Projeto integrado de apoio técnico e laboratorial em prótese fixa da Escola Técnica de Saúde – Universidade Federal de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1367Palavras-chave:
Técnicos em Prótese Dentária. Educação. Capacitação Profissional.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo ofertar estágio profissionalizante para a educação profissional na área de prótese fixa, bem como suprir carências relacionadas à confecção técnica e laboratorial de elementos protéticos, para o desenvolvimento e suporte de clínicas de extensão e projetos de pesquisa da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU), por meio da elaboração de trabalhos protéticos na área de prótese fixa nas dependências do Curso Técnico em Prótese Dentária da Escola Técnica de Saúde (CTPD/ESTES). Os trabalhos foram realizados em forma de estágio supervisionado, pelos estudantes da ESTES, que além de se capacitarem por meio de treinamento teórico/ prático, na confecção de diversos tipos de próteses, interagiram com trabalhos de pesquisa e ofertaram à comunidade carente a oportunidade de usufruírem de aparelhos de qualidade e sem custos.Downloads
Referências
Amâncio Filho A. Cenários e situações da formação em saúde
no Brasil. Boletim técnico do Senac, Rio de Janeiro,1997, 23(3):11-25.
Anusavice KJ. Phillips Materiais Dentários, 11 ed, 412p, 2005.
Busato ALS, Fernandes C, Gonzáles PAH, Macedo RP. O ensino, a pesquisa e a extensão na odontologia, In: Estrela C. Metodologia Científica: ensino e pesquisa em odontologia. São Paulo: Artes Médicas; 2001. p.339-46.
Cardoso, SMV. A formação do dentista no contexto do século XXI: a pesquisa como princípio pedagógico. Revista da ABENO, 2007, 7(1):54-57.
Estrela C. A arte do ensino e da pesquisa odontológica. ROBRAC 2002; 11 (31):54-6.
Mello GN. Políticas públicas de educação. Estudos avançados. Universidade de São Paulo, 1991, 5(12):7-47.
Pegoraro LF. Prótese Fixa. Artes Médicas, 313p, 2004.
Roschke MA. Política de educação e desenvolvimento para o SUS/ Caminhos para a educação permanente em saúde/ Pólos de educação permanente em saúde. Ministério da Saúde, 41p, 2003.
Simamoto-Júnior PC et al. Projeto integrado de apoio técnico e laboratorial em prótese fixa da Escola Técnica de Saúde – UFU. Anais eletrônicos do 25o CIOSP, v.25, p172-172, 2007.
Uema RK. Congresso Paulista de Técnicos em Prótese Dentária. São Paulo, ITM, 9, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).