Proposta de um roteiro de apoio à descrição de lesões bucais como instrumentalização para a comunicação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.179

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Atenção Secundá-ria à Saúde. Guia. Medicina Bucal. Referên-cia e Consulta.

Resumo

A boa comunicação escrita é uma habilidade essencial para a troca de informações entre profissionais da saúde. No contexto do SUS, essa troca ocorre por meio de documentos de referência e contrarreferência. Considerando as lesões bucais que necessitam de avaliação na atenção secundária, documentos de referência permitem avaliar a necessidade clínica e a urgência de cada caso, com impactos na priorização do acesso. A falta de detalhamento e concisão dos documentos de referência impacta na agilidade do fluxo do paciente entre os níveis de atenção à saúde e, consequentemente, na qualidade do cuidado a ele oferecido. Visando aprimorar o detalhamento dos documentos de referência em Estomatologia na região da Grande Florianópolis, Santa Catarina, foi desenvolvido o OralDESC - um roteiro de apoio à descrição de lesões bucais. O roteiro também vem sendo utilizado pelas disciplinas relacionadas ao Diagnóstico Bucal na Universidade Federal de Santa Catarina. Além de apresentar o roteiro, este trabalho procura ampliar a análise da questão, apresentando alguns desafios para a implantação dos complexos regulatórios no Brasil, bem como as dificuldades relatadas no país e em outras parte do mundo no que se refere à qualidade dos documentos de referência. Adicionalmente, apresenta a visão de alguns autores sobre o potencial educativo dos processos de referência e contrar-referência e a importância da formação para a comunicação escrita. São partilhadas, ainda, reflexões sobre a necessidade de inclusão, nos currículos acadêmicos, de atividades que permitam o desenvolvimento de habilidades de comunicação por estudantes de Odon-tologia, de forma a capacitá-los à atuação em redes de atenção que privilegiam a interação multiprofissional, interdisciplinar e trans-disciplinar.

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Biografia do Autor

Maria Inês Meurer, Universidade Federal de Santa Catarina / Departamento de Patologia.

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), especialista em Radiologia Odontológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutora em Odontologia (Estomatologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (Departamento de Patologia).

Caroline Zimmermann, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), tendo concluído o Mestrado em Odontologia (Diagnóstico Bucal) na UFSC em 2015. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFSC.

Liliane Janete Grando, Universidade Federal de Santa Catarina / Departamento de Patologia.

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), com mestrado em Odontopediatria na mesma instutição (1992). Concluiu seu doutorado em Odontologia - Estomatologia Clínica, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2000. Fez doutorado sanduíche na Dental School da State University of New York, NY-USA. Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Patologia, Centro de Ciências da Saude, Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

10-01-2016

Como Citar

Meurer, M. I., Zimmermann, C., & Grando, L. J. (2016). Proposta de um roteiro de apoio à descrição de lesões bucais como instrumentalização para a comunicação profissional. Revista Da ABENO, 15(3), 2–15. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.179

Edição

Seção

Artigos