Processo de aprendizagem colaborativa entre residentes e estudantes de graduação em Odontologia em um hospital universitário de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2149Palavras-chave:
Equipe Hospitalar de Odontologia, Educação Interprofissional, Práticas InterdisciplinaresResumo
Com o reconhecimento do exercício da Odontologia Hospitalar e sua aprovação como uma nova especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia em 2023, e validação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Odontologia homologadas em 2021, os cursos de graduação em Odontologia no Brasil tendem a qualificar futuros profissionais em formação para atuar em ambiente hospitalar, de forma sistematizada. Isso visa propiciar aos estudantes uma vivência interprofissional inerente aos hospitais, favorecendo a interação positiva entre várias áreas da saúde. Este estudo descritivo tem como objetivo relatar a experiência no processo de aprendizagem colaborativa entre profissionais de saúde residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, na área profissional de Odontologia, de um Hospital Universitário de Curitiba e estudantes de graduação do curso de Odontologia de uma instituição de ensino superior. Durante o desenvolvimento de diferentes atividades acadêmicas, observou-se que a utilização desta metodologia de ensino-aprendizagem caracterizou-se como uma ferramenta importante, buscando fortalecer as trocas de vivências práticas, propiciando discussões entre estudantes e profissionais residentes, por meio da mediação dos docentes, os quais buscavam sempre incentivar a construção do conhecimento crítico reflexivo, oportunizando uma experiência de formação discente interprofissional ampliada.
Downloads
Referências
Medeiros YL, Faria LV, Lopes DF, Oliveira IS, Fabri GMC. Inserção da Odontologia Hospitalar na grade curricular dos cursos de Odontologia do sudeste brasileiro. Rev Fac Odontol P Alegre [Internet]. 2020;61(1):85-91. doi: https://doi.org/10.22456/2177-0018.101594
Rocha AL, Ferreira EF. Odontologia hospitalar: a atuação do cirurgião dentista em equipe multiprofissional na atenção terciária. Arq Odontol [Internet]. 2014;(50)4:154-160. doi: https://doi.org/10.7308/aodontol/2014.50.4.01
Barreto HM, Jacinto YC, Brandão CSA, Pinho ALVP, Aguiar MBM. Desafios e importância da Odontologia Hospitalar: uma revisão integrativa. Rev Fac Odontol Univ Fed Bahia [Internet]. 2022;52(1):90–97. doi: https://doi.org/10.9771/revfo.v52i1.48835
Rocha MG, Silva MS, Araujo ACM, Alves LC, Pereira LHTC, Andrade MAA, et al. Manutenção da higiene oral em pacientes de terapia intensiva: O papel da Odontologia Hospitalar. Researc Soci Develop [Internet]. 2022;11(16): e329111638078. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i16.38078
Fonseca EOS, Pedreira LC, Silva RS, Santana RF, Tavares J, et al. (Des) cuidado na higiene bucal do idoso em hospitalização. Rev Bras Enferm [Internet]. 2021 [citado em 20 de outubro de 2023];74(suppl 2):1-8. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0415
Martins GF, Santos MJAO, Vanzo KLT, Pereira YCL. The perception of the importance of the insertion of hospital dentistry in the curriculum of the dentistry course: an experience report. Reserc Soci Develop [Internet]. 2023 [citado em 22 de novembro de 2023];12(5):e10012541520. doi: https://doi.org/10.1590/10.33448/rsd-v12i5.41520
Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO N-162 de 3 de nov. de 2015. Reconhece o exercício da Odontologia Hospitalar pelo cirurgião-dentista. Brasília: Diário Oficial da União; 2015.
Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO N-203 de 21 de mai. de 2019. Altera a Resolução CFO N-162 e dá outras providências. Diário Oficial da União; 2019.
Conselho Federal de Odontologia. Odontologia Hospitalar como especialidade Odontológica, 2023 [citado em 10 de setembro 2023]. Disponível em: https://website.cfo.org.br/odontologia-hospitalar-como-especialidade-odontologica/.
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2018 [citado em 12 de julho de 2023]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=127951-pces803-18-1&category_slug=outubro-2019&Itemid=30192
Figueredo WN, Veras RM, Silva GTR, Cardoso GMP. Práticas colaborativas nas urgências em Saúde: a interprofissionalidade do Programa PermanecerSUS, Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, Brasil. Interface [Internet]. 2018;22(supl.2):1697-1704. doi: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0678
Silva PG, Lima DS. Padlet como ambiente virtual de aprendizagem na formação de profissionais da educação. Re Nov Tecn [Internet]. 2018 [citado em 20 de julho de 2023];16(1):83-92. doi: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86051
Shahzad A, Saeed MHB, Paiker S. Dental students’ concerns regarding OSPE and OSCE: a qualitative feedback for process improvement. BDJ [Internet]. 2017;17009. doi: https://doi.org/10.1038/bdjopen.2017.9
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).