodologicamente pela investigação narrativa autobiográfica ao tomar-se como objeto de estudo experiências nas quais o próprio autor é o protagonista. Os relatos das vivências permitiram observar a limitação da aula como espaço de aprendizado, quer pelo excesso de autoritarismo empregado pelo professor na condição de grande protagonista do processo, quer pela falta de estímulo ao aluno em construir conhecimento nesse espaço pedagógico. É urgente, portanto, que as aulas sejam transformadas em espaços vivos, que provoquem a ansiedade positiva dos alunos, pensadas por professores que não simplesmente estejam na escola, mas que participem da vida do educando, contribuindo para a construção de uma esperança maior tanto nas conquistas como nas incertezas, buscando caminhos que respeitem o contraditório, compartilhando dúvidas e descobrindo possibilidades, somente possíveis para mentes humanas.

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Biografía del autor/a

Luiz Roberto Augusto Noro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Odontologia

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Publicado

27-02-2016

Cómo citar

Noro, L. R. A. (2016). A importância da aula. Revista Da ABENO, 15(4), 91–99. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.229

Número

Sección

Artículo