A experiência de estudantes de Odontologia com dilemas éticos

Autores

  • Lorena Marques da Nóbrega
  • Ítalo de Macedo Bernardino
  • Kevan Guilherme Nóbrega Barbosa
  • Pierre Andrade Pereira de Oliveira
  • Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas
  • Sérgio d' Avila Universidade Estadual da Paraíba http://orcid.org/0000-0002-7836-896X

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.213

Palavras-chave:

Ética Odontológica. Bioética. Estudantes de Odontologia.

Resumo

A universidade é um espaço privilegiado para formação de pessoas e neste processo são evidenciadas questões sociais, humanas e éticas. Na Odontologia estas se estabelecem individualmente entre profissionais e pacientes e, coletivamente, entre a prática profissional e a sociedade. Este estudo do tipo transversal avaliou a experiência de estudantes de Odontologia de uma universidade pública com os dilemas éticos vividos durante sua formação acadêmica. Para tanto foram entrevistados 64 alunos do 4º e 5º ano do curso. Observou-se uma ligeira predominância de alunos do sexo masculino (50,7%), com idade entre 19 e 22 anos. Entre os pesquisados, a maioria afirmou ter tido contato com a teoria da ética profissional durante a graduação. Um quarto dos alunos entrevistados confirmou ter passado por alguma situação eticamente conflitante; todos consideraram importante a discussão de conteúdos que reflitam a bioética no currículo; e grande parte dos alunos que afirmaram ter vivenciado algum conflito ético eram do sexo masculino e cursavam o 5º ano. Foi verificado que os dilemas éticos são percebidos pelos alunos e vivenciados ainda durante sua formação acadêmica.

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Biografia do Autor

Sérgio d' Avila, Universidade Estadual da Paraíba

Departamento de Odontologia

Odontologia em Saúde Coletiva

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Publicado

27-02-2016

Como Citar

Nóbrega, L. M. da, Bernardino, Ítalo de M., Barbosa, K. G. N., Oliveira, P. A. P. de, Lucas, R. S. de C. C., & d’ Avila, S. (2016). A experiência de estudantes de Odontologia com dilemas éticos. Revista Da ABENO, 15(4), 10–18. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.213

Edição

Seção

Artigos