Primeiro contato do discente com a clínica: relato de experiência

Autores/as

  • Janaína Taiza Araújo de Jesus UESB
  • Jayane Andrade Santos
  • Mayra da Paixão Conceição
  • Thaís Reis Silva
  • Nathalie Oliveira Gonçalves
  • Sérgio Donha Yarid

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i3.294

Palabras clave:

Odontologia. Estudantes de Odontologia. Escolas de Odontologia.

Resumen

A tarefa de formar profissionais tem parcelas de responsabilidade dos docentes, da instituição e do aluno, uma vez que o aprendizado propicia a capacidade de aprender, de se relacionar, trabalhar em equipe, comunicar-se e desenvolver as atividades de forma ética. Diante disso o presente estudo tem como objetivo conhecer e compreender as expectativas do discente do curso de Odontologia em seu primeiro contato com a clínica escola. Trata-se de um relato de caso, de caráter descritivo, exploratório, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista baseada em um roteiro e como participante, um estudante do 4° semestre de Odontologia. A partir do relato do discente, foi possível agrupar o relato em três momentos, desde os anseios e expectativas, as dificuldades e facilidades na prática clínica e o conhecimento teórico e prático aplicado à prática clínica. Dessa forma observou-se que o discente de Odontologia em seu primeiro contato com a clínica escola apresenta uma mistura de expectativas em realizar atendimentos, com ansiedade e insegurança pela falta de experiência prática com o paciente, ao mesmo tempo em que se depara com pouco conhecimento teórico, uma vez que ainda se encontra na sua primeira prática clínica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Costa, AMDD, Costa, JRV, Costa, MD, Costa, RD, Botrel, TEA. Contribuição do perfil do aluno de graduação em Odontologia para a redefinição dos recursos usados pelo professor no processo ensino-aprendizagem. UNIMEP 2002; 14(1):1-5.

Fonsêca, GS; Rodrigues AÁAO. O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) como indutor de inovações pedagógicas: a experiência do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. Rev ABENO 2011; 11(2):19-26.

Schwartz B. An innovative approach to teaching ethics and professionalism. JCan Dent Assoc 2009; 75(5):338-40.

Leão ATT, Dias, K. Avaliação dos serviços de saúde prestados por faculdades de odontologia: a visão do usuário. Rev Bras Odontol Saúde Coletiva 2001; 2(1):40-6.

Bispo NTB, Cecchin D, Zanette F, Grazziotin-Soares R. Aquisição de conhecimento de estudantes de odontologia da UPF durante a graduação: avaliação sob parâmetros do Enade. RFO 2012;17(3):273-9.

Masetto MT, Prado, AS. Processo de avaliação da aprendizagem em um curso de Odontologia. Rev ABENO 2004; 4(1): 48-56.

Meira AR. Bioética e vulnerabilidade: o médico e o paciente. Rev Assoc Med Bras 2004; 50(3):249-51.

Nóbrega LM, Bernardino IM, Barbosa KGN, Oliveira PAP, Lucas RSCC, D'Avila S. A experiência de estudantes de Odontologia com dilemas éticos. Rev ABENO 2015. 15(4):10-8.

Cardoso AC, Corralo DJ, Krahl M, Alves LP. O estimulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a Extensão Universitária como uma estratégia para a educação interprofissional. Rev ABENO 2015;15(2):12-9.

Cristino OS. Clínicas Integradas antecipadas: limites e possibilidades. Rev ABENO 2005; 5(1):12-8.

Oliveira RG, Oliveira RG, Dias AL, Júnior AMLF, Porto FR, Hespanhol FL, Silva RHA, Ricardo DR. Problematização como método ativo de ensino-aprendizagem em um Curso de Odontologia. Rev ABENO 2015; 15(2):74-81.

Wink M. Humanização da relação assistencial entre o estudante de odontologia da Universidade Tuiuti do Paraná e o paciente da clínica integrada. Universidade Tuiuti do Paraná, 2011.

Marchini L, Patrocínio MC, Rode SM. Plano de ensino de uma disciplina de “urgências e emergências em Odontologia”. Pós-Grad Rev Fac Odontol São José dos Campos 2000; 3(1):105-12.

Possobon RF, Carrascoza KC, Moraes ABA, Costa JRAL. O Tratamento Odontológico como gerador de ansiedade. Psicol Estudo 2007; 12(3):609-16.

Delors J. Educação: um tesouro a descobrir. 6a ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO; 2001.

Fernandes AMR, Fernandes APS, Nascimento RL. Utilização da tecnologia de agentes para um ambiente virtual de ensino/ aprendizagem em Periodontia. Rev ABENO 2005; 5(1):23-31.

Pelissari LD, Basting RT, Flório FM. Vivência da realidade: o rumo da saúde para a Odontologia. Rev ABENO 2005; 5(1):32-9.

Ferreira NP, Ferreira AP, Freire MCM. Mercado de trabalho na odontologia: contextualização e perspectivas. Rev Odontol UNESP 2013; 42(4): 304-9.

Publicado

23-10-2016

Cómo citar

Jesus, J. T. A. de, Santos, J. A., Conceição, M. da P., Silva, T. R., Gonçalves, N. O., & Yarid, S. D. (2016). Primeiro contato do discente com a clínica: relato de experiência. Revista Da ABENO, 16(3), 78–84. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i3.294

Número

Sección

Artículo