Primeiro contato do discente com a clínica: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i3.294Palabras clave:
Odontologia. Estudantes de Odontologia. Escolas de Odontologia.Resumen
A tarefa de formar profissionais tem parcelas de responsabilidade dos docentes, da instituição e do aluno, uma vez que o aprendizado propicia a capacidade de aprender, de se relacionar, trabalhar em equipe, comunicar-se e desenvolver as atividades de forma ética. Diante disso o presente estudo tem como objetivo conhecer e compreender as expectativas do discente do curso de Odontologia em seu primeiro contato com a clínica escola. Trata-se de um relato de caso, de caráter descritivo, exploratório, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista baseada em um roteiro e como participante, um estudante do 4° semestre de Odontologia. A partir do relato do discente, foi possível agrupar o relato em três momentos, desde os anseios e expectativas, as dificuldades e facilidades na prática clínica e o conhecimento teórico e prático aplicado à prática clínica. Dessa forma observou-se que o discente de Odontologia em seu primeiro contato com a clínica escola apresenta uma mistura de expectativas em realizar atendimentos, com ansiedade e insegurança pela falta de experiência prática com o paciente, ao mesmo tempo em que se depara com pouco conhecimento teórico, uma vez que ainda se encontra na sua primeira prática clínica.Descargas
Citas
Costa, AMDD, Costa, JRV, Costa, MD, Costa, RD, Botrel, TEA. Contribuição do perfil do aluno de graduação em Odontologia para a redefinição dos recursos usados pelo professor no processo ensino-aprendizagem. UNIMEP 2002; 14(1):1-5.
Fonsêca, GS; Rodrigues AÁAO. O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) como indutor de inovações pedagógicas: a experiência do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. Rev ABENO 2011; 11(2):19-26.
Schwartz B. An innovative approach to teaching ethics and professionalism. JCan Dent Assoc 2009; 75(5):338-40.
Leão ATT, Dias, K. Avaliação dos serviços de saúde prestados por faculdades de odontologia: a visão do usuário. Rev Bras Odontol Saúde Coletiva 2001; 2(1):40-6.
Bispo NTB, Cecchin D, Zanette F, Grazziotin-Soares R. Aquisição de conhecimento de estudantes de odontologia da UPF durante a graduação: avaliação sob parâmetros do Enade. RFO 2012;17(3):273-9.
Masetto MT, Prado, AS. Processo de avaliação da aprendizagem em um curso de Odontologia. Rev ABENO 2004; 4(1): 48-56.
Meira AR. Bioética e vulnerabilidade: o médico e o paciente. Rev Assoc Med Bras 2004; 50(3):249-51.
Nóbrega LM, Bernardino IM, Barbosa KGN, Oliveira PAP, Lucas RSCC, D'Avila S. A experiência de estudantes de Odontologia com dilemas éticos. Rev ABENO 2015. 15(4):10-8.
Cardoso AC, Corralo DJ, Krahl M, Alves LP. O estimulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a Extensão Universitária como uma estratégia para a educação interprofissional. Rev ABENO 2015;15(2):12-9.
Cristino OS. Clínicas Integradas antecipadas: limites e possibilidades. Rev ABENO 2005; 5(1):12-8.
Oliveira RG, Oliveira RG, Dias AL, Júnior AMLF, Porto FR, Hespanhol FL, Silva RHA, Ricardo DR. Problematização como método ativo de ensino-aprendizagem em um Curso de Odontologia. Rev ABENO 2015; 15(2):74-81.
Wink M. Humanização da relação assistencial entre o estudante de odontologia da Universidade Tuiuti do Paraná e o paciente da clínica integrada. Universidade Tuiuti do Paraná, 2011.
Marchini L, Patrocínio MC, Rode SM. Plano de ensino de uma disciplina de “urgências e emergências em Odontologia”. Pós-Grad Rev Fac Odontol São José dos Campos 2000; 3(1):105-12.
Possobon RF, Carrascoza KC, Moraes ABA, Costa JRAL. O Tratamento Odontológico como gerador de ansiedade. Psicol Estudo 2007; 12(3):609-16.
Delors J. Educação: um tesouro a descobrir. 6a ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO; 2001.
Fernandes AMR, Fernandes APS, Nascimento RL. Utilização da tecnologia de agentes para um ambiente virtual de ensino/ aprendizagem em Periodontia. Rev ABENO 2005; 5(1):23-31.
Pelissari LD, Basting RT, Flório FM. Vivência da realidade: o rumo da saúde para a Odontologia. Rev ABENO 2005; 5(1):32-9.
Ferreira NP, Ferreira AP, Freire MCM. Mercado de trabalho na odontologia: contextualização e perspectivas. Rev Odontol UNESP 2013; 42(4): 304-9.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).