Formação x educação, Deontologia x ética: repensando conceitos, reposicionando docentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.561

Palabras clave:

Ética. Desenvolvimento Moral. Educação Superior. Formação Profissional. Universidade.

Resumen

Partindo de inquietações e reflexões docentes, buscamos problematizar alguns conceitos frequentemente tomados como sinônimos no contexto da educação de profissionais de saúde, descortinando concepções alternativas para um fazer pedagógico eticamente comprometido. A análise se centra na ideia hegemônica da ética que conforma certo sentido para a expressão “ética na formação”, em contraposição ao que se poderia denominar de uma “dimensão ética da educação”. Por meio de uma escrita dialógica sobre temas comuns a todo (a) professor (a), quer-se provocar o (a) leitor (a) para o exame de sua práxis acadêmica e para o questionamento sobre o que temos realizado na universidade: formação profissional ou educação superior? Os argumentos expressos neste ensaio almejam fomentar o (auto)questionamento para que cada um(a) responda, a sua maneira, e depois coletivamente, à pergunta essencial que a ética nos faz: “que devo(devemos) fazer”?

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Biografía del autor/a

Mirelle Finkler, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Odontologia (em Saúde Coletiva)

Profa. Adjunta do Departamento de Odontologia

Profa. do Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Profa. do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

Universidade Federal de Santa Catarina

Daniel Philippi de Negreiros, Justiça Federal de Santa Catarina

Graduado em Medicina - UFSC

Especialista em Psiquiatria - USP

Mestre em Ciências Médicas - UFSC

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Publicado

27-04-2018

Cómo citar

Finkler, M., & de Negreiros, D. P. (2018). Formação x educação, Deontologia x ética: repensando conceitos, reposicionando docentes. Revista Da ABENO, 18(2), 37–44. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.561

Número

Sección

Artículo