O impacto da Iniciação Científica na produção bibliográfica de pós-graduandos
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.873Palavras-chave:
Educação em Odontologia. Educação de Pós-Graduação em Odontologia. Pesquisa em Odontologia.Resumo
A Iniciação Científica tem como objetivo despertar a vocação científica em estudantes de graduação e incentivar potenciais talentos por meio de sua participação em projetos de pesquisa, sob a orientação de um pesquisador qualificado. Este estudo objetivou analisar a produção científica de pós-graduandos com e sem iniciação científica. Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, descritivo, com consulta nas plataformas Sucupira do Ministério da Educação e Lattes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações no período de 2012 a 2018. No período, foram avaliados o número de alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Faculdade de Odontologia de Araçatuba. O número de artigos científicos de cada aluno de doutorado com e sem iniciação científica foi analisado. No total, 55 alunos de mestrado e doutorado estavam matriculados no Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social, destes 63,64% (n = 35) realizaram iniciação científica durante a graduação. Observou-se também que os estudantes de doutorado que realizaram iniciação científica (n = 19) obtiveram melhor produção científica (p = 0,047). Concluiu-se que os estudantes de pós-graduação com iniciação científica alcançaram um número de publicações mais significativo em comparação com aqueles sem essa experiência.
Downloads
Referências
Saliba NA, Moimaz SAS, Garbin CAS, Diniz DG. Dentistry in Brazil: its history and current trends. J Dent Educ. 2009;73(2):225-31.
Iacopino AM. The influence of “new science” on dental education: current concepts, trends, and models for the future. J Dent Educ. 2007;71(4):450-62.
Cowpe J, Plasschaert A, Harzer W, Vinkka‐Puhakka H, Walmsley AD. Profile and competences for the graduating European dentist – update 2009. Eur J Dent Educ. 2010;14(4):193-202.
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. [Cited May 10, 2019]. Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/
pdf/CES032002.pdf
Garbin CAS, Saliba NA, Moimaz SAS, Santos KT. The role of universities in the training of health professionals. Rev ABENO. 2006;6(1):6-10.
Maltagliati LA, Goldenberg P. Research and curricular reform in dentistry undergraduate courses: origin challenges to current problems. Saúde Soc. 2011;20(2):434-47.
Sin MK, Bliquez R. Teaching evidence based practice to undergraduate nursing students. J Prof Nurs. 2017:33(6):447-51.
Brasil. Postgraduate National Plan (PNPG), 2011-2020. Brasília: CAPES; 2010.
Morin E. Les sept savoirs nécessaires à l’éducation du futur. Paris: UNESCO; 1999.
Erdmann AL, Fernandes JD, Teixeira GA. Overview of nursing education in Brazil: graduation and post graduation. Enferm Foco. 2011;2:89-93.
Moimaz SAS, Saliba NA, Zina LG, Saliba O, Garbin CAS. Teaching-learning practices based on real scenarios. Interface. 2010;14(32):69-79.
Brasil. Plataforma Lattes. [Cited June 2, 2019]. Available from: http://lattes.cnpq.br/
Silva Junior MF, Assis RIF, Sousa HA, Miclos PV, Gomes MJ. Scientific initiation: the perception of academic interest of dentistry of a Brazilian university. Saúde Soc. 2014:23(1):325-35.
Cyrillo RJT, Setúbal S, Silva Júnior CT, Velarde LGC, Mattos ACMT, Silva Touça A, et al. Influence of a scientific initiation programme on scientific output of professors on a medical course in Brazil. Rev Port Pneumol. 2008;14(5):635-45.
Bertolami CN. The role and importance of research and scholarship in dental education and practice. J Dent Educ. 2002:66(8):918-26.
Pinto GS, Nascimento GG, Mendes MS, Ogliari FA, Demarco FF, Correa MB. Scholarships for scientific initiation encourage post-graduation degree. Braz Dent J. 2014; 25(1):63-8.
Pyle M, Andrieu SC, Chadwick DG, Chmar JE, Cole JR, George MC, et al. The case for change in dental education. J Dent Educ. 2006:70(9):921-4.
Elangovan S, Venugopalan SR, Srinivasan S, Karimbux NY, Weistroffer P, Allareddy V. Integration of Basic-Clinical Sciences, PBL, CBL, and IPE in U.S. Dental Schools’ Curricula and a proposed integrated curriculum model for the future. J Dent Educ. 2016;80(3):281-90.
Elangovan S, Allareddy V, Singh F, Taneja P, Karimbux N. Indian dental education in the new millennium: challenges and op-portunities. J Dent Educ. 2010;74(9):1011-6.
Sun W, Hu Q, Zhang H, Liu Y, Bensch B, Wang W, et al. A new dental curriculum for chinese research universities. J Dent Educ. 2011;75(10):1374-82.
Elsevier. SciVal. [Cited May 10, 2019]. Available from: www.elsevier.com/solutions /scival
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).