Educação Interprofissional em Saúde: análise bibliométrica da produção científica nacional

Autores/as

  • Cibele Michel Prefeitura Municipal de Sapucaia, Rio Grande do Sul.
  • Thais Ostroski Olsson Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) http://orcid.org/0000-0003-4653-5732

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.781

Palabras clave:

Relações Interprofissionais. Educação Superior. Currículo. Bibliometria.

Resumen

Educação interprofissional (EIP) é uma abordagem pedagógica importante nos currículos da saúde por buscar preparar os estudantes para o cuidado em um ambiente de equipe colaborativa. Este artigo propôs-se a realizar uma análise bibliométrica da produção científica em relação à EIP em saúde no Brasil, de 2012 a 2017. A pesquisa foi realizada na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Como descritor controlado foi utilizado o termo ‘Relações interprofissionais/ Interprofessional Relations’ e como descritores não controlados ‘Educação Interprofissional/ Interprofessional Education’, ‘Aprendizado Colaborativo/ Collaborative Learning’ e ‘Trabalho em Equipe/  Teamwork'. Na busca, esses descritores foram combinados e acrescidos do operador boleano ‘AND’. Foram analisadas 46 publicações (37 artigos, 6 dissertações, 3 teses). Os primeiros autores eram brasileiros, vinculados a Instituições de Ensino Superior público (78,2%). Periódicos da Enfermagem, Saúde Pública e Educação, Qualis B, se destacaram entre os artigos analisados. Os estudos mais frequentes foram os de abordagem qualitativa (61%), realizados na região Sudeste (58,7%), cujos participantes foram profissionais da saúde (23,9%) e estudantes de graduação, atualização, especialização e residência (19,5%). A ‘associação de técnicas’ (24%), seguida pela entrevista semiestruturada (21,7%) foram as técnicas de coleta de dados mais observadas.  Análise de conteúdo foi citada em 41,3% das publicações como a forma de análise dos dados. Esses estudos tratavam de experiências de EIP voltadas ao ensino na saúde (45,6%), EIP nos serviços de Atenção Primária à Saúde (23,9%), e EIP nos espaços de ambulatório e hospital (15,1%). Seis publicações apresentaram fonte de financiamento. Pesquisas sobre EIP são incipientes no país, devendo ser ampliadas e qualificadas.

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Biografía del autor/a

Cibele Michel, Prefeitura Municipal de Sapucaia, Rio Grande do Sul.

Assistente Social da Prefeitura Municipal de Parobé, Rio Grande do Sul, especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Thais Ostroski Olsson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bolsista de Iniciação Científica, estudante de graduação em Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Professora do Departamento  de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia e do Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina.

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Publicado

25-12-2019

Cómo citar

Michel, C., Olsson, T. O., & Toassi, R. F. C. (2019). Educação Interprofissional em Saúde: análise bibliométrica da produção científica nacional. Revista Da ABENO, 19(4), 78–90. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.781

Número

Sección

Artículo