Ergonomia odontológica: integrando teoria e prática para o avanço do ensino
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.230Palabras clave:
Educação em Odontologia. Engenharia Humana. Odontologia. Apren-dizagem Baseada em Problemas.Resumen
O estudo objetiva descrever e analisar a experiência de uma estratégia inovadora na disciplina de ergonomia odontológica, com uso de tecnologias digitais e método ativo de ensino-aprendizagem. Foi realizado um estudo observacional, descritivo em Laboratório de Ensaios Ergonômicos de um curso de Odontologia, sobre uma estratégia de aprendizado baseado em problemas (PBL) e emprego de filmagem de atendimento clínico. Participaram 20 alunos do último ano do curso de graduação e o estudo foi desenvolvido em duas etapas: na primeira, os acadêmicos tiveram aulas expositivas dialogadas sobre princípios ergonômicos na prática odontológica para introdução do assunto; na segunda etapa, os alunos foram divididos em dois grupos: um de observadores e outro de operadores para o atendimento a pacientes. Enquanto o grupo de operadores era filmado, o outro fazia observações em tempo real, em sala anexa, com visualização direta do ambiente de atendimento através de uma janela de vidro espelhado. O entendimento dos alunos e suas respostas aos estímulos para resolução de problemas ergonômicos foram verificados, permitindo ponderar sobre as vantagens do método de ensino. Observou-se boa participação dos acadêmicos nas atividades, com apontamento dos erros, resolução dos problemas posturais, de organização de bandeja e de todo o processo de trabalho. Os alunos corrigiam sua postura durante os atendimentos realizados após as primeiras observações, mantendo-as mais adequadas durante o trabalho. Em conclusão, a metodologia empregada, aliando a aprendizagem baseada em problemas e o uso de tecnologias digitais foi importante no ensino da ergonomia odontológica.
Descargas
Citas
Arruda MP, Portal LLF. Saberes e fazeres docentes: o dilema da reforma do pensamento e da prática pedagógica do educador do século XXI. Percursos. 2012;13(1):199-210.
Manogue M, McLoughlin J, Christersson C, Delap E, Lindh C, Schoonheim-Klein M, et al. A curriculum structure content, learning and assessment in European undergraduate dental education. Eur J Dent Educ. 2001;15;133-41.
Freitas VP, de Carvalho, RB, Gomes MJ, Figueiredo MC, Faustino-Silva DD. Mudança no processo ensino aprendizagem nos cursos de graduação em odontologia com utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. RFO. 2009;14(2):163-7.
Aquilante AG, Tomita NE. O estudante de Odontologia e a educação. Rev ABENO. 2005;5(1):6-11.
Neville AJ. The problem-based learning tutor: Teacher? Facilitator? Evaluator? Med Teach. 1999; 21(4):393-401.
Xavier LN, de Oliveira GL, Gomes AA, Machado MFAS, Eloia SMC. Analisando as metodologias ativas na formação dos profissionais de saúde: uma revisão integrativa. SANARE. 2014;13(1):76-83.
Lombardo I. Reflexões sobre o planejamento do ensino de Odontologia. Rev ABENO. 2001; 1(1):17-24.
Farias PAM, Martin ALAR, Cristo CS. Aprendizagem ativa na educação em saúde: percurso histórico e aplicações. Rev Bras Educ Med. 2015;39(1):143-58.
Troncon LEA, Bollela VR, Borges MC, Rodrigues MLV. A formação e o desenvolvimento docente para os cursos das profissões da saúde: muito mais que o domínio de conteúdos. Medicina. 2014;47(3):245-8.
Noro LRA, Farias-Santos BCS, Sette-de-Souza PH, Cruz RKS, Pinheiro IAG, Borges REA, et al. O professor (ainda) no centro do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Rev ABENO. 2015;15(1):2-11.
Saliba NA, Moimaz SAS, Chiaratto RA, Tiano AVP. A utilização da metodologia PBL em Odontologia: descortinando novas possibilidades ao processo ensino-aprendizagem. Rev Odonto Ciênc. 2008;23(4):392-6.
Hollis M. Safer lifting for patient care. 2ed. Oxford: Blackwell Scientific Publications; 1985.
Troup JDG, Rouhala HH. Ergonomics and training. Int J Nurs Stud. 1987;24(4):325-30.
Garbin AJI, Garbin CAS, Diniz DG. Normas e diretrizes ergonômicas em odontologia: o caminho para a adoção de uma postura de trabalho saudável. Rev Odontol Univ Cid São Paulo. 2009;21(2):155-61.
Garbin AJI, Garbin CAS, Ferreira NF, Saliba MTA. Ergonomics and the dentist: an evaluation of clinical practice by filming analysis. Rev Odonto Ciênc. 2008;23(2):130-3.
Garbin AJI, Garbin CAS, Arcieri RM, Rovida TAS, Freire ACGF. Musculoskeletal pain and ergonomic aspects of dentistry. Rev Dor. 2105;16(2):90-5.
Vieira AJO, Julião Filho CAB, Firmino RT, Garcia AFG, Menezes VA. Conhecimento de ergonomia e desordens osteomusculares entre estudantes de Odontologia. RFO. 2014;19(3):304-10.
Reis SMAS, Cicillini GA. Práticas docente no ensino odontológico: aproximações e distanciamentos das diretrizes curriculares nacionais. Rev Ib-Am Estudos Educ. 2011;6(2). Disponível em: http://seer.fclar.unesp. br/iberoamericana/article/view/4878
Cunha FS, Silva AE, Larentis NL, Fontanella VRC, Nevado RA. Proposta de uma nova abordagem pedagógica para a Disciplina de Informática aplicada à Odontologia. Rev ABENO. 2005;5(2):102-8.
Morita MC, Kriger L. Mudanças nos cursos de Odontologia e a interação com o SUS. Rev ABENO. 2004;4(1):17-21.
Rodrigues CRC, Silva MAM. O impacto dos cenários de prática propostos pelo Pró-Saúde na formação em odontologia. Rev ABENO. 2012;12(2):219-26.
International Standards Organization – ISO. ISO/TC 106/SC 6 N 411: 2006.
Cyrino EG, Toralles-Pereira ML. Discovery-based teaching and learning strategies in health: problematization and problem-based learning. Cad Saúde Públ. 2004;20(3):780-8.
Leggat PA, Kedjarune U, Smith DR. Occupational health problems in modern dentistry: a review. Ind Health. 2007;45(5):611-21.
Gottlieb R, Lanning SK, Gunsoley JC, Buchanan JA. Faculty impressions of dental students’ performance with and without virtual reality simulation. J Dent Educ. 2011;75(11):1443-51.
Wisner A. La méthodologie em ergonomie: d’hier, à aujourd’hui. Perform Hum Tech. 1990;50:32-8.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).