A experiência de estudantes de Odontologia com dilemas éticos
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.213Palavras-chave:
Ética Odontológica. Bioética. Estudantes de Odontologia.Resumo
A universidade é um espaço privilegiado para formação de pessoas e neste processo são evidenciadas questões sociais, humanas e éticas. Na Odontologia estas se estabelecem individualmente entre profissionais e pacientes e, coletivamente, entre a prática profissional e a sociedade. Este estudo do tipo transversal avaliou a experiência de estudantes de Odontologia de uma universidade pública com os dilemas éticos vividos durante sua formação acadêmica. Para tanto foram entrevistados 64 alunos do 4º e 5º ano do curso. Observou-se uma ligeira predominância de alunos do sexo masculino (50,7%), com idade entre 19 e 22 anos. Entre os pesquisados, a maioria afirmou ter tido contato com a teoria da ética profissional durante a graduação. Um quarto dos alunos entrevistados confirmou ter passado por alguma situação eticamente conflitante; todos consideraram importante a discussão de conteúdos que reflitam a bioética no currículo; e grande parte dos alunos que afirmaram ter vivenciado algum conflito ético eram do sexo masculino e cursavam o 5º ano. Foi verificado que os dilemas éticos são percebidos pelos alunos e vivenciados ainda durante sua formação acadêmica.Downloads
Referências
Schwartz B. An innovative approach to teaching ethics and professionalism. J Can Dent Assoc. 2009;75(5):338-40.
Sharp HM, Kuthy RA, Heller KE. Ethical dilemmas reported by fourth-year dental students. J Dent Educ. 2005;69(10):1116-22.
David WC. The role of empathy in Ethics. J Dent Educ. 2010;74(12):1275-81.
Gonçalves ER, Verdi MIM. Ethical problems in patient care at a dental school clinic. Cien e Saude Colet. 2007;12(3):55-64.
Meira AR. Bioética e vulnerabilidade: o médico e o paciente. Rev Assoc Med Bras. 2004;50(3):249-51.
Freitas SFT, Kovaleski DF, Boing AF. Moral development of graduates from a dentistry course: a constructivist evaluation. Cien Saude Colet. 2005; 10(2):453-62.
Leão HMC. A importância das teorias éticas na prática da bioética. Rev Bras Saúde Mater Infant. 2010;10(suppl.2) :427-32.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Primeiros resultados do Censo 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/dados divulgados/Index.php?uf=25
Berk NW. Teaching Ethics in Dental Schools: trends, techniques, and targets. J Dent Educ. 2001;65(8):744-50.
Blue CM. Do Dental Hygiene Students fit the learning profile of the Millennial Student? J Dent Educ. 2009;73(12) :1372-8
Mariño RJ, Morgan MV, Winning T, Thomson WM, Marshall RI, Gotjamanos T, et al. Socio demographic backgrounds and career decisions of Australian and New Zealand dental students. J Dent Educ. 2006;70(2):169-78.
González G, Anderson E, Novak KF. Valachovic RW. U.S. Dental School Applicants and Enrollees 2009 entering class. J Dent Educ. 2011;75(8):1133-57.
Oliveira FT de, Sales-Peres A, Sales-Peres SH de C, Yarid SD, Silva RHA. Ética odontológica: conhecimento de acadêmicos e cirurgiões-dentistas sobre os aspectos éticos da profissão. Rev Odontol UNESP. 2008;37(1):33-9
Susan ID, Ed D, Peter G, Fitzpatrick R, Ed D, Zornosa X, et al. Dental Hygiene Students’ attitudes toward ethical dilemmas in practice. J Dent Educ. 2009;7(3):345-57.
Odom JG, Beemsterboer PL, Pate TD, Haden NK. Revisiting the status of dental ethics instruction. J Dent Educ. 2000;64(12):772-4.
Silva RHA, Sales-Peres A, Almeida CT, Sales-Peres SHC. O estudante de Odontologia e a questão dos estágios. Rev ABENO. 2007;7(1):13-9.
Acharya S. The Ethical climate in academic dentistry in India: faculty and student perceptions. J Dent Educ. 2005; 69(6):671-80.
Senna MIB, Guimarães MDC, Pordeus IA. Factors associated with dentists’ willingness to treat HIV/AIDS patients in the National Health System in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Cad Saude Publ. 2005;21(1):217-225.
Barbosa KGN, Dias JN, Cavalcante GMS, Nóbrega LM, Granville-Garcia AF, d’Avila S. Formação e perspectiva do mercado de trabalho sob o olhar de alunos de Odontologia. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2013; 13(1):89-94.
Pyrrho M, Prado MM, Cordón J, Garrafa V. Bioethical analysis of the Brazilian Dentistry Code of Ethics. Cien e Saude Colet. 2009;14(5):1911-8.
Brasil, Conselho Federal de Odontologia (CFO). Código de Ética Odontológica. [acesso em 04 jan 2016]. Disponível em: http://cfo.org.br/wp-content/uploads/ 2009/09/codigo_etica.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).