Influência de um projeto de extensão que presta atendimento a pacientes com necessidades especiais na vida profissional de cirurgiões-dentistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2227

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência, Ensino, Estudantes de Odontologia

Resumo

O atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais (PNE) requer uma abordagem diferenciada para garantir o acolhimento e a prestação de tratamento efetivo e qualificado. No entanto, a capacitação de profissionais capazes de reconhecer as necessidades de uma comunidade, considerando as particularidades de seus pacientes, é um desafio notável enfrentado pelas instituições de ensino superior. A literatura destaca a importância dos conteúdos curriculares de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (OPNE) durante a graduação, contribuindo significativamente para o conhecimento futuro do profissional. A pesquisa teve como objetivo avaliar a percepção de alunos egressos em relação à atuação profissional no atendimento odontológico a PNE, investigando possíveis diferenças entre aqueles que participaram de atividades extensionistas nesta temática durante a graduação e os que não tiveram essa vivência. Tratou-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa, utilizando um questionário online aplicado a alunos egressos entre 2012 e 2019, com uma taxa de resposta de 58,8% (n=391). Os resultados indicaram que 31,7% (n=124) dos participantes se envolveram neste projeto de extensão, evidenciando associação positiva entre essa experiência e a percepção de preparo para o atendimento a PNE após a formatura. Enquanto 76,2% dos não participantes discordaram sobre se sentirem preparados, apenas 21,3% dos participantes do projeto discordaram que suas experiências durante a graduação não foram suficientes. Além disso, 89,9% dos não participantes discordaram que suas experiências educacionais ajudaram na interação com PNE. Concluiu-se que o projeto de extensão foi eficaz em fornecer percepções positivas aos egressos participantes, preparando-os adequadamente para esses atendimentos em suas práticas clínicas após formados.

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Biografia do Autor

Laura dos Santos Hartleben, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Lisandrea Rocha Schardosim, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Marina Sousa Azevedo, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

13-12-2024

Como Citar

Hartleben, L. dos S., Schardosim, L. R., & Azevedo, M. S. (2024). Influência de um projeto de extensão que presta atendimento a pacientes com necessidades especiais na vida profissional de cirurgiões-dentistas. Revista Da ABENO, 24(1), 2227 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2227

Edição

Seção

Artigos