Didática no ensino superior: desafios e perspectivas dos docentes de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.471Palabras clave:
Educação em Saúde. Educação Superior. Educação em Odontologia.Resumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção de docentes do curso de Odontologia quanto as principais dificuldades enfrentadas e as habilidades imprescindíveis para o exercício do magistério superior. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa com 47 professores do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, divididos em dois grupos: a) tempo de atuação docente inferior a 5 anos; b) tempo de atuação docente maior que 5 anos. Após a validação do questionário, este foi encaminhado para os participantes da pesquisa responderem questões abertas sobre o exercício do magistério no ensino superior. Posteriormente à coleta dos dados, foi feita a análise descritiva das informações, exploração do material e interpretação dos resultados. Nos desafios enfrentados, os docentes com mais de 5 anos de atuação citaram a responsabilidade em formar um profissional, dificuldade em motivar os alunos e aquisição de segurança para docência como os principais. Por outro lado, docentes com atuação inferior a 5 anos apontaram o relacionamento com o aluno, insegurança profissional e obtenção do equilíbrio entre a teoria e a prática como principais desafios. Com relação às dificuldades enfrentadas atualmente, as respostas foram semelhantes para os dois grupos, sendo a falta de interesse dos alunos, falta de infraestrutura e de material de apoio para ministrar as aulas, as mais citadas. As habilidades mais mencionadas pelos professores como essenciais para o exercício da profissão incluíram a paciência, didática e necessidade de constante atualização. Pôde-se concluir que os professores enfrentam dificuldades na prática docente, independentemente do tempo de atuação.
Descargas
Citas
Cunha MID, Boéssio Atrib Zanchet BM. A problemática dos professores iniciantes: Tendência e prática investigativa no espaço universitário. Educação. 2010;33(3):189-97.
de Aguiar Isaia SM, Bolzan DPV. Formação do professor do ensino superior: Um processo que se aprende? Educação. 2004;29(2):121-33.
Bolzan DPV, De Aguiar Isaia SM, Da Rocha Maciel AM. Formação de professores: A construção da docência e da atividade pedagógica na educação superior. Diálogo Educ. 2017;13(38):49-68.
de Medeiros AMS. Docência no ensino superior: dilemas contemporâneos. R. Faced. 2008;12(12):71-87.
Zabalza MA. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artemed. 2004.
Gatti BA. Pesquisar em educação: Considerações sobre alguns pontos-chave. Diálogo Educ. 2006;6(19):25-35.
Nóvoa A. Nada substitui o bom professor. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo São Paulo: SINPRO. 2007.
Farias CML, Carvalho RB, Liber LP, Belotti L, Dos Santos Pacheco KT. Pensamento crítico e a formação de profissionais em odontologia: Uma revisão narrativa da literatura. Rev ABENO. 2016;16(1):73-87.
Cunha M, Isaia S. Professor da educação superior. Enciclopédia de Pedagogia Universitária-Glossário. 2006;2:349-406.
Neves CEB. Desafios da educação superior. Sociologias. 2007;19(17):14-21.
Follmann Freire LI, Fernandez C. O professor universitário novato: Tensões, dilemas e aprendizados no início da carreira docente. Ciênc Educ. 2015;21(1):255-72.
Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 1977.
Santos Filho JCD. Profissão acadêmica e scholarship da docência universitária: os múltiplos papéis do profesor universitário. Rev Iberoam Educ. 2010; 61(4):1-11
Masetto MT, Gaeta C. Os desafios para a formação de professores do ensino superior. Rev Triang. 2016;8(2):4-13.
Huberman M. O ciclo de vida dos professores in: Nóvoa A. Vidas de professores Porto: Porto Editora. 1995:31-61.
Guarnieri MR. O início na carreira docente: Pistas para o estudo do trabalho do professor. In: Guarnieri MR. Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência–2 ed Campinas: Autores Associados. 2005.
Lisita V. Didática e formação de professores: Um estudo sobre as possibilidades da reflexão crítica [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2006
Pimenta SG, Lima MSL. Estágio e docência. 4ª. São Paulo: Cortez; 2009.
Dumêt Fernandes J, Ferreira SL, La Torre MP, de Oliveira Santa Rosa D, Costa HO. Estratégias para a implantação de uma nova proposta pedagógica na escola de enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Rev Bras Enferm. 2003;56(4):392-5.
Scherer ZAP, Scherer EA, Pimenta Carvalho AM. Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão. Rev Latino-Am Enfermagem. 2006;14(2):285-91.
Botomé SP, Kubo OM. Responsabilidade social dos programas de pós-graduação e formação de novos cientistas e professores de nível superior. Interação. 2002;6(1):81-110.
Aguiar Isaia SMD, Pires Vargas Bolzan D. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: Construções sobre pedagogia universitária. Linhas Críticas. 2008;14(26):43-59.
Franco A. Didática: Uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior? Práxis Educ. 2013;9(15):147-66.
Charlot B. Da relação com o saber às práticas educativas: Cortez Editora; 2016.
Lazzarin HC, Nakama L, Cordoni Júnior L. Percepção de professores de odontologia no processo de ensino-aprendizagem. Ciênc Saúde Colet. 2010;15(1):1801-10.
Oliveira ESGO. O "mal-estar docente" como fenômeno da modernidade: Os professores no país das maravilhas. Ciências & Cognição. 2006;7(1):27-41.
Esteve JM. O mal-estar docente: A sala de aula e a saúde dos professores. Bauru: Edusc. 1999:116-33.
Martinez MC. As relações entre a satisfação com aspectos psicossociais no trabalho e a saúde do trabalhador. São Paulo. 2002.
Goldberg MaA. Avaliação de competência no desempenho do papel de orientador educacional. Cad Pesqui. 2013 (11):21-60.
Haydt RCC. Curso de didática geral: 1ª Edição-São Paulo: Ática; 2011.
Candau VM. Rumo a uma nova didática. Rumo a uma nova didática: Vozes; 2003.
Langhi R, Nardi R. Trajetórias formativas docentes: Buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores. Alexandria. 2012;5(2):7-28.
Santos SCD. O processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno: Aplicação dos "sete princípios para a boa prática na educação de ensino superior". Cad Pequi Adm. 2010;8(1):69-82.
Ferreira ABDH. Novo dicionário da língua portuguesa: Nova fronteira; 1986.
Perrenoud P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas: Artmed; 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).