A experiência de estudantes de Odontologia com dilemas éticos

Lorena Marques da Nóbrega, Ítalo de Macedo Bernardino, Kevan Guilherme Nóbrega Barbosa, Pierre Andrade Pereira de Oliveira, Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas, Sérgio d' Avila

Resumo


A universidade é um espaço privilegiado para formação de pessoas e neste processo são evidenciadas questões sociais, humanas e éticas. Na Odontologia estas se estabelecem individualmente entre profissionais e pacientes e, coletivamente, entre a prática profissional e a sociedade. Este estudo do tipo transversal avaliou a experiência de estudantes de Odontologia de uma universidade pública com os dilemas éticos vividos durante sua formação acadêmica. Para tanto foram entrevistados 64 alunos do 4º e 5º ano do curso. Observou-se uma ligeira predominância de alunos do sexo masculino (50,7%), com idade entre 19 e 22 anos. Entre os pesquisados, a maioria afirmou ter tido contato com a teoria da ética profissional durante a graduação. Um quarto dos alunos entrevistados confirmou ter passado por alguma situação eticamente conflitante; todos consideraram importante a discussão de conteúdos que reflitam a bioética no currículo; e grande parte dos alunos que afirmaram ter vivenciado algum conflito ético eram do sexo masculino e cursavam o 5º ano. Foi verificado que os dilemas éticos são percebidos pelos alunos e vivenciados ainda durante sua formação acadêmica.

Palavras-chave


Ética Odontológica. Bioética. Estudantes de Odontologia.

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DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.213

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ISSN Impresso: 1679-5954

ISSN Online: 2595-0274