Desmotivação entre estudantes de Odontologia: uma análise qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.608Palabras clave:
Motivação. Estudantes de Odontologia. Universidade.Resumen
A desmotivação na universidade tem sido associada ao desempenho acadêmico insatisfatório e inadequado ajuste psicológico à vida no contexto universitário. As pesquisas sobre motivação como uma variável dependente na educação em Odontologia são escassas, e sugerem que o ambiente de aprendizagem desempenha um importante papel em fomentar a motivação, não obstante esteja relacionada a motivos intrínsecos e extrínsecos de cada pessoa. O objetivo do presente estudo foi avaliar a percepção de estudantes de Odontologia sobre os fatores relacionados à falta de motivação na Universidade. Foram realizadas duas entrevistas de grupos focais com estudantes concluintes de odontologia da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (Campus Camaragibe/UPE). As discussões foram gravadas e transcritas, reproduzindo as perspectivas dos participantes, com posterior análise temática. De acordo com os resultados, houve preponderância de relatos negativos, principalmente referentes ao comportamento e ao método de ensino adotado por alguns professores, insatisfação com a estrutura física e com a matriz curricular do curso.
Descargas
Citas
Orsini C, Binnie V, Evans P, Ledezma P, Fuentes F, Villegas MJ. Psychometric validation of the academic motivation scale in a dental student sample. J Dent Educ. 2015; 79(8): 971-81.
Kusurkar RA, Croiset G, Mann KV, Custers E, Ten Cate O. Have motivation theories guided the development and reform of medical education curricula? A review of the literature. Acad Med. 2012; 87(6):735-43.
Morin E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. 2014. Cortez Editora 12p.
Divaris K, Barlow PJ, Chendea SA, Cheong WS, Dounis A, Dragan IF et al. The academic environment: the students’ perspective. Eur J Dent Educ. 2008; 12(s1): 120-30.
Schleich ALR, Polydoro SAJ, Santos AAAD. Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior. Av Psicol. 2006; 5(1): 11-20.
Souza Minayo MC. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Editora Vozes Limitada. 2011; 21 ed. 41p.
Cerasoli CP, Ford MT. Intrinsic motivation, performance, and the mediating role of mastery goal orientation: A test of self-determination theory. J Psychol. 2014;148(3):267-86.
Almeida DMDS. A motivação do aluno no ensino superior: um estudo exploratório. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil. 2012 147f.
Al-Ansari AA, El Tantawi MM. Predicting academic performance of dental students using perception of educational environment. J Dent Educ. 2015; 79(3): 337-44.
Ames C, Archer J. Achievement goals in the classroom: Students' learning strategies and motivation processes. J Pers. 2012; 80(4):995-1028.
dos Santos BS, Mosquera JJM, Stobäus CD. Processos motivacionais em contextos educativos. Educação. 2007 (PUCRS. Impresso)
Kristensen BT, Netterstrom I, Kayser L. Dental students’ motivation and the context of learning. Eur J Dent Educ. 2009; 13(1):10-4.
Almeida LS, Soares AP. Os estudantes universitários: sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial. Estudante universitário: Características e experiências de formação. 2004; p. 15-40.
Elani H W, Allison PJ, Kumar RA, Mancini L, Lambrou A, Bedos C. A systematic review of stress in dental students. J Dent Educ. 2014;78(2):226-42.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).