Avaliação da eficácia de um fluxograma como auxiliar no ensino de diagnóstico periodontal
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i3.298Palabras clave:
Diagnóstico Periodontal. Doenças Periodontais. Ensino Odontológico.Resumen
Considerando os vários tipos de doenças periodontais, que requerem diferentes formas de tratamento, é crucial que um diagnóstico preciso seja estabelecido, para se evitar tratamentos ineficazes. Diante disso, este estudo teve como objetivo avaliar o uso de um fluxograma como auxiliar no diagnóstico das doenças periodontais no ensino. Sessenta alunos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá, igualmente distribuídos entre o 3º, 4º e 5º anos da graduação, aceitaram participar deste estudo experimental e cruzado. Os estudantes foram submetidos à três questões clínicas periodontais hipotéticas, cujos diagnósticos deveriam ser apresentados primeiramente sem o fluxograma e, em seguida, com a ferramenta auxiliar. Sem o fluxograma, a quantidade de diagnósticos corretos foi de 52%, enquanto com fluxograma, este valor correspondeu a 84%, havendo diferença estatística entre eles (p<0,001). Não houve diferença no número de diagnósticos corretos e incorretos entre os anos de graduação. Pode-se concluir que o uso do fluxograma como auxiliar no diagnóstico periodontal aumenta o número de diagnósticos periodontais corretos.
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