Didática no ensino superior: desafios e perspectivas dos docentes de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Autores/as

  • Laína Vochikovski Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Adrieli Burey Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Bianca Medeiros Maran Universidade Estadual de Ponta Grossa http://orcid.org/0000-0002-1934-6656
  • Thalita de Paris Matos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Francine Baldin Able Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Denise Stadler Wambier Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Rita de Cassia Stadler Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.471

Palabras clave:

Educação em Saúde. Educação Superior. Educação em Odontologia.

Resumen

O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção de docentes do curso de Odontologia quanto as principais dificuldades enfrentadas e as habilidades imprescindíveis para o exercício do magistério superior. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa com 47 professores do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, divididos em dois grupos: a) tempo de atuação docente inferior a 5 anos; b) tempo de atuação docente maior que 5 anos. Após a validação do questionário, este foi encaminhado para os participantes da pesquisa responderem questões abertas sobre o exercício do magistério no ensino superior. Posteriormente à coleta dos dados, foi feita a análise descritiva das informações, exploração do material e interpretação dos resultados. Nos desafios enfrentados, os docentes com mais de 5 anos de atuação citaram a responsabilidade em formar um profissional, dificuldade em motivar os alunos e aquisição de segurança para docência como os principais. Por outro lado, docentes com atuação inferior a 5 anos apontaram o relacionamento com o aluno, insegurança profissional e obtenção do equilíbrio entre a teoria e a prática como principais desafios. Com relação às dificuldades enfrentadas atualmente, as respostas foram semelhantes para os dois grupos, sendo a falta de interesse dos alunos, falta de infraestrutura e de material de apoio para ministrar as aulas, as mais citadas. As habilidades mais mencionadas pelos professores como essenciais para o exercício da profissão incluíram a paciência, didática e necessidade de constante atualização. Pôde-se concluir que os professores enfrentam dificuldades na prática docente, independentemente do tempo de atuação.

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Biografía del autor/a

Laína Vochikovski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Discente de Mestrado, Departamento de Dentística, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Adrieli Burey, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Discente de Doutorado, Departamento de Dentística, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bianca Medeiros Maran, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Discente de Doutorado, Departamento de Dentística, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Thalita de Paris Matos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Discente de Mestrado, Departamento de Dentística, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Francine Baldin Able, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Discente de Doutorado, Departamento de Dentística, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Denise Stadler Wambier, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora, Doutora, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Rita de Cassia Stadler, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora, Doutora, Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

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Publicado

07-08-2018

Cómo citar

Vochikovski, L., Burey, A., Maran, B. M., Matos, T. de P., Able, F. B., Wambier, D. S., & Stadler, R. de C. (2018). Didática no ensino superior: desafios e perspectivas dos docentes de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Revista Da ABENO, 18(3), 12–23. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.471

Número

Sección

Artículo